Emília: No começo, Emília era apenas uma boneca de pano, mas depois de tomar as pílulas falantes do Doutor Caramujo, não parou mais de falar. Emília foi feita de uma saia velha de Tia Nastácia. Ela é a "dadeira de idéias" e também tem uma canastrinha, caixinha onde guarda tudo que acha, como caquinho de louça, mosca morta, alfinete...!
Narizinho: Narizinho é Lúcia a neta de Dona Benta e prima de Pedrinho. Ela tem oito anos e mora no Sítio. Narizinho é uma menina gentil, carinhosa e inteligente. A Jabuticabeira e o Ribeirão são seus lugares preferidos. Ela é uma menina criada na roça: sabe subir em árvores e pescar. Sua paixão é a boneca de pano Emília.
Pedrinho: É um menino de dez anos que mora com a mãe na cidade, vai para o Sítio do Picapau Amarelo todas as férias. Ele é corajoso, crítico e esperto. Pedrinho tem personalidade e espírito de líder. Quando ele chega no Sítio, coloca logo suas botinas e pega seu bodoque. Ele gosta de aventuras, como caçar onça e Saci. Pedrinho fica muito triste quando tem que voltar para casa.
Dona Benta: É uma senhora de mais de sessenta anos, é a vovó de Narizinho e Pedrinho. Dona Benta tem uma filha chamada Antonica, que mora na cidade. Ela lê muito e é excelente contadora de histórias. Domina vários idiomas, tem uma grande cultura. Dona Benta é a autoridade do Sítio. Mora no interior e sabe de tudo que acontece no mundo.
Tia Nastácia: Tia Nastácia é uma cozinheira de mão cheia e seus quitutes são famosos por toda a redondeza. Ela cuida dos animais e vive querendo matar o Rabicó, porco de estimação de Narizinho. Tia Nastácia é grande sábia em matéria de cultura popular e acredita numa série de superstições. Ela fez a Emília de uma saia velha.
Visconde de Sabugosa: Visconde é um boneco de sabugo de milho, muito comum no interior. Ele foi feito por Pedrinho, que o deixou dentro da biblioteca o que transformou o Visconde em um sábio, uma enciclopédia ambulante. Visconde é erudito e tem um lado de cientista. É ele quem fabrica o pó de Pirlimpimpim. Quando passa mal, o sabugo vomita leis de Newton, raiz quadrada e coisas desse tipo.
Tio Barnabé: Tio Barnabé é um "preto velho" que sabe de todos os mistérios do mato. É ele quem ensina Pedrinho a pegar o Saci. Tio Barnabé cuida da Vaca Mocha e das galinhas. Ele fuma um cachimbo que Saci adora esconder.
Saci Pererê: O Saci é uma figura popular do nosso folclore. Ele é um negrinho de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e pita um cachimbo. Ele se torna amigo de Pedrinho quando o menino o captura dentro de um redemoinho. Aí então, o Saci mostra a floresta e todos seus habitantes para Pedrinho. O Saci é um moleque que vive atazanando a vida das pessoas: deixa o feijão queimar, dá nó difícil de desamarrar e desaparece com as coisas.
Cuca: A Cuca é um personagem do folclore brasileiro. Ela é uma bruxa que mora numa gruta no Capoeirão dos Tucanos. A Cuca faz Narizinho virar pedra, além de vários outros feitiços. Ela tem um caldeirão no qual prepara poções mágicas. É a principal antagonista da série.
Marquês de Rabicó: Rabicó é um leitão, o animal de estimação de Narizinho. Ele se casa com Emília, por vontade de Narizinho. Rabicó está sempre fuçando o lixo atrás de comida. Guloso e covarde, seu pavor é Tia Nastácia, que está louca para botá-lo na panela. Só que Narizinho não deixa.
Marquês de Rabicó: Rabicó é um leitão, o animal de estimação de Narizinho. Ele se casa com Emília, por vontade de Narizinho. Rabicó está sempre fuçando o lixo atrás de comida. Guloso e covarde, seu pavor é Tia Nastácia, que está louca para botá-lo na panela. Só que Narizinho não deixa.
Quindim: Quindim é um rinoceronte domesticado que fugiu da África. Ele aparece no Sítio e também é "adotado" pela turma. Falante, Quindim se torna o guardião do Sítio, pelo seu tamanho e sua força. Ele sabe muito sobre gramática e outras ciências, guiando as crianças no País da Gramática.
Conselheiro: Burro Falante foi salvo pelas crianças das garras de um tigre no País das Fábulas. Ele é "adotado" pelo pessoal do Sítio. O Burro Falante é educado e sabe falar corretamente, com expressões antigas. Ele fica no quintal com Quindim, lendo e conversando.
Iara: É a Mãe D´Água e protetora do riacho, é muito vaidosa e tem inveja de mulheres bonitas. Possui um canto mágico capaz de enfeitiçar os homens que o ouvem, e possui o passatempo de transformar as pessoas em estátua de pedra.
Pesadelo: Ajudante da Cuca, é um monstro que vive a procura de algo para comer. Tenta sempre agradar a Cuca, mas no final, acaba levando umas bofetadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário