Confira somente aqui os resumos dos capítulos da:
Temporada de 2005 - O Preço de um Verdadeiro Amor
ANO 05 2005
Capítulo 01: Dona Benta e Tia Nastácia estão fazendo os quitutes para a festa no Arraial. Enquanto isso, as crianças correm atrás do Rabicó porque o danado comeu a válvula do rádio. Agora, Emília, Pedrinho e Narizinho querem que ele ‘desengula’ a peça para o Visconde consertar o aparelho. Deu um trabalhão, mas o sabugo ligou o rádio bem na hora em que estava começando o programa da Cléo! A radialista troca cartas com Narizinho há bastante tempo. Uma coisa preocupou a Menina do Nariz Arrebitado: A Cléo não falou nem dois minutos e um silêncio sepulcral invadiu as ondas do rádio. ‘Alguma coisa ruim aconteceu’, afirmou. Ela tinha razão. A pobrezinha não aguentava mais de exaustão e resolveu fugir. Sua Madrasta Marcela, não deixou barato e foi atrás de sua "mina de ouro". Cléo conseguiu um disfarce e foi para Sítio do Picapau Amarelo. No Sítio, todos partiram para o Arraial. O Coronel Teodorico preparou uma grande festa para inaugurar a escola "Coronel Teodorico de Menezes", e aproveitou a ocasião para lançar sua candidatura a prefeito da cidade. Em meio a toda esta confusão, Pedrinho conheceu um menino cheio de fome. Muito gentil, Pedrinho lhe ofereceu alguns quitutes da festa. Quando Elias viu o garoto guardando comida começou a gritar "Pega ladrão", e o menino saiu correndo. No caminho, ele esbarrou com a delicada Cléo, que havia acabado de chegar, foi uma troca de olhares e tanto, será amor à primeira vista?
Capítulo 02: O misterioso menino, tentou devolver a correntinha que Cléo derrubou quando se esbarraram, mas era tarde demais, ela fugiu dali assutada com tanta correria do povo do Arraial. Logo em seguida, chegaram Pedrinho, Narizinho e a Emília, que danada como ela só, logo reconheceu a visitante. Alegria, alegria! Finalmente Cléo conheceu Narizinho, Emília e Pedrinho. A neta de Dona Benta logo perguntou se estava tudo bem, já que foi anunciado o fim do programa na rádio. Ela disfarçou e tentou desconversar, mas não enganou a Emília. Pedrinho e Narizinho seguiram para o arraial empenhados em apresentar Cléo ao maravilhoso mundo do Sítio. Dona Benta ficou encantada com a menina. Preocupada, indagou como ela viajou sem estar acompanhada por um adulto. Cléo teve que mentir e disse que Marcela, sua madrasta, tinha feito uma autorização para ela. Mentira tem perna curta, todo mundo sabe. O misterioso menino correu e foi até o riacho para se hidratar, mal sabia ele que a Mãe D´Água estava de olhos bem abertos pra ele, e já planejava qual seria o destino do menino na próxima vez que se vissem. Ainda mais quando está às vistas dos pequeninos olhos de retrós da Emília. Não demorou para Cléo confessar a fuga e expor sua angústia para as amigas. Viver sob a tutela da malvada Marcela, trabalhando sem parar e ter que aturar sua ‘cara de coruja seca’, definitivamente não dá. Enquanto isso, Pedrinho foi atrás do menino que encontrou na festa do arraial, e o encontrou segurando uma garrafa com o Saci dentro...Coitado! João da Luz reconheceu Pedrinho e resolveu atender ao seu pedido. Destampou a garrafa e libertou o rei das traquinagens. Ficaram amigos. Tudo ia muito bem até Cléo perceber que sua correntinha, com a foto dos seus pais, não estava mais com ela. Então ela lembrou do esbarrão que deu no menino dos doces e está certa que vai encontrar sua medalhinha com ele!
Capítulo 03: Cléo está disposta a recuperar a única lembrança que carrega de seus pais, a medalha com a foto dos dois. De tão aflita, nem esperou pela companhia de Dona Benta, Narizinho e Emília. Pediu uma bicicleta emprestada ao Zé Carijó e se mandou pro arraial. Enquanto isso na mata, Pedrinho e Saci tentam entender o que aconteceu com o João da Luz. De onde veio? Qual a sua história? Ele não abriu a boca até que Pedrinho deu um ultimato: ‘Olha, se a gente vai ser amigo, você vai ter que contar de uma vez a tua história.’ João da Luz então reconheceu que estava fugindo da instituição em que vivia. Ele foi parar lá porque roubou um pão para matar sua fome. Contou ainda que seus pais nunca apareceram para buscá-lo, deixando Pedrinho com muita pena. Quem anda cabisbaixo é o Zequinha. Ele ficou ‘balançadão’ pela Cléo, mas Angico saiu na frente e já foi investindo seu charme na moça. Coronel Teodorico até tentou animar um pouco o rapaz, mas não adiantou muita coisa. Por falar na Cléo, Dona Benta mandou Tio Barnabé trazer a menina de volta para o Sítio. E o Pedrinho teve que escutar uma bronca da Emília porque foi atrás do Saci e nem convidou ela, a Narizinho e a Cléo. Aliás, o menino levou um baita susto quando soube que ela tinha ido dar queixa do menino ruivo que roubou sua correntinha. Iara chama Saci para perguntar se ele conhece o menino dos cabelos de "fogo" que ela viu no riacho. Saci volta à casa do João da Luz, para avisá-lo que a Iara está doidinha atrás dele. Mas, quem está correndo perigo é a Cléo. Marcela, a madrasta, encontrou as cartas que ela recebia de Narizinho e está desconfiada de que foi pra lá que ela fugiu. Será que esta peste vai encontrar a Cléo?
Capítulo 04: Depois de esbarrar em Cléo novamente, João da Luz tenta devolver sua medalhinha, mas a menina acusou o coitado de tê-la roubado e causou a maior confusão! Enquanto isso, a maléfica Marcela não desiste de procurar uma pista. De volta ao Sítio, Cléo se desculpa com a Dona Benta por ter saído sem avisar. Já a Iara está doidinha para saber quem é o garoto que apareceu na beira do riacho, foi até a caverna da Cuca, que tirava uma "sonequinha", e pediu ajuda ao Pesadelo. Dona Benta, ao ver que Tio Barnabé e Zé Carijó estão usando uma única bota em troca de voto, fica tiririca da vida com o compadre Teodorico e resolve ir até o arraial ter uma prosa com ele. Aliás, o homem está fazendo de tudo para ganhar a eleição, pediu até a mão de Dona Joaninha em casamento, só pra ter uma primeira dama durante a campanha! Narizinho deixou Cléo emocionada quando mostrou que tinha guardado todas as suas cartinhas. Da cidade grande, a menina disse que só sentia falta da rádio, e então a Emília teve uma idéia batatal: pediu ao Visconde para montar uma rádio pra eles no arraial, lógico! Tudo estava indo muito bem... Só que a Marcela descobriu o telefone do Sítio!
Capítulo 05: A criançada do Sítio conseguiu o que queria. O coronel Teodorico emprestou o equipamento da velha rádio do arraial para que eles pudessem colocar o programa da Cléo no ar! Só tem um probleminha, o equipamento ficou guardado tanto tempo que não funcionava. Nada que uma ordem da marquesa de rabicó não pudesse resolver... Ela tratou de mandar o Visconde consertar tudo muito bem ‘consertadíssimo’! Enquanto isso, a jararaca da Marcela ligou para o Sítio e conseguiu arrancar da Tia Nastácia a confirmação de que a Cléo estava mesmo por lá... E mais: ainda anotou o endereço do lugar! A Cuca horrorosa, perversa e má acordou furiosa porque Pesadelo comeu tudo o que tinha na caverna. A barriga dela não parava de roncar. Enquanto Pesadelo aguentava o mau humor da bruxa, as crianças comemoravam a notícia dada pelo Visconde: ‘Apesar do estado lastimável do equipamento, minha ciência conseguirá recuperá-lo! Prometo deixá-lo como novo!’. Emília, Narizinho, Pedrinho e Cléo foram correndo contar tudo para a Dona Benta, eufóricos. Mas a alegria durou só o tempo do Tio Barnabé entrar na cozinha e anunciar a chegada de uma moça procurando pela menina Cléo... Marcela chegou ao Sítio com ar de ternura dizendo que estava preocupadíssima com a enteada.
Capítulo 06: A chata da Marcela descobriu onde estava a Cléo e apareceu lá no Sítio se fazendo de boazinha pra Dona Benta e as crianças. Mas Narizinho e Emília já sabem que ela não vale nada e prometeram ajudar a pequena radialista nesta batalha. Marcela chamou Cléo para voltar pra casa. A menina ficou desesperada e disse que nunca mais viverá sob o mesmo teto que ela. Dona Benta, percebendo a gravidade da situação, sugeriu que elas dormissem e conversassem no dia seguinte, com calma. Cléo, decidida, vai fugir. Emília tem, então, uma de suas idéias batatais! Mandou Tia Nastácia fazer um chá de erva cidreira bem forte, daqueles que a pessoa toma e dorme na hora. Já sabem o que pretende a bonequinha, né? Pois então, foi só chegar no quarto com o chá fresquinho e dizer que era da Cléo que a "nojentinha" da Marcela quis beber tudo. Não deu dois minutos e já estava dormindo profundamente. Por falar em dormir... Pesadelo está no maior sufoco porque a Cuca horrorosa acordou faminta e não tem nem uma migalha na caverna pra comer. Só não cozinhou seu assistente porque ele prometeu ir à mata caçar algum bicho. João da Luz quase cai nesta armadilha... A sorte foi que ela não disparou na hora. Só funcionou quando o Pesadelo foi ver o que tinha acontecido e, furioso, pulou de raiva. Acabou no alto, de cabeça pra baixo! A Cléo foi picada por uma cascavel, gritou e depois desmaiou de tanta dor. João da Luz que estava por perto, caçando rãs, correu para socorrê-la. Aflito, leva a ‘patricinha’ para o Sítio. Ele bate na porta até alguém acordar e se manda dali. Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Emília... Todos preocupadíssimos ao saber que a Cléo foi picada por uma cascavel. O Visconde faz um de seus comentários científicos e a Emília tenta entender... ‘Quer dizer que a Cléo... Ela vai morrer?’
Capítulo 07: No Sítio do Picapau Amarelo era só aflição. O Visconde logo explicou que existe um soro contra picada de cobra. Em seguida, Dona Benta disse que o médico já estava a caminho. O Dr. Madeira deu a Cléo o tal soro antiofídico, receitou um pouco de descanso e concluiu dizendo que ela ficaria boa. Dona Benta quis saber o que a jovem radialista estava fazendo na mata tarde da noite e ela contou a verdade, com todas as letras ‘Eu estava fugindo da Marcela’. Cléo ainda contou que estava esgotada de tanto trabalhar e que a Marcela só estava interessada no dinheiro que ela ganhava. Dona Benta achou que a jovem exagerava um pouquinho, mas lhe abraçou com ternura. Pela manhã, Dona Benta conversou com Marcela que, pra variar, se fez de vítima e disse que Cléo nunca aceitou a morte dos pais. Dona Benta está acreditando nesta história e quer fazer o possível para reconciliar as duas. Até mandou a Cléo ir conversar com ela na biblioteca. Marcela deixou a máscara cair e falou com bastante raiva ‘Pega suas coisas chispando, que nós estamos de saída.’ Quem não se agüentava de preocupação era o João da Luz. Fantasiado de cego, apareceu lá no Sítio para ver se estava tudo bem com a ‘patricinha’. Pedrinho reconheceu o amigo, mas não fez nenhum comentário. A Cléo também percebeu e ficou toda derretida com a visita dele. Pelo visto o clima está esquentando! Pedrinho já sacou que o João da Luz está gamadão na Cléo. Pesadelo estaria pendurado em sua armadilha até agora se o Saci não o tirasse de lá. Isso, depois de umas boas gargalhadas, claro! João da Luz foi para a casa dele na árvore e ficou lá alguns minutos, com cara de bobo, pensando na Cléo. É... Este menino está mesmo apaixonado!
Capítulo 08: O assistente da Cuca está preocupado porque se voltar para a caverna de mãos vazias, a "Jacaroa" acaba com ele. João da Luz, desavisado, foi ao riacho pescar algo para matar sua fome e agora está na mira do Pesadelo... e se bobear, da Iara também! Tia Nastácia ficou surpresa ao escutar os gritos vindos da biblioteca e correu para avisar a Dona Benta. A Cléo e a Marcela estavam no maior pega pra capar. A Marcela querendo levar a Cléo embora de qualquer jeito e ela, por sua vez, querendo ficar no Sítio com a galerinha. Dona Benta vendo que a situação estava insustentável pediu a Marcela que deixasse a Cléo no Sítio por uns tempos. Depois de refletir um instante, Marcela maléfica concordou. Mas deixou claro ‘Só até ela completar 15 anos, nem um dia a mais!’. Alegria geral e uma pulga atrás da orelha de Dona Benta... Porque será que a Cléo só pode ficar até o dia do seu aniversário? Pesadelo finalmente levou o menino João para a caverna da Cuca. Ela já estava quase colocando o garoto no caldeirão quando a Iara apareceu reivindicando a posse do bonitinho. De quebra, transformou Pesadelo em pedra. Enquanto as duas brigavam feito loucas, João da Luz se mandou dali e foi direto pro arraial. Lá as crianças estavam na maior festa porque o Visconde conseguiu colocar a rádio para funcionar. Para infelicidade de Zequinha, Angico levou a Cléo para tomar um sorvete. Estava todo animadinho, jogando seu charme em cima dela. Pena que João da Luz viu tudo e agora não quer mais saber dessa menina, a Cléo. Ahhh... O amor!
Capítulo 09: Cléo não quer saber de gente abusada e dá um chega pra lá no Angico. Onde já se viu? Tentar beijar a menina sem antes trocar uma ideia. Oras... Narizinho quis saber se eles estavam namorando, mas Cléo disse que apesar de bonitinho, ele é muito folgado! E como diz a chata da Marcela ‘Ponto para as meninas!’ A Emília contou pra Dona Benta que lá no arraial estava tendo uma festa de noivado do Coronel Fuxico, quer dizer, Teodorico com a Dona Joaninha. Ela ficou decepcionadíssima e tem certeza que ele só está fazendo isso por causa da campanha eleitoral. Tia Nastácia fez um bolo delicioso de mandioca que sumiu enquanto esfriava na janela. Ninguém sabe, mas foi o Pedrinho que pegou o bolo, juntou umas frutas e levou para João da Luz na casa da árvore. Ele tratou de contar as novidades sobre a Cléo, só que o amigo não quis nem saber. Nem adiantou Pedrinho dizer que ela e o Angico não são namorados, ele não acreditou. Na mata, o Saci dá risada da Iara toda descabelada e estropiada. A sereia conta que tudo isso aconteceu por causa do menino ruivo que pretende transformar em estátua para enfeitar seu jardim de algas. Em seguida, o Saci encontra Pedrinho e João da Luz na mata e conta que a Cuca mais a Iara estão doidinhas atrás dele. Pedrinho, surpreso, diz que ele não é seguro ele ficar ali. Mesmo sendo tentado a ir para o Sítio, João prefere ficar onde está. Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde e Cléo estão a todo vapor nos preparativos para a inauguração da rádio no arraial. João da Luz acompanha tudo de longe enquanto solta pipa. Quando ouve a voz de Cléo inaugurando a Rádio deixa a pipa escapar de sua mão. A pipa foi parar em cima de um telhado com a linha enrolada num fio elétrico. João da Luz tomou um tremendo choque tentando pegá-la! Neste momento, falta luz no arraial e a rádio sai do ar. O menino, coitado, ficou desacordado no meio da rua.
Capítulo 10: Depois de levar um baita choque tentando desenroscar sua pipa do fio elétrico, João da Luz deu no pé. Isso porque a Cléo, preocupada com ele, foi buscar ajuda com o pessoal do Arraial. O Coronel Teodorico aproveitou para fazer campanha e disse que quando for eleito proibirá as crianças de soltarem pipa no arraial. João da Luz, cansado de correr, parou na beira do riacho para matar a sede. Quando colocou a mão dentro d’água, outro susto! Ele estava elétrico. Lógico que a Iara acordou furiosa e, de novo, descabelada. A Mãe D’Água bem que tentou transformar o menino em pedra, mas ele conseguiu escapar dando um choque nela, fugiu e entrou sem querer na caverna da Cuca, justo pra toca da "jacaroa"! A Marcela está longe do Sítio, mas não está morta e continua tramando para ficar com a fortuna da Cléo. Usou seu talento de atriz e fez um teatrinho para o Dr. Saraiva, advogado do pai da Cléo, dizendo que precisava da herança para cuidar melhor da enteada, é mole? Ainda bem que o Dr. Saraiva é um homem de bem e garantiu a Marcela que ela nunca colocará as mãos na herança da Cléo! E por falar na Cléo, ela ficou tão preocupada com João da Luz que dormiu rezando. Ele viu tudo pela bola de cristal da Cuca e ficou maravilhado. O problema foi que ele pegou no sono ali mesmo e a Cuca voltou assim que amanheceu. Acho bom ele acordar antes que a cobra dê o bote, quer dizer, a "Jacaroa"!
Capítulo 11: A chata da Marcela ficou furiosa quando o Dr. Saraiva foi decisivo e disse que a herança da Cléo ele só entrega a ela no dia em que fizer 15 anos. Foi isso que ele prometeu ao pai dela e ninguém o fará descumprir a promessa. A Cuca ficou empolgadíssima ao ver o João da Luz ali em sua caverna. Foi só o tempo de olhar em volta e ver a bagunça que ele fez... Um grito ensurdecedor saiu da garganta da "jacaroa" e acordou João. Depois de travar uma batalha daquelas, foi pego pelo pescoço. A sorte foi que, de novo, ele foi chocante! Assim que a Cuca horrorosa segurou o garoto tomou um choque e desmaiou. Claro que João da Luz se mandou. Pedrinho foi à caverna da Cuca com o Saci procurar o amigo, mas não o encontrou. Depois o pererê assuntou a Iara pra ver se o menino estava por lá e descobriu que ela também está atrás dele, doida pra pegar o garoto. A Cléo despistou Narizinho e Emília e foi correndo procurar o João da Luz. Ela estava preocupadíssima com a saúde dele e foi nessa que ela descobriu a casa da árvore. Pedrinho acabou encontrando a Cléo no esconderijo do João mexendo nas coisas dele. O neto de Dona Benta disfarçou e disse que a casa da árvore era dele. A Cléo não acreditou muito, mas o Pedrinho garantiu que era verdade, pra quê... João da Luz chegou bem na hora querendo saber o que a ‘patricinha’ estava fazendo ali!
Capítulo 12: Cléo disse que Pedrinho não tinha contado nada sobre ele e que ela só descobriu a casa porque a escada estava pendurada. João da Luz acreditou nela, mas foi meio grosso e tratou de dispensá-la rapidamente. Pedrinho avisou ao amigo que ele tinha passado dos limites, mas prometeu convencer a Cléo de não contar nada a ninguém sobre a casa da árvore. A Cuca está cortando um dobrado com o Pesadelo. A marretada para fazê-lo voltar ao normal só serviu para transformá-lo num monte de pedras. Agora ela está tentando juntar os caquinhos e recuperar o estrupício, mas a bruxa não tem talento nenhum e acabou montando o coitado todo errado. Emília e Narizinho pegaram Pedrinho e Cléo no maior papo. Os dois falavam sobre João da Luz e tiveram que inventar uma desculpa bem esfarrapada pras meninas. Dona Benta passou o maior sabão neles, mas tudo terminou em festa quando a Emília contou que a luz já tinha voltado lá no arraial. A garotada se apressou e colocou a rádio pra funcionar, foi um sucesso danado! O Coronel Teodorico está tentando tirar proveito da situação dizendo que a idéia que ele teve de recuperar a rádio foi excelente. Dona Benta já informou o compadre que se ele não parar de fazer sua campanha dando presentinhos e prometendo o que não pode cumprir, não terá o voto dela. Angico convidou Cléo pra bater um papo e o João da Luz viu os dois juntos de novo! A Cléo percebeu a presença do João e foi correndo falar com ele. Ela quer saber de quem afinal de contas ele está se escondendo!
Capítulo 13: Cléo perguntou para João da Luz porque ele se esconde tanto, de quem ele foge. Totalmente na defensiva, desconversou e não respondeu. Os dois acabaram discutindo e o João aproveitou para escapar assim que ouviu Emília e Narizinho chamando por Cléo. A bonequinha de pano ficou desconfiada, aliás, desconfiadíssima com a desculpa dada pela amiga. Coronel Teodorico combinou de ir visitar a comadre no dia seguinte para conversar sobre os métodos utilizados na campanha. Angico e Zequinha também se ofereceram pra ir, só por causa da Cléo! Falando nisso, o Zequinha está cabreirão porque o irmão pediu ajuda para conquistar a radialista. A Emília está gostando tanto desta história de rádio que perguntou pra Cléo se ela pode ter um programa também, pra falar das coisas que ela tem na cabeça: as pessoas, o mundo... A Cléo adorou a idéia! Dona Benta também teve uma ótima idéia e disse a Cléo que fará a matrícula dela na escola do arraial o mais rápido possível, já que ela ficará no Sítio por uns tempos. A noite cai e seu silêncio carrega os pensamentos de João da Luz e Cléo. Um não sai da cabeça do outro! Dona Benta coloca as crianças para dormir. Na calada da noite a Cuca aparece no quarto de Pedrinho para capturá-lo. Assustado ele gritou e foi rapidamente acudido por todos da casa. A Cuca, furiosa, fugiu sem que Dona Benta pudesse vê-la. Enquanto isso, longe dali, Marcela invadiu o escritório do Dr. Saraiva para roubar a tal jóia que pertence a Cléo. Ela descobriu sem querer o cofre escondido atrás da pintura do advogado. Fez algumas tentativas e conseguiu abri-lo. Dentro do cofre uma chave de um banco suíço onde, provavelmente, está guardada a herança da Cléo. A megera da Marcela ficou radiante com sua conquista. Peste!
Capítulo 14: Marcela está animadíssima porque conseguiu a chave do banco suíço onde está a herança de Cléo. Ela ficou tão empolgada com a descoberta que nem reparou no seu estojinho de pó caído perto do cofre e saiu do escritório do Dr. Saraiva crente que não deixava nenhuma pista do crime. O coronel Teodorico chegou no Sítio carregado de presentes e contou com a ajuda de Zequinha e Zé Carijó para levar os embrulhos para dentro da casa. Angico que também estava com o avô foi correndo ao encontro da Cléo. Tentou puxar uma conversa sobre música e depois subiu na árvore para pegar uma carambola. Tomou um baita tombo! Quem achou a maior graça foi João da Luz que estava por perto porque queria entregar pra Cléo uma flor e pedir desculpas por sua grosseria. As crianças estavam maravilhadas com os presentes do coronel Teodorico. Emília se zangou porque ganhou um boné com a estampa do candidato, mas Pedrinho ficou muito feliz com o carrinho de controle remoto e a Narizinho, então... Ela ganhou uma linda boneca chamada Patty Pop! A marquesa de Rabicó era só ciúmes. Dona Benta falou para o compadre que não aceitaria os presentes porque ele tinha segundas intenções e que ele podia levar tudo embora, inclusive a televisão. Emília, radiante porque a ‘Pata Choca’ ia embora, foi a primeira a devolver o presente que recebeu. Pedrinho devolveu o carrinho muito a contra-gosto, mas Narizinho pediu a Dona Benta para ficar com a boneca, afinal ela tinha gostado tanto dela! Enquanto isso, na cidade, Dr. Saraiva descobriu que Marcela roubou a chave do cofre onde está a jóia da Cléo, mas o que ele não sabe é que ela já está prestes a embarcar pra lá!
Capítulo 15: Marcela descobriu que esqueceu seu estojinho de pó no escritório do Dr. Saraiva e percebeu que pode estar na maior fria. O advogado, e amigo do pai da Cléo foi ao apartamento da sonsa da Marcela, mas o porteiro anunciou que ela havia viajado e pra Suíça! A Narizinho tanto fez que conseguiu ficar com a boneca Patty Pop. Emília estava desconsolada e até chorou achando que Narizinho ia esquecê-la no canto até ela embolorar de vez! A Cléo foi conversar com ela e conseguiu levantar um pouquinho o astral da marquesa. João da Luz, que estava tentando se desculpar com a Cléo, resolveu arriscar e entrou no quarto de Pedrinho. Ele deu uma desculpa de que estava com fome e o amigo foi até a cozinha buscar uns quitutes da Tia Nastácia pra ele. Enquanto Pedrinho fazia a trouxinha do João da Luz, ele tentava falar com a Cléo. Pena que ela ficou tão preocupada com o risco que ele estava correndo ali no Sítio que nem deixou ele falar. Mandou-o embora antes que alguém chegasse. João da Luz se mandou, mas antes deixou em cima da cama da Cléo a flor que levou pra ela. Tia Nastácia insistiu para as crianças irem lanchar. Narizinho foi correndo pra cozinha seguida da amiga radialista. Emília esperou ficar sozinha com a tal Patty Pop para se aproximar dela e experimentá-la. A marquesa de Rabicó puxou tanto a cordinha para escutar a voz da ‘Pata Choca’ que ela arrebentou.
Capítulo 16: Emília parece que ganhou alma nova depois que arrebentou a cordinha da Patty Pop. Enquanto isso, Cléo pede a Tia Nastácia um vaso para colocar a flor que ganhou de João da Luz. Ganhou e adorou, diga-se de passagem. Dona Benta ficou impressionada com a beleza da flor e perguntou a Cléo onde ela havia pegado. Meio sem graça, ela disfarçou e disse que Pedrinho sabia onde era. Aliás, os dois deram um jeito de escapulir da cozinha e ir atrás do João da Luz. Na verdade, Cléo quis ir sozinha e mandou Pedrinho voltar para o Sítio. Narizinho ficou muito chateada quando viu que sua boneca não podia falar e logo sacou que a cordinha arrebentada só podia ser coisa da Emília. Claro que a marquesa de Rabicó negou, mas Narizinho estava certa do contrário. Determinada a consertar a Patty Pop, ela foi até o Visconde ver se isso era possível. O sabugo de milho mais sabido do universo garantiu que em algumas horas a boneca estaria falando de novo! Emília se rasgou de ciúme. O coronel Teodorico disse para o Elias da venda que ele vai concorrer a prefeitura do arraial com ele. João da Luz ficou surpreso quando viu que Cléo tinha ido até sua casa na árvore agradecer a flor. Rolou um climinha entre eles que acabou com uma discussão. Ela saiu dali uma fera e acabou encontrando com a fera de verdade! A Cuca pegou a menina e levou para sua caverna feliz da vida porque ia matar sua fome de criança. João da Luz ouviu os gritos da radialista e foi atrás para salvá-la. Agora estão os dois lá na caverna da "jacora", que perigo! No Sítio, Visconde desmontou a Patty Pop para consertá-la e mostrou para Narizinho a caixinha da fala, onde eles têm que colocar a cordinha. Emília que escutava tudo aproveitou que os dois foram buscar a chave de fenda para sumir com a tal peça. Ô bonequinha danada!
Capítulo 17: Emília concluiu que jogar o dispositivo falante da Patty Pop no lixo foi uma idéia batatal e ficou satisfeitíssima! Por falar em batata a do João da Luz está assando. Ele foi cheio de coragem salvar a Cléo das garras da Cuca e agora está prestes a virar comida de "jacaroa". Se não fosse a Cléo retribuir o favor e ir buscar ajuda, com o Pedrinho e o Saci, esta hora ele já estaria na barriga da bruxa! O coronel fez o convite para o Elias ser seu concorrente nas eleições do arraial. Depois de pensar bastante, o dono da venda resolveu ficar fora desta enrascada. Isso porque, segundo ele, gastaria muito dinheiro na campanha pra nada. O coronel Teodorico quase teve um treco e para ter um adversário político até ofereceu financiar a campanha dele. Narizinho e Visconde descobriram que a Emília havia jogado fora o dispositivo falante da Patty Pop. Rabicó foi fuçar o lixo e acabou engolindo a tal peça. Começou a falar igualzinho a boneca da Narizinho. Foi preciso o Quindim dar uma chifrada no porquinho para ele desengolir o aparelhinho. A alegria da Narizinho durou só o tempo do Visconde anunciar que não dava mais para consertar o mecanismo de fala da Patty Pop. Claro que ela ficou sem falar com a Emília um bom tempo, magoada. Foi preciso a Cléo aconselhar a marquesa a pedir desculpas para a amiga. Narizinho ficou felicíssima em ver que a Emília estava arrependida e perdoou sua estripulia. Mas, quem teve uma idéia batatal desta vez foi a própria Narizinho que falou para Emília ‘Já sei como fazer para a Patty Pop falar de novo. Vamos dar pra ela a pílula falante do Dr. Caramujo!
Capítulo 18: Emília ficou intrigada com a idéia de Narizinho – Dar a pílula falante do doutor Caramujo para a Pata Choca? – Não lhe parecia uma boa idéia. Enquanto isso na mata, a Cuca estava furiosa e faminta, tanto que resolveu comer as orelhas de burro do estrupício do Pesadelo. Bem feito para a "jacaroa"... Passou mal a noite toda de dor de barriga e não deixou ninguém dormir, João da Luz que o diga! Por falar em João da Luz, ele está envergonhadíssimo por ter chamado a Cléo de ‘patricinha’ e ter sido tão estúpido com ela. Tudo isso porque Pedrinho conversou seriamente com ele e explicou que a Cléo também não tem pai, nem mãe e apareceu no Sítio fugindo da madrasta que é má, feito o coisa ruim. Agora João quer arrumar um jeito de se desculpar com ela. Será que ele vai conseguir? Visconde, Cléo, Narizinho, Patty Pop e a emburrada da Emília foram até o riacho da Iara pedir pra ela chamar o doutor Caramujo. Quando ele apareceu, Narizinho tratou de explicar que queria dar uma pílula falante para a Patty, igualzinho ele fez com a Emília. Prestativo, procurou em sua valise e encontrou uma única pílula. Foi suficiente! Patty Pop está falando mais que uma matraca. Narizinho e Cléo ficaram empolgadíssimas, já a Emília... Bem longe dali, na Suíça, Marcela vai ao banco retirar a herança da Cléo com a chave que roubou do escritório do doutor Saraiva. Foi toda cheia de si até o local indicado na chave, mas quando abriu o cofre... Surpresa! Dr. Saraiva passou por lá e deixou apenas seu estojinho de pó-de-arroz que ela havia deixado cair em seu escritório.
Capítulo 19: Marcela está tiririca porque a única preciosidade que ela encontrou dentro do cofre foi o seu estojinho de pó-de-arroz. Prevendo que a madrasta interesseira estava de olho na herança da enteada, Dr. Saraiva fez o certo. Antecipou-se a maldade dela e pegou a jóia para entregar nas mãos de Cléo. Enquanto isso, no Sítio, todos estão encantados com a desenvoltura da Patty Pop... Menos a Emília, lógico! Esta está emburrada pelos cantos, se mordendo de tanto ciúme. Ainda culpou o Visconde por tudo o que estava passando! Pedrinho teve uma conversa muito séria com o João da Luz sobre a Cléo e como as palavras que ele disse pra ela a ofenderam. João se sentiu culpado, mas garante que não sabia que a história deles se parecia. João ainda pediu para Pedrinho avisar que está esperando por ela no riacho para se desculpar. Quem não quer saber de perdoar é a Cuca. Ela está soltando pum à beça por causa do chá de folhas que Pesadelo preparou. O Saci, que deu a receita para o estrupício, está se divertindo horrores! A "jacaroa" ficou tão possessa com tudo isso que demitiu Pesadelo do cargo de assistente de bruxa. A Iara viu o João da Luz esperando a Cléo na beira do seu riacho e está prestes a transformá-lo em estátua de pedra para enfeitar seu jardim de algas. Tomara que a Cléo chegue logo, antes que seja tarde demais!
Capítulo 20: A Cléo decidiu falar com o João da Luz, mas pelo visto isso vai demorar um pouquinho. A Iara cantou e hipnotizou o bonitinho para transformá-lo em pedra e enfeitar seu jardim de algas. E não é que ele caiu no canto da sereia? No arraial, Elias tentou desistir da candidatura e foi repreendido pelo coronel Teodorico que garantiu que já mandou imprimir todo o material da campanha e que a foto dele em breve estará estampada em toda cidade. De repente a Patty Pop se meteu na conversa deles e causou espanto no coronel. Emília sempre emburrada disse lá seus desaforos para o coronel. Claro que ele simpatizou com a educada Patty e ainda fez pouco da Emília dizendo que a nova boneca da Narizinho era importada de Taiwan, muito melhor que ela. Dona Benta comprou o que tinha que comprar para dar um novo visual nas roupas da neta e tratou de voltar para o Sítio. Pedrinho e Cléo foram encontrar o João na beira do riacho e chegaram a tempo de ver o amigo entrando na água, encantado... Nada puderam fazer. Então, pediram ajuda ao Saci e juntos conseguiram bolar um plano para salvá-lo da sereia. Cléo se preparou para entrar na água enquanto o Saci distraía a sereia com umas bugigangas de beleza. Chegando ao fundo do riacho encontrou João da Luz petrificado bem no meio do jardim de algas da Iara. Ela ficou tão sentida que revelou seus sentimentos para a estátua e em seguida beijou João em forma de pedra. Neste instante ele virou gente de novo e ficou surpreso com o beijo que recebeu.
Capítulo 21: Ainda sensibilizada em ver João da Luz em forma de pedra, Cléo, num impulso de seu coração, beija João que imediatamente volta a ser gente. Um retorno um tanto o quanto confuso para o menino ‘bicho do mato’ que ainda sente o encanto do beijo, mas que a Cléo nega ter acontecido. O Saci teve o maior trabalhão para distrair a Iara enquanto os dois saíam do riacho, mas felizmente tudo correu bem! Quer dizer... A mãe d’água ficou um pouco aborrecida ao ver que sua estátua de pedra tinha desaparecido. Enquanto isso lá no arraial, coronel Teodorico quer por que quer saber se a Dona Benta vai votar nele ou não, afinal agora ele tem um adversário político! A sábia comadre do coronel foi categórica: ‘Ainda é cedo para decidir. Antes preciso saber o que cada um pretende fazer pelo arraial’. De volta ao Sítio com as crianças, Dona Benta tratou de entregar as compras para a Tia Nastácia refazer os vestidos da Narizinho com a Patty Pop. E falando da menina do nariz arrebitado, Ela foi atrás da Emília que estava brincando de comer jabuticaba no pé e pediu para participar também. Claro que a boneca de pano ficou toda prosa com a decisão da amiga. Na casa da árvore rolou o maior clima entre a Cléo e o João da Luz. Isso porque o Saci garantiu que ouviu a Iara dizer que tinha transformado o menino em pedra e olha que pra desfazer o encanto da sereia, só mesmo outro encanto e ainda mais forte! João da Luz sacou tudo. O Saci teve que deixar o pessoal para acudir o Pesadelo que não parava de se lamuriar porque a Cuca horrorosa o demitiu. Fez o Saci ir até a caverna da jacaroa interceder por ele, mas de nada adiantou. Patty Pop não pára de dar palpites na roupa de Narizinho e está pondo Tia Nastácia maluca com tanto detalhe na costura. Emília só fazia desdenhar dos modelitos e a Cléo... Ah! Essa estava no mundo da lua pensando em João da Luz. Só que ela pensou alto demais e acabou pronunciando o nome dele. Agora Emília, Narizinho, Patty Pop e Tia Nastácia querem saber quem é este tal de João da Luz.
Capítulo 22: Cléo ficou na maior saia justa porque pronunciou o nome do João da Luz em voz alta enquanto pensava nele. Agora Emília, Narizinho, Tia Nastácia e Patty Pop querem saber quem é esse tal de João da Luz. Ela inventou uma mentirinha e disse que era um amigo invisível que ela criou quando era bem pequenininha. E mudou de assunto. Enquanto isso o Saci tentava consolar Pesadelo, arrasado por ter certeza que a Cuca não quer mais saber dele. E quando o estrupício anunciou que ia voltar para a árvore e morar lá, o Saci, apavorado com a possibilidade dele descobrir o João da Luz, fez-se de amigo e convidou-o para morar com ele no bambual. O coitado do Pesadelo não se agüentava de tanta alegria! A Cuca está passando o maior aperto com uma coceira nas costas que ela mesma não consegue alcançar. Resolveu esfregar seu dorso de "jacaroa" na parede da caverna e quase pôs a caverna a baixo. Que situação! Narizinho, orgulhosa no novo vestido, desfila para Dona Benta que disse ter achado bonito, mas impróprio para brincar no Sítio. Emília que estava se roendo de ciúmes traduziu a opinião do Visconde dizendo ‘O vestido é horrorosíssimo! Tenebrosíssimo! Horripilante!’. Patty Pop puxou Narizinho da sala e disse que ninguém ali entende do mundo fashion. A boneca de pano disse para Dona Benta e Tia Nastácia que também quer umas roupas novas para ela ficar mais bonita que a Pata Choca. Tia Nastácia concordou em fazer assim que terminar as roupas da Narizinho, com os retalhos que sobrarem. Emília ficou tiririca. Retalhos! Ela tratou de ir com o Visconde até o riacho pedir para a Iara chamar a Dona Aranha. E trocou segredinhos com ela. No dia seguinte a Iara chamou o Saci para entender como é que a estátua do bonitinho tinha desaparecido se só o beijo de um amor verdadeiro é capaz de quebrar o feitiço dela? Claro que o Saci foi correndo contar para João da Luz esta fantástica descoberta. Agora o menino está nas nuvens.
Capítulo 23: João da Luz está em êxtase por causa da novidade que o Saci contou. O feitiço da Iara só pode ser quebrado por um beijo de amor. Ele tentou disfarçar e disse que a Cléo nunca foi com a cara dele e que isso só pode ser armação daquela sereia. O Saci convidou o Pedrinho e o João para pegar jaca, mas só Pedrinho quis ir. João disse que estava sem fome e ficou por lá mesmo, sonhando com a Cléo. Pena que o Saci nem aproveitou direito sua jaca porque o Pesadelo apareceu bem na hora em que ele ia começar a saborear a fruta. O estrupício pensou que era presente do seu ‘amigão’ e devorou a jaca em dois tempos! Dona Benta está preocupadíssima com a maquiagem super fashion que a Patty Pop fez na Narizinho logo pela manhã. Ela pediu licença para boneca teve uma longa conversa com a neta explicando que tudo tem sua hora e que a hora dela se maquiar como uma mocinha chegará mais rápido do que ela imagina. Agora é hora de aproveitar a infância que também passa rápido e não volta mais. A Emília ficou toda satisfeita com o trato que fez com a Dona Aranha e voltou para o Sítio felicíssima. Como bem disse Dona Benta, o tempo passa rápido e já é noite. João da Luz foi até o Sítio tirar essa história de beijo a limpo com a Cléo. Zé Carijó viu umas sombras e achou que era assombração. Medroso como ele só saiu correndo e foi se esconder lá na casa do Tio Barnabé! João esperou o apagar das luzes e começou a assoviar chamando pela Cléo. Ela ficou surpresa e depois de despistar a Emília e o próprio Tio Barnabé que saiu para verificar a tal assombração, ficou frente a frente com João da Luz. E ele foi direto ao assunto: ‘Foi você que quebrou o feitiço da Iara quando ela me transformou em pedra não foi? Com um beijo... Você me beijou ou não beijou Cléo?
Capítulo 24: Cléo ficou em estado de choque com a pergunta de João, mas negou até o fim que o havia beijado. Ele ficou um pouco decepcionado e sem acreditar de fato que o beijo fosse invenção da cabeça dele. Ele foi embora e ela foi deitar, mas só pensava no que João disse e ficou cheia de dúvidas: ‘Será que estou mesmo gostando deste cara?’. A noite passou e o dia chegou. Emília saiu toda animada com o Visconde e foi buscar a encomenda que fez a Dona Aranha. Cléo pediu autorização pra Dona Benta e se mandou pro arraial. Queria ver logo a tal surpresa que o Angico preparou pra ela. Já o João, esse acordou assustado com um barulho vindo de fora. Preocupado, ficou na defensiva e foi ver o que era. Para a surpresa dele era uma linda cachorrinha necessitada de cuidados por conta de uma enorme farpa na patinha. João ficou encantado e tratou de cuidar da nova amiga com todo carinho. Fez um curativo pra veterinário nenhum botar defeito! Só que Pedrinho, que foi levar comida pro amigo, percebeu uma identificação na coleira da cadelinha e agora João vai ter que devolvê-la para o dono. Quem está sofrendo horrores é a Marcela que, sem a joia e sem dinheiro para voltar para o Brasil de avião, teve que arrumar um emprego de copeira num navio. Quem te viu, quem te vê! João da Luz e a cachorrinha estavam indo pro arraial quando a Cléo passou por eles a toda, sem percebê-los ali. A cadelinha na mesma hora saltou do colo do João e foi ao encontro da bicicleta. Cléo, para não atropelar a bichinha, freou bruscamente. João apareceu e chamou pela cadelinha que voltou correndo para os seus braços. Cléo e João ficaram ali, sem acreditar que se encontravam mais uma vez.
Capítulo 25: Cléo ficou encantada com o carinho e o cuidado que João tem com a cachorrinha. Tanto que ajudou a devolver a bichinha para o dono lá no arraial. Enquanto ela consolava João que estava sentido em ter que devolver sua nova amiga, Angico apareceu perguntando se ela tinha esquecido do encontro deles. Cléo fingiu que não conhecia João, se despediu e foi para a rádio. No Sítio estava rolando um tremando desfile de moda. Narizinho vestia todos os modelitos novos que a Tia Nastácia fez e desfilava para a apreciação de Dona Benta e mais tarde, também do Visconde. A maioria desagradou o público que julgou o figurino impróprio para as atividades no Sítio, como subir em árvores e correr pelo capoeirão. Mas a grande surpresa veio da marquesa de Rabicó. Ela, que não gosta de ficar pra trás em nada, desfilou exibindo seus novos vestidos, todos confeccionados pela Dona Aranha. Foi a vez da Patty Pop morrer de inveja. Emília estava deslumbrante! Enquanto isso, na rádio, Cléo ouve a fita que Angico levou dizendo que a música foi composta por ele e pra ela. A radialista ficou super emocionada com a sensibilidade dele, disse que o achava um bobão e pediu que ele tocasse a música ao vivo pra ela. Encostado na parede, Angico disse que é tímido e que poderia fazer outras canções pra ela. Nossa, a Cléo adorou o romantismo dele. Marcela consegue enfim chegar em casa que, aliás, está uma bagunça. Depois de tomar um banho, falar mal e esbravejar contra o Dr. Saraiva repara no jornal que está no chão. Ela fica surpresa com a notícia que lê: ‘Jóia rara chega à cidade e ficará exposta!’. Marcela fica visivelmente abalada e dá a entender que vai morder a isca deixada pelo Dr. Saraiva.
Capítulo 26: A exposição está a todo vapor e Marcela mais do que decidida a ir conferir tudo de pertinho. Pelo visto o plano do Dr. Saraiva está dando certo. Por falar em Dr. Saraiva, Dona Benta está lendo o jornal que traz a notícia da exposição da joia e uma foto dele. Cléo reconhece a fotografia do ‘Tio Saraiva’ e olha, admirada, para a joia que ele está expondo! Patty Pop está de olho no vestido novo da Emília, mas é avisada pela Narizinho, que sai logo em seguida, para não mexer nele. Cléo mostra para os netos de Dona Benta a música que o Angico fez e eles adoram. Ela decide então tocar na próxima transmissão da Rádio Picapau! De repente, eles escutam a maior confusão do lado de fora. É a Emília brigando feio com a Patty Pop porque ela está desfilando por aí com o vestido que a Dona Aranha fez. Dona Benta deu uma bronca na Patty Pop porque ninguém pode pegar nada do outro sem pedir antes. E também puxou a orelha da Emília por ser tão intolerante. Narizinho resolve dar um basta na briga e coloca as duas de castigo. Depois de um tempo trancadas, sozinhas, sem nada para fazer, até que as bonequinhas se entenderam. A Cuca está uma fera e, depois de espancar o Pesadelo até o coitado desmaiar, roubou a carapuça do Saci e o levou para ser seu ajudante lá na caverna. Elias está levando a ferro e fogo esse negócio de campanha eleitoral. O coronel Teodorico que se cuide! Pedrinho leva comida para João da Luz e avisa que a Cléo vai colocar a rádio no ar lá no arraial. João da Luz se anima e vai conferir. Mas sai de lá decepcionado ao saber que a música que a Cléo tocou era a que Angico havia feito pra ela. Marcela espera todo mundo sair da galeria de arte para pegar a tão desejada joia. O alarme tocou e ela saiu correndo, por pouco não consegue escapar. Dr. Saraiva acompanhava tudo de longe, satisfeito por ela ter mordido a isca direitinho!
Capítulo 27: Marcela enfim conseguiu colocar as mãos na joia da Cléo e fugiu em disparada. O carro da segurança ainda foi atrás dela, mas não conseguiu alcançá-la. Insuportável como ela só, ficou feliz da vida e marcou em seu placar ‘Ponto para as meninas!’. No arraial, Angico curte o sucesso que está fazendo às custas do irmão. Todo mundo se amarrou na música que a Cléo tocou, até a Tia Nastácia. Quando ele disse que tinha feito a canção com sentimento, a Patty Pop sacou logo que o neto do coronel estava gamadão pela Cléo. O coronel Teodorico conhece bem os netos que tem e achou muito esquisita esta história do Angico estar tocando violão e cantando assim, de uma hora pra outra. Depois que Tia Nastácia e Dona Benta foram pra cozinha, a garotada do Sítio danou a fazer perguntas pra Cléo sobre essa história dela e do Angico. Ela garantiu que eles não têm nada e que ela nunca namorou ninguém. A campanha do Elias para prefeito está a todo vapor! Faz discurso em praça pública, promete artigos da venda, caso seja eleito, ataca o adversário dizendo que só ele cumpre o que promete. O coronel Teodorico observa tudo e lembrá-lo que a candidatura dele é só de fachada, em vão. Elias tomou gosto pela política e agora quer ganhar as eleições. Por essa o coronel não esperava! João da Luz criou coragem e foi ao Sítio dizer para a Cléo que ele está gostando dela, mas quando chegou lá escutou ela falar pro Pedrinho que não tem a menor chance deles ficarem juntos. João não sabia que eles estavam falando de Angico e ficou com o olho cheio de lágrima. Ele que tinha ido até lá para se declarar acabou pedindo para ela nunca mais procurar ele. Claro que ela não entendeu nada, né? Marcela está quase se rasgando toda de tanta raiva. Ela levou a joia para ser avaliada e descobriu que não passava de uma bela imitação que valia, no máximo, cem reais. Enquanto isso o Dr. Saraiva, de posse da verdadeira joia, decide ir atrás da Cléo no Sítio do Picapau Amarelo.
Capítulo 28: Cléo é só lágrimas depois do que João lhe disse. Ela ficou tão triste que se trancou no quarto e disse pra todo mundo que estava com dor de cabeça. Tia Nastácia fez até um chazinho pra ver se a menina melhorava. Valeu a intenção, mas o que alegrou mesmo a pequena radialista foi o telefonema do tio Saraiva. Ele disse que estava com saudades e que precisava conversar sobre a herança que o pai dela deixou. Ela estava radiante em saber que no dia seguinte o tio Saraiva chegaria ao Sítio. O Saci deixou a lebre escapar com pena da bichinha e resolveu pedir ajuda ao João da Luz para recuperar sua carapuça e deixar de ser escravo da "jacaroa" de uma vez por todas! Enquanto isso, no arraial, o coronel prometeu guerra ao Elias por causa dessa história dele fazer campanha de verdade. Cecéu está fazendo de tudo pra arranjar um namorado. Inventou que tinha ladrão na pensão pra perguntar ao delegado se ele não ia pedir a mão dela pra Dona Joaninha. O Dr. Madeira também apareceu por ali e na confusão não deu tempo dele responder. João da Luz voltou ao Sítio. A Cléo ficou toda esperançosa, mas ele queria era falar com o Pedrinho e pedir ajuda para pegar de volta a carapuça do Saci. Falando em ‘pegar de volta’, a Marcela não desistiu de se apropriar da joia da Cléo e armou um plano para impedir que o Dr. Saraiva se encontre com a megerinha. O pior é que ela está contando com a ajuda da Gláucia, secretária dele. Quando o Dr. Saraiva sai do elevador ela dá uma cassetada na cabeça dele que cai desmaiado.
Capítulo 29: Marcela é capaz de tudo pra ficar com a herança da Cléo, mas ela já está passando dos limites! Ela chegou ao ponto de dar uma cassetada no advogado e seqüestrá-lo. Coitado do Dr. Saraiva... Confiava tanto em sua secretária e foi justamente ela quem ajudou a Marcela neste plano sórdido. ‘É melhor a gente não se ver mais’, a Cléo não pára de pensar nesta frase do João da Luz e só anda cabisbaixa, pelos cantos. Emília, Narizinho e Patty Pop já perceberam que alguma coisa está errada com a amiga da cidade. Quando interrogada sobre o motivo da tristeza, Cléo disse que não era nada e tratou de ir pra cozinha ajudar Tia Nastácia a preparar o almoço pro Dr. Saraiva. Pedrinho e João da Luz foram até a caverna da Cuca ajudar o Saci a recuperar sua carapuça. Depois que o Pererê atraiu a "jacaroa" pra fora da toca, os dois pegaram a caixa e recuperaram a carapuça, mas pra isso tiveram que enfrentar perigosos escorpiões! Tudo ia muito bem até encontrarem com a dita cuja na entrada da caverna. Ela ficou uma fera ao ver os remelentos por ali. Na confusão Pesadelo pega a carapuça, mas no fim das contas o Saci consegue pegar das mãos dele e os três se mandam dali no redemoinho. Emília é mesmo uma boneca danada! Não que a marquesa pegou as perucas da Pata Choca e jogou, uma a uma, dentro do poço. Narizinho logo desconfiou que isso era coisa dela, mas a espevitada da Emília garantiu que não sabia de nada. Ao ver a tristeza em que ficou Patty Pop sem suas perucas, Narizinho prometeu procurar por elas no dia seguinte, assim que acordassem. Enquanto isso na capital, o Dr. Saraiva está amarrado em uma cama e muito impressionado com a sordidez da Marcela. Ele disse que vai denunciá-la e ela não está nem aí, quer saber onde foi parar a joia da megerinha. Claro que o Dr. Saraiva não dá uma só palavra sobre o assunto, mas a Marcela descobriu que ele estava indo para o Sítio no dia seguinte.
Capítulo 30: Marcela descobriu que o Dr. Saraiva tinha marcado um almoço no Sítio e ficou toda feliz. Pedrinho foi todo animado contar para a Cléo a aventura que ele e o João da Luz viveram para recuperar a carapuça do Saci. Só que ela nem quis saber de ouvir o nome dele e deixou o neto da Dona Benta intrigado. Falando na assombração, o Saci levou um monte de frutas para o João na casa da árvore e percebeu que ele estava triste. Tanto fez que o bicho-do-mato confessou que estava assim por causa da Cléo. No Sítio está uma confusão daquelas! Todo mundo procurando as perucas da Patty Pop. Emília ficou na maior saia justa porque o Zé Carijó foi pegar água no poço para a Tia Nastácia e quando puxou o balde ele estava cheio de perucas da Patty. A marquesa voltou pro castigo e não deu dois segundos e elas já estavam se estranhando e brigando outra vez. Emília rasgou a última peruca da Pata Choca que ficou metade careca, é mole? Elias está mandando brasa na sua campanha e promete até merenda de graça para as crianças. Dona Joaninha, que foi atrás da Cecéu, escutou todo o discurso e contou pro coronel que planeja dar uma lição no seu concorrente. Pesadelo vaga pela mata sem pouso certo e na hora que resolve descansar, senta num formigueiro. Para se livrar delas mergulha seu traseiro no riacho da Iara que não gosta nadinha o que vê. Na conversa Pesadelo convence a aceitá-lo como seu ajudante e a Mãe D’água resolve fazer um teste. Enquanto isso, no País das Fábulas, Thumbelina e o Pequeno Polegar se escondem da Dona Carochinha. Polegar decide mandar sua amada para o Sítio do Picapau Amarelo enquanto ele enfrenta o mau humor da Dona Carochinha. O Rouxinol se prepara para levá-la ao Sítio e os dois se despedem apaixonadamente! No Sítio, Cléo fica felicíssima ao ver um carro se aproximando. Mas a alegria durou só o tempo da porta abrir e quem aparece? Marcela.
Capítulo 31: Cléo esperava o Tio Saraiva, mas quem apareceu para o almoço foi a Marcela. Todos ficaram surpresos quando ela desceu do carro, mas ela disse que o Dr. Saraiva teve que viajar às pressas e por isso pediu que fizesse a gentileza de representá-la. A galerinha do Sítio ficou super desconfiada, e não é pra menos! O advogado está todo amarrado e, ainda assim, conseguiu alcançar o telefone e discar para o Sítio para alertar a Cléo. Tia Nastácia atendeu ao telefone, mas Dr. Saraiva não conseguiu se comunicar por causa da mordaça e ela pensou que fosse trote. Emília e Patty Pop estão de ovo virado. A marquesa está revoltada porque, com a presença da Mortadela no Sítio, Tia Nastácia não vai terminar seu cabelo novo. E a Patty Pop está impaciente, ansiosa pra colocar novamente uma de suas perucas! Marcela chamou Cléo pra conversar e contou que o Dr. Saraiva ia mesmo tratar da herança que seu falecido marido deixou para a filha, e mentiu dizendo que não era grande coisa. Cléo ficou curiosa e Marcela, sempre se fazendo de boazinha, disse que para ela não ter que deixar o Sítio poderia cuidar de tudo junto com o advogado. Cléo ficou desconfiada, mas já que o advogado era o Tio Saraiva, ela concordou. Marcela estava morrendo de fome e comeu tudo o que podia na hora do almoço, depois deitou na rede e dormiu feito uma pedra. Por fala em fome e comida, João da Luz foi até o arraial disfarçado de caipira se oferecer para limpar a venda do Elias. Em troca ganharia mantimentos para a sua família, que é grande e também vota. Enquanto fazia a faxina, escutou Angico e Zequinha conversando sobre a Cléo e a nova música que fizeram pra ela. Ele achou que estava meio fedorento e teve a brilhante idéia de passar um pouco dos perfumes da Mãe D’água e ainda quebrou um espelhinho de mão... Deixa só ela descobrir! A noite chegou no Sítio e Marcela, fingindo ternura, vai dormir no quarto com as meninas. Assim que a Cléo dorme, e também Narizinho e as bonequinhas, ela vai até o colchão onde dorme a enteada e dá um ‘perfuminho’ pra ela cheirar. A coitadinha apagou na hora! A Marcela colocou a menina no carro para levá-la ao encontro do Dr. Saraiva.
Capítulo 32: Marcela está feliz da vida por levar a Cléo embora do Sítio. Ela planeja trocar a megerinha pela informação do esconderijo da jóia. Só que o Saci, que estava fazendo traquinagem pelo Sítio, viu a hora em que ela saiu com a menina Cléo. Emília também percebeu que a Mortadela tinha raptado a Cléo porque escutou um barulho estranho e percebeu que nem uma, nem outra estavam no quarto. Imediatamente a bonequinha de pano alertou Narizinho e Pedrinho do acontecido. Os três saíram para ver se descobriam algo e vêem o carro de Marcela indo embora. O Saci avisou que a moça da cidade estava levando a Cléo embora. Já que à pé eles não conseguiriam alcançar o carro nunquinha, pegaram uma carona no redemoinho do Saci. Dona Benta acordou por causa da barulheira. E também Tia Nastácia que logo verificou que as crianças não estavam em suas camas, apenas a Patty Pop. Dona Benta acordou a bonequinha, mas ela não sabia onde Narizinho e os outros tinham ido. Com tanta preocupação Dona Benta voltou a sentir umas palpitações no coração. O Saci fez aparecer um redemoinho bem na frente do carro da Marcela. Assustada, ela freou e foi ver o que era. Quando descobriu que se tratava de um redemoinho já era tarde demais, foi atropelada por ele e ficou comendo poeira! Enquanto isso a criançada resgatou a Cléo que estava acordando aos poucos. Como voltar para o Sítio era muito perigoso, Pedrinho decidiu que o melhor lugar para esconder a Cléo era na casa da árvore, junto com o João da Luz. Pegaram mais uma carona com o Saci e acordaram João para pedir abrigo pra Cléo. Emília lembra do menino dos doces, ele fica brava, pois todos já sabem seu esconderijo Cléo e João ficaram constrangidos com a situação. Quanto mais esses dois tentam ficar separados, mais o destino os coloca pertinho um do outro! Marcela voltou para o Sítio fingindo preocupação com a Cléo. Pedrinho, Narizinho e Emília também chegaram prometendo explicar tudo pra Dona Benta, mas quem está de orelha em pé esperando notícias da enteada é a chata da Marcela.
Capítulo 33: As crianças não se apertaram e contaram que a Cléo fugiu deles também. Preocupada, Dona Benta achou melhor chamar a polícia e Marcela quase teve um troço! Disse que a Cléo era uma menina famosa e que não seria bom que os jornais noticiassem seu desaparecimento. Entrou no carro e voltou para a cidade com medo que a megerinha encontrasse a múmia decrépita e acabasse com seus planos. Enquanto isso na casa da árvore rola o maior clima entre Cléo e João da Luz, mas ele se lembra da conversa dela com Pedrinho e volta a ser frio e defensivo com ela. Ele arruma o colchão para a Cléo dormir e procura se ajeitar ao pé da árvore. A menina custa a pegar no sono, também com tanta agitação... João que não pregou o olho, incomodado com a presença da ‘patricinha’. Voltou decidido para a casa a fim de esclarecer a história dela com o playboyzinho, mas quando chegou lá cima viu a Cléo dormindo feito um anjo e não teve coragem de acordá-la. No dia seguinte preparou um café da manhã pra ela com as coisas que conseguiu na venda do Elias e se mandou de lá deixando a Cléo sozinha. Na cidade, Dr. Saraiva consegue chegar perto da janela para tentar pedir ajuda. A Marcela chega de repente dando o maior susto no advogado. Ele se desequilibra e cai pela janela!] Marcela o leva para o hospital irritada com o que aconteceu, mas não quer que ele morra antes de saber qual o esconderijo da joia. Mas, pelo que o médico disse, as notícias não são muito boas. Cléo ouve um grito fez com que o menino fosse rapidamente ao encontro dela para ver se estava tudo bem. O grito não era dela e sim da Iara que descobriu o espelho que Pesadelo quebrou e ficou furiosa. Pesadelo negou até o fim que tivesse culpa no cartório, mas a Iara não acreditou e prendeu o estrupício em uma concha para ele aprender a ter cuidado com as coisas. Cléo está cansada deste jeito arredio de João da Luz e quer saber de uma vez por todas o que aconteceu para ela ser tratada desta maneira. Encostou João na parede e perguntou ‘Afinal, o que foi que eu te fiz, João da Luz?’
Capítulo 34: Cléo não agüenta mais ser mal tratada por João da Luz e decidiu saber qual o motivo de tanta rispidez. Depois de um tempo João soltou o verbo e disse num tom bem irônico, que eles eram de planetas diferentes, um de Marte outro de Júpiter e que não tinha a menor chance deles se entenderem. Cléo não entendeu nada, apenas que era acusada de pensar tudo aquilo. Quando a conversa esquentava ainda mais foram interrompidos por Pedrinho, Emília e Narizinho que avisavam que a Mortadela já tinha se mandado e que ela poderia voltar pro Sítio. Falando na cascavel... Ela está preocupadíssima com o estado de saúde do velho Saraiva, afinal de contas ele não pode morrer antes de revelar o esconderijo da joia. O médico informou que o caso dele é bastante grave e não se sabe ao certo quais as chances reais de recuperação. O Saci foi até o riacho falar com a Iara e ficou sabendo que o Pesadelo está aprontando uma atrás da outra. A Mãe D’água mostrou o espelho quebrado e o Saci garantiu que ela terá pela frente 7 anos de azar. De fato ela teve uma tremenda falta de sorte porque a Cuca observava tudo da caverna e tratou de fazer um feitiço para poluir a toca da sereia e deixá-la furiosa ao extremo. Sobrou mesmo foi para o estrupício. A Iara tirou seu novo ajudante do castigo e mandou ele despoluir o ambiente. Quando ela acabou o serviço a Cuca lançou outro feitiço... Pobre Pesadelo! Enquanto as crianças planejavam se esconder no pomar para arranjar uma desculpa pra avó, Patty Pop os avistou e, por mais que todos fizessem sinal de silêncio, soou alarme: Dona Benta,vem ver quem chegou! Cléo teve que explicar tudinho, tim-tim por tim-tim deixando Dona Benta mais alarmada que antes. ‘Por que ela faria uma coisa dessas?’ Emília recebeu uma carta do Pequeno Polegar e contou a novidade para Pedrinho, Narizinho, Visconde, Patty Pop e Cléo: a Thumbelina está viajando para o Sítio nas asas de um rouxinol! Na manhã seguinte Emília estava agitadíssima aguardando a chegada da Tambelina. Cléo estava encantada, pois, pela primeira vez, ela conheceria uma fadinha de verdade. Coisas que só acontecem no Sítio do Picapau Amarelo! Infelizmente a alegria dá lugar a tristeza e preocupação quando Dona Benta, munida do jornal do dia, conta para Cléo sobre o acidente do Tio Saraiva.
Capítulo 35: Cléo ficou muito impressionada com a notícia que leu no jornal. Tia Nastácia deu um copo de água com açúcar pra ela se acalmar e as crianças tratavam de confortá-la. Preocupada em perder o Tio Saraiva, Cléo decidiu voltar para a cidade e ver o que realmente tinha acontecido com ele. Dona Benta concordou e resolveu acompanhar a jovem radialista. Pedrinho foi correndo contar para o João da Luz o que tinha acontecido com a Cléo e como ela estava sofrendo por causa do Tio Saraiva. João ficou sensibilizado e preocupado com a Cléo. Pegou sua fantasia de matuto e foi ver se alcançava a menina antes do ônibus partir. A Cléo se afastou um pouquinho de Dona Benta para falar com ele, que deu a maior força pra ela. Disse ainda para ela não demorar porque ele ia sentir muita saudade. A menina foi às nuvens e retribuiu a declaração com carinho. Trocam mais duas palavras e são interrompidos por Angico que entrega a fita com a última composição e implica com o caipira que fala com a Cléo, sem saber que ela e o caipira são mais do que amigos. Enquanto isso, no riacho da Iara, Pesadelo está trabalhando feito um louco para deixar as jóias da sereia tinindo! A Cuca que observava tudo no seu caldeirão lançou outro feitiço e deixou o estrupício todo enrolado nas jóias da Iara. Quando ela viu a cena ficou tão furiosa que seu grito fez cair um pedaço do teto em sua cabeça fazendo ela desmaiar na mesma hora. As crianças esperavam, aflitas, a chegada da Thumbelina, namorada do Pequeno Polegar. Enfim avistaram o Rouxinol, mas a pequena fadinha se desequilibrou e caiu dentro da chaminé da cozinha. Tia Nastácia tomou o maior susto ao ver aquela coisinha dentro da sua panela! Cléo e Dona Benta chegaram ao hospital onde Dr. Saraiva está internado e quando foram ao balcão de informações saber notícias deram de cara com Marcela!
Capítulo 36: Marcela diz a Cléo que está muito preocupada com Saraiva. A menina fica furiosa ao ver a madrasta e a acusa de tê-la levado do Sítio à força. Dona Benta quer saber se é verdade. João tenta descobrir notícias de Cléo com Pedrinho. Thumbelina delira de febre e Emília diz que ela está no Sítio porque estava fugindo de Dona Carochinha. Marcela nega as acusações de Cléo, que garante que ainda vai provar a culpa dela. João entra no Sítio sorrateiramente. Zé Carijó acha que ele é uma assombração, fica apavorado e vai chamar Tia Barnabé. Cléo chora e pede ao tio Saraiva que fique bom logo. Thumbelina começa a melhorar. Cléo diz a Marcela que não vai voltar para o Sítio para ficar com Saraiva. Dona Benta diz a Cléo que todos no Sítio vão sentir a falta dela. Zé Carijó e Tio Barnabé falam para Tia Nastácia que acham que tem alguém estranho no Sítio. Tia Nastácia manda que as meninas tranquem as portas e as janelas. Dona Benta vai até a casa de Antonica e a ouve discutindo com Nestor. Os dois ficam sem graça ao verem Dona Benta. João confessa para Pedrinho que gosta de Cléo, mas sabe que eles não têm chance porque ouviu quando ela disse que eles eram de mundos diferentes. João fica radiante quando Pedrinho fala que acha que Cléo também gosta dele. Marcela diz a Cléo que ela vai ter que voltar a trabalhar.
Capítulo 37: Cléo fala para Marcela que se recusa a trabalhar para ela. Furiosa, Marcela diz a Cléo que proibiu visitas a Saraiva e a tranca no quarto. Cléo fica desesperada. Dona Benta pergunta a Antonica por que ela e Nestor estavam brigando. Antonica conta que Nestor anda nervoso porque perdeu o emprego e diz que estão começando a ter problemas financeiros. João sonha que está se declarando para Cléo e que ela corresponde ao que ele sente. Cléo tenta usar o telefone para pedir socorro, mas Marcela corta a linha. Cléo consegue forçar a fechadura com uma chave de fenda e abrir a porta. Marcela se dá conta de que Cléo fugiu e se desespera. Thumbelina acorda bem, para encanto de Emília, Narizinho e Patty Pop. Pesadelo quebra o último colar de Iara e consegue se soltar. Iara acorda do desmaio e fica furiosa ao ver suas jóias destruídas. Cuca faz um feitiço para que o chão da toca de Iara fique escorregadio. Iara e Pesadelo escorregam, caem e desmaiam. Cuca morre de rir. Thumbelina conta que está sendo perseguida por Dona Carochinha, que não quer que ela e o Pequeno Polegar se casem. Teodorico escreve uma carta de amor para Joaninha, copiando a letra de Elias. Joaninha dita o texto da carta. Dona Benta diz a Nestor que pode ficar com Pedrinho por uns tempos, se eles precisarem. Nestor garante a Dona Benta que vai conseguir um emprego. Emília decide ir até o Reino das Fábulas ajudar o Polegada, como ela gosta de chamá-lo, a fugir de Dona Carochinha. Cléo vai até a casa de Antonica encontrar Dona Benta.
Capítulo 38: Cléo fala para Dona Benta que Marcela quer obrigá-la a trabalhar e pede para voltar para o Sítio com ela. Dona Benta adora a idéia. Cléo teme que Marcela tente fazer algo contra Saraiva, mas Dona Benta garante que ele estará a salvo no hospital. Emília diz ao Visconde que ele irá com ela ao Reino das Fábulas. Marcela vai até o hospital procurar Cléo e dá de cara com Dona Benta. Cuca se aborrece com Iara e Pesadelo desmaiados e faz com que caranguejos os mordam, para acordá-los. Iara demite Pesadelo. Dona Benta diz a Marcela que acha melhor que Cléo vá para o Sítio. Marcela concorda e fica satisfeita por ter paz para encontrar a joia. Pedrinho conta para João que Cléo vai voltar e ele decide tomar um banho no rio, apesar do perigo de Iara transformá-lo em estátua. Iara vê João e se prepara para atacá-lo, mas Saci o salva. Teodorico manda uma carta de amor falsa para Tia Nastácia, fingindo que é Elias. Narizinho lê a carta e acha graça. Tia Nastácia fica furiosa e vai tomar satisfações com Elias. Joaninha faz o mesmo. Patty Pop pede para ir para o Reino das Fábulas com Emília e Visconde. João espera pelo ônibus de Cléo. Tetéia joga charme para ele. Angico afirma para Zequinha que Tetéia vai ajudar a tirar João de seu caminho. João vê o ônibus chegando e sai correndo. Tetéia sai atrás e distrai João, que não vê Cléo sair do ônibus. Mas, ela vê João ao lado de Tetéia e pergunta quem é a menina. Angico fala para Cléo que João e Tetéia estão namorando. João vê Angico abraçando Cléo.
Capítulo 39: João não gosta de ver Cléo com Angico. Emília fala para Patty Pop que ela não pode ir para o Reino das Fábulas. Patty Pop abraça Emília depois que ela joga o pó de pirlimpimpim e é levada junto. João percebe que Angico está mentindo para Cléo e briga com ele. Cléo fica com raiva de João e o manda embora. Emília, Visconde e Patty Pop chegam ao Reino das Fábulas. Visconde diz que eles precisam encontrar o Pequeno Polegar e a Bota de Sete Léguas, pois não têm pó de pirlimpimpim suficiente para tirar três pessoas dali. Teodorico mostra que a letra das cartas que foram escritas para Tia Nastácia e Joaninha é igual à letra da caderneta de Elias. O dono da venda lembra que sua caderneta estava sumida e desconfia que Teodorico tenha aprontado algo. O coronel afirma para o povo que Elias é um mentiroso e ele não consegue provar o contrário. Dona Benta percebe que Teodorico está sendo desonesto e desaprova. Cléo cuida do machucado de Angico. João diz a Saci que fez papel de bobo por causa de Cléo e que ela gosta mesmo é de Angico. Emília ouve a voz do Pequeno Polegar e tenta encontrá-lo. Cléo sugere a Angico que ele faça um show no Arraial. Angico fica apavorado. Emília, Patty Pop e Visconde vêem o Pequeno Polegar sendo capturado pela Dona Carochinha. Pesadelo decide morar embaixo da cama de Zé Carijó. Dona Benta conta para Tia Nastácia que Nestor está desempregado, mas avisa que Pedrinho não pode saber. Emília diz a Visconde que vai distrair Dona Carochinha para que ele e Patty Pop libertem o Pequeno Polegar. Cléo vê João com Tetéia.
Capítulo 40: Cléo vai embora chorando, sem que João a veja. João diz a Tetéia que ele gosta mesmo é de Cléo. Tetéia fala para João que a radialista gosta de Angico e afirma que ele deveria gostar de quem gosta dele. João fica confuso. Emília provoca Dona Carochinha, que sai correndo atrás dela. Visconde e Patty Pop conseguem soltar Pequeno Polegar. Emília joga inseticida na Dona Carochinha, que fica tonta, e mesmo assim, captura Patty Pop. João pergunta a Cléo se ela está namorando Angico. Ela, com raiva de João, diz que sim e deixando-o arrasado. Dona Carochinha coloca Patty Pop presa numa teia de aranha. Emília pensa em deixar Patty Pop para trás, mas não tem coragem. Thumbelina garante a Cléo que João não gosta de Tetéia. Cléo fica surpresa. Visconde espreme a seiva grudenta de uma planta em cima de uma folha de bananeira. Dona Benta não acredita quando Narizinho diz que Emília, Visconde e Patty Pop estão no Reino das Fábulas. Emília provoca Dona Carochinha e faz com que ela fique presa na folha de bananeira. Visconde solta Patty Pop e calça as Botas de Sete Léguas do Pequeno Polegar. Dona Benta tenta ligar para Antonica e se preocupa ao saber que o telefone dela foi desligado. Pesadelo rouba o jantar de Zé Carijó, que pensa que tem uma assombração em sua casa e pede para dormir na casa de Tio Barnabé. João começa a se sentir mal e acha que está com febre. Visconde, Emília e Patty Pop chegam ao Sítio. Thumbelina e Pequeno Polegar se abraçam. Nestor e Antonica aparecem no Sítio. O Saci avisa a Cléo que João está muito doente.
Capítulo 41: Cléo percebe que a febre de João está muito alta e diz que eles vão ter que levá-lo até a cidade. O menino não quer ir, pois teme que o mandem de volta para uma instituição. Cléo cuida dele ali mesmo. Pedrinho fica radiante ao ver que Nestor e Antonica estão no Sítio. Cléo vê que João está melhor e vai embora. João percebe que Cléo foi embora para se encontrar com Angico. Elias garante ao delegado que alguém escreveu as cartas de amor imitando sua letra. Gláucia fala que o estado de Saraiva não melhorou nem piorou e Marcela se irrita, pois quer que o advogado acorde logo. Saraiva começa a se mexer, mas as duas não percebem. Nestor explica para Dona Benta que não arrumou emprego e pede que ela deixe que Pedrinho fique no Sítio durante o ano todo. Pesadelo rouba novamente a comida de Zé Carijó. Cuca vê em seu caldeirão que Pesadelo está se dando bem e não gosta. Zé Carijó, ao perceber que sua comida sumiu, fala para as crianças que há uma assombração no Sítio. Zequinha tenta ensinar Angico a tocar violão. Cléo aproveita que ele está com o violão e pede para tocar alguma coisa. João observa os dois de longe. Cléo percebe que João está vendo e é simpática com Angico para deixá-lo com ciúmes. Emília acha que foi Rabicó quem roubou a comida de Zé Carijó. Nestor e Antonica contam para Pedrinho que ele vai ter que morar com Dona Benta aquele ano.
Capítulo 42: Pedrinho diz que não quer passar o ano no Sítio. Nestor e Antonica ficam atônitos. Dona Benta explica para Pedrinho que Nestor está sem dinheiro para pagar sua escola, mas não quer que ele pare de estudar. Nestor se sente mal por precisar se separar de Pedrinho e Antonica o consola. Angico explica para Cléo que só quer tocar na frente dela quando for a hora do show, para fazer uma surpresa. Rabicó garante a Emília que não roubou a comida de Zé Carijó. Pesadelo descobre que estão jogando a culpa de suas más ações em Rabicó e fica radiante. Gláucia vê Saraiva abrir os olhos, mas quando ela fala com o advogado, ele finge dormir. Emília tem a idéia de preparar uma armadilha para pegar quem está roubando a comida de Zé Carijó. Pedrinho diz que não se importa de ficar no Sítio. Nestor e Antonica se despedem de Pedrinho. João pede que Elias o deixe trabalhar em troca de comida. Elias concorda. O delegado vê João na venda de Elias e descobre que ele é o menino que roubou os doces no dia da inauguração da escola. João tenta fugir, mas o delegado o alcança. Gláucia fala para Marcela que Saraiva abriu os olhos. Marcela belisca Saraiva, que não se mexe. O Pequeno Polegar pede Thumbelina em casamento. Visconde espalha armadilhas pelo Sítio. Cuca multiplica as armadilhas para que Pesadelo seja preso mais rápido. Emília vê Pesadelo preso em várias das armadilhas. Cléo vê o delegado com João e se preocupa.
Capítulo 43: Cléo pergunta ao delegado o que ele vai fazer com João. Ele explica que, se os pais de João não aparecerem, ele será mandado para o Juizado de Menores e depois para uma instituição. Cléo e João ficam apavorados. Pesadelo confessa que estava roubando a comida e conta que a Cuca o demitiu. O delegado explica para Cléo que vinha procurando João há tempos. Angico diz ao delegado que João lhe deu um soco e afirma que Cléo foi testemunha. Pesadelo conta que Cuca o maltratava e pede às crianças que o deixem ficar no Sítio. Thumbelina aceita o pedido de Pequeno Polegar, que avisa que terão que achar um lugar para morar. Cléo afirma para o delegado que João não é um bandido e sim filho de um juiz muito importante. Visconde propõe uma votação para decidir se Pesadelo deve ou não ficar no Sítio. O delegado, com medo, solta João. Cléo fala para Angico que está ansiosa para ver o show dele. O resultado da votação é a favor da permanência de Pesadelo no Sítio. João agradece a Cléo pelo que fez e ela fica emocionada, mas finge indiferença. Pesadelo adora quando Pedrinho sugere que ele more dentro do poço. Cuca vê que Pesadelo conseguiu abrigo no Sítio e fica furiosa. Thumbelina mostra para Narizinho que possui um anel mágico capaz de transformar Rabicó num príncipe. Rabicó coloca o anel e vira um lindo príncipe!
Capítulo 44: O príncipe Rabicó olha em volta sem entender nada. Dona Benta acha que ele é um menino que está visitando o Sítio. Emília fala para Dona Benta que o nome dele é Ramiro e Narizinho diz que ele é um amigo de Cléo. Emília e Patty Pop ficam chocadas ao verem que Rabicó ainda gosta de rolar na lama, mesmo depois de ter virado príncipe. João, Pedrinho e Saci jogam futebol e, sem querer, a bola vai parar dentro do caldeirão de Cuca, espirrando o líquido nos olhos dela! João entra na caverna e pega a bola, mas Cuca jura se vingar. Visconde obriga Rabicó a tomar um banho. Patty Pop descobre que quem casa com um príncipe vira princesa e planeja se casar com o novo príncipe. Rabicó ameaça fuçar o lixo, mas Narizinho o impede. Emília conta para Visconde que está pensando em se separar de Rabicó e se casar com ele de novo para virar princesa. João e Pedrinho estão no riacho com o segurança Pererê. João diz a Pedrinho que gostaria de estudar com ele, mas explica que não pode arriscar ser descoberto. Iara aparece e diz que quando Saci bobear, o bonitinho volta a ser estátua. O delegado confisca a carta de Tia Nastácia para investigar se ela é mesmo falsa. Teodorico avisa Joaninha que eles precisam dar um jeito de destruir aquela carta. Narizinho pede que Pedrinho deixe Rabicó dormir em seu quarto e ele concorda. Saraiva começa a se mexer. Marcela e Gláucia reviram o escritório de Saraiva atrás da joia. Emília joga charme para Rabicó e o convida para passear. Rabicó explica para Emília que já foi convidado por Patty Pop.
Capítulo 45: Emília fica indignada ao saber que Patty Pop chamou Rabicó para passear e afirma que ele prefere ir com ela. Rabicó larga Emília e Patty Pop discutindo e vai comer minhocas. Emília e Patty Pop vêem e morrem de nojo. Marcela se irrita, pois não consegue encontrar a joia. Tia Nastácia tira as medidas de Thumbelina para fazer seu vestido de noiva. Dona Benta diz a Pedrinho que está muito feliz porque ele vai passar o ano inteiro no Sítio. Pedrinho pergunta a Dona Benta se um menino sem pai nem mãe poderia estudar numa escola. Dona Benta explica que ele teria que ter alguém que fosse responsável por ele, mas estranha que Pedrinho esteja perguntando aquilo. Cléo pensa em João e fica triste. Tetéia diz a João que não consegue parar de pensar nele. João se esquiva de Tetéia, que decide descobrir tudo sobre ele. Cléo pede que uma enfermeira coloque o telefone no ouvido de Saraiva e diz que o ama. Saraiva chora e lembra de quando Cléo era uma menininha. Marcela se dá conta de que Saraiva consegue ouvir e avisa que vai acabar com Cléo se ele não acordar e lhe disser onde está a joia. Emília e Patty Pop disputam as atenções de Rabicó, que continua fazendo porcarias. Cuca vê o anel no dedo de Rabicó e se interessa. Joaninha manda que Cecéu saia com o delegado e pegue a carta de Tia Nastácia. Cecéu consegue roubar a carta. Cuca ordena que Pesadelo capture Rabicó e o leve para sua caverna. Emília e Patty Pop perguntam ao mesmo tempo se Rabicó quer casar com elas.
Capítulo 46: O príncipe Rabicó engasga com o pedido de casamento das duas bonecas, Patty Pop e Emília, que discutem e puxam o príncipe. Ele sai correndo atrás de um prato de legumes e não decide quem será a sua noiva. Dona Benta fica assustada ao vê-lo abocanhar uma cenoura. Emília e Patty pedem que Tia Nastácia faça um vestido de noiva para elas. Polegar pergunta por Thumbelina. Pesadelo faz uma trilha de frutas para atrair Rabicó para a caverna da Cuca. Zequinha tenta convencer Angico a contar a verdade para Cléo, porque ele não tem a menor condição de entrar no show. Narizinho tenta esconder Thumbelina, mas Polegar a vê com o vestido de noiva. Carochinha voa em direção ao Sítio. Visconde tenta acalmar Polegar, que teme a maldição. João se aproxima sorrateiramente do coreto, onde Angico e Zequinha conversam. Angico garante que vai enganar Cléo e João se afasta quando a jovem se aproxima. Joaninha coloca o vestido amarelado com o qual pretende se casar, dá de cara com Teodorico e teme ter azar. Pesadelo tenta jogar Rabicó no poço, mas acaba caindo lá dentro. Elias desanima ao saber que a carta falsa foi perdida. Angico avisa ao irmão que no show vai dublá-lo; Zequinha ficará escondido atrás da cortina. João ouve tudo. Marcela, Gláucia e o médico entram no quarto e constatam que Saraiva acordou.
Capítulo 47: Saraiva não reconhece ninguém e o médico diz que ele está desmemoriado por causa do coma. João conta para Saci que Angico e Zequinha pretendem enganar Cléo. Marcela diz a Gláucia que quer a sua jóia imediatamente. Teodorico estranha ao saber que é Angico que vai fazer o show e não Zequinha, o músico da família. Tia Nastácia faz vestidos de noiva para as bonecas e para Thumbelina. Cléo pede que ela faça a cortina vermelha para o show, mas precisa convencer as noivas a adiarem o casamento. Zé Carijó desmaia ao dar de cara com a Cuca que ameaça Pesadelo se ele não conseguir capturar Rabicó. Zé Carijó novamente desmaia ao ver o Saci, que procura Pedrinho para falar sobre a trapaça do show. Emília traça um plano para desmascarar Angico. Teodorico discursa convidando todos para o show, enquanto Elias anuncia que vai distribuir pipocas durante o evento, cada qual de um lado, berrando mais alto em seus megafones. Pedrinho convence João a ir ao show. Cléo sobe no palco e apresenta Angico. Ele mexe a boca, enquanto Zequinha toca e canta atrás da cortina. Emília corta a corda que prende a cortina. A cortina cai. Zequinha não pára de cantar. Angico sabe que foi desmascarado. João morre de rir. Cléo pergunta aos irmãos se eles sempre a enganaram.
Capítulo 48: Angico confessa que Zequinha sempre foi o artista. Elias atiça o público contra os netos de Teodorico e o povo começa a vaiar. Cléo se surpreende quando Zequinha garante que é o culpado pela farsa. Teodorico teme perder a eleição e culpa o neto. Cléo se impressiona ao saber que as músicas são de Zequinha, mas continua brava. Angico tenta falar com Cléo, mas ela não dá menor bola. João olha para Cléo, que sente o olhar, mas embarca na caminhonete para voltar ao Sítio. Tetéia faz charme para João e Cléo, que vê de longe, não gosta. João briga com Saci por ele ter sido fofoqueiro. Dona Benta estranha os modos de Rabicó. Tetéia pergunta a Cecéu se ela conseguiu as informações sobre João. João encontra Cléo na beira do rio, que despeja a sua raiva em cima dele. Dona Benta resolve ir à cidade visitar a filha. O médico garante a Marcela que Saraiva perdeu completamente a memória e avisa que ele já pode ir para casa. Pedrinho desconfia da viagem súbita da avó. Dona Benta garante a Cléo que vai saber notícias de Saraiva. Todos se engajam nos preparativos para o casamento de Thumbelina e Polegar. Emília e Patty Pop se vestem de noivas e ficam injuriadas ao descobrir que os vestidos são iguais. Marcela leva Saraiva para a sua casa e insiste em saber onde está a jóia. Pedrinho comenta com João que Rabicó ainda não decidiu com quem vai casar. Saci confessa que morre de medo de noiva. João se disfarça de padre e vai ao casamento. Dona Carochinha se veste de gente e se hospeda na pensão de Dona Joaninha. Uma forte ventania sacode o Arraial. Polegar é carregado pelo vento na hora do sim. Thumbelina se desespera
Capítulo 49: Dona Carochinha se irrita com Joaninha. Polegar é levado com grande velocidade pela ventania. Todos procuram por Polegar no Sítio. O vento pára de supetão. Narizinho consola Thumbelina. Saraiva chora amedrontado com o interrogatório de Marcela. Ela mostra uma foto de Cléo, mas ele não a reconhece. Marcela avisa que vai deixá-lo sem comida até saber onde está a jóia. Tia Nastácia dá uma bronca em Rabicó, que só pensa em comer. Pesadelo captura Rabicó e o leva para a caverna da Cuca. João puxa conversa com Cléo, mas ela vai para o outro lado. Emília e Patty Pop procuram por Rabicó. Cuca tira o anel da mão do príncipe que volta a ser leitão. Antonica diz a Dona Benta que não acredita que Nestor possa voltar para casa. Emília acha que o vento foi bruxaria. Polegar se recupera do desmaio na mão de Dona Carochinha, que o tranca em uma gaiola. Elias e Teodorico se lamentam porque seus cartazes foram destruídos pelo vento. Madalena e Joaninha ajudam os candidatos a pregar novos cartazes. Os dois casais competem para ver quem prega mais cartazes. . O delegado manda arrancarem tudo, porque agiram contra a lei e sujaram a cidade. Saci e João descobrem que Cuca aprisionou Rabicó. Carochinha manda uma carta falsa para Thumbelina pedindo que ela se encontre com Polegar em frente à igreja do Arraial. Nestor volta para casa, para felicidade de Antonica e alívio de Dona Benta. Thumbelina lê a carta e fica muito feliz. Deixa um bilhete para Narizinho e voa para o Arraial. Marcela se surpreende quando Dona Benta chega à sua casa. Emília e Patty Pop se preocupam com o desaparecimento do noivo. Saraiva come tudo que está na mesa. Dona Benta se surpreende com seus modos. Ele não reconhece também e nem sabe quem é Cléo. Cuca descobre Pedrinho, João e Saci na entrada de sua caverna. A bruxa agarra Pedrinho, e para defender seu amigo, João da Luz, corta a mão da 'jacaroa'.
Capítulo 50: Rabicó bebe a água do caldeirão. Pedrinho, Rabicó, Saci e João fogem levando a mão da Cuca com o anel mágico. Rabicó coloca o anel, volta a ser príncipe, mas imediatamente vira um sapo. Saraiva diz que não se lembra de jóia alguma. Dona Benta quer saber sobre o que ele está falando. Marcela jura não saber nada. Saraiva pede para morar no Sítio porque Marcela e Gláucia não deixam que ele coma. Marcela pede que Dona Benta não comente com Cléo o estado de Saraiva. Thumbelina chega ao Arraial e é aprisionada por Dona Carochinha. Todos se espantam ao ver que Rabicó virou sapo. Joaninha comenta que Angico nem sai mais de casa. Tetéia investiga se ele é rico. Teodorico tenta consolar os netos. Tetéia leva bolo para Angico e vibra quando ele aceita a sugestão de levá-la ao shopping. Cuca garante a Pesadelo que sua mão vai crescer de novo e ela vai se vingar de João. Tia Nastácia descobre o sumiço de Thumbelina. Visconde diz a Patty Pop e Emília que muitos sapos viraram príncipes depois de um beijo. As duas morrem de nojo e juram que não vão beijar o sapo. Dona Carochinha avisa Thumbelina e Polegar, que eles vão voltar para o País das Fábulas e que Thumbelina vai se casar com o ogro Fredegundo. Cléo se irrita pensando em Angico. Tetéia mostra para Cecéu os presentes que ganhou de Angico. Tetéia surpreende Joaninha escutando atrás da porta de Carochinha. Polegar abre a porta da gaiola e os dois fogem voando pela janela. Thumbelina e Polegar decidem descansar em uma flor. Patty Pop entra de mãos dadas com Príncipe Rabicó e anuncia o seu casamento.
Capítulo 51: Cléo se choca ao saber o estado de Saraiva, mas fica tranquila porque Gláucia está cuidando dele. Marcela promete dar comida a Saraiva se ele revelar a localização da jóia. Gláucia dá alguns bombons para Saraiva comer, sem que Marcela perceba. Visconde celebra o casamento de Patty Pop e Rabicó. Emília interrompe a cerimônia e diz que Rabicó ainda é casado com ela. Narizinho aparta a briga entre as bonecas. Rabicó sai de fininho e enfia a cara no bolo. Depois, lambe os dedos e engole o anel virando porco outra vez. Patty Pop desmaia e Emília bate palmas. Polegar e Thumbelina voltam para o Sítio. Carochinha se enfurece ao ver que eles fugiram. Joaninha vê Carochinha voando pela janela, não entende nada e desmaia. Visconde mostra as botas de sete léguas consertadas para Polegar. Emília sugere que ele e Thumbelina se escondam na casa de João. Tia Nastácia sai com chinelo atrás da baratona. Carochinha revira o quarto de Narizinho, encontra a carta de Thumbelina e tem certeza de que eles estão no sítio. Thumbelina incentiva João a dar uma flor para Cléo. Marcela promete dar 15% do valor da jóia para Gláucia. Saraiva tem uma rápida lembrança de onde escondeu a jóia, mas logo se esquece. Marcela pega a estatueta e diz que vai vendê-la. Carochinha encontra as botas de Polegar. Todos acham que Joaninha enlouqueceu. João dá flores para Cléo.
Capítulo 52: Carochinha calça as botas e desaparece na mata. Angico diz que está sem dinheiro para ir de novo ao shopping e Tetéia começa a se interessar por Zequinha. Cléo agradece a flor e vai embora. Visconde descobre que as botas sumiram. Marcela descobre que Saraiva entrou na cozinha pela janela , por isso manda colocar tranca, para que ele não consiga mais comida. Thumbelina faz uma mágica para que João tenha roupas novas. Depois desfaz a mágica e diz que Cléo gosta de João do jeito que ele é. Carochinha tenta pegar Thumbelina e Polegar, mas João a derruba. João leva os dois para o Sítio e devolve a bota para Visconde. Pedrinho, Emília e João voltam para a casa na árvore e descobrem que Carochinha fugiu. Carochinha retorna à pensão. Elias fala pela cidade que Joaninha está maluca e Teodorico diz que é uma calúnia. Carochinha se preocupa porque seus óculos quebraram. Emília pondera que Polegar precisa crescer. Narizinho se lembra de que o Visconde era pequeno, até Emília dar fermento para ele. Thumbelina pede que Cléo não lute contra o seu amor por João. Cuca aprisiona Doutor Caramujo e quer a sua mão de volta. Polegar pega o pote de fermento na cozinha. João se declara para Cléo.
Capítulo 53: João não entende a reação de Cléo. Polegar come fermento e fica grande. Doutor Caramujo explica para Pesadelo o que precisa para fazer a cirurgia na Cuca. Polegar escreve uma carta para Thumbelina e diz que está indo embora com a bota para livrá-los do ogro e da Carochinha. Polegar vai à pensão e enfrenta Carochinha. Ele sai pela janela com sua bota de sete léguas. Carochinha voa atrás dele, mas enxerga mal porque seus óculos estão quebrados. Ela bate na torre da igreja e cai no chão. Joaninha insiste que Carochinha se transforma em barata. Tia Nastácia comenta com Zé Carijó que o fermento está velho, faz crescer, mas depois tudo volta ao normal. Thumbelina chora ao ler a carta. Emília descobre que Polegar tomou fermento. Carochinha nega voar, para desespero de Joaninha. Elias faz fofoca dizendo que a primeira dama está maluca. Polegar volta a ser pequeno, cai de cima das botas e é levado pelo vento. Polegar se assusta ao ver o Ogro Fredegundo. Thumbelina arruma suas coisas na casa do João de Barro e aguarda Polegar. Cléo e João se encontram e ele pergunta por que ela saiu correndo. Saraiva foge da casa de Marcela e passeia pela rua feliz. Leopoldo e Estelita da Caravana Malasartes não vêem Saraiva. O caminhão está prestes a atropelar Saraiva.
Capítulo 54: O caminhão pára a poucos centímetros de Saraiva. Estelita e Leopoldo, ainda maquiados da apresentação, se apressam em perguntar o estado de Saraiva que diz estar muito bem e pede que os dois o leve junto. Dona Carochinha se disfarça para conversar com Joaninha, mas, na pressa, permanece com as antenas de barata. Joaninha tem um ataque, mas Carochinha faz as antenas desaparecerem imediatamente. Angico tem esperanças de que Cléo o perdoe, mas Zequinha é cético. Saraiva dorme no caminhão. Gláucia não encontra Saraiva e Marcela teme que ele entre em contato com Cléo. Todos saem para a campanha de vacinação e Patty Pop se lamenta por ficar sozinha. João aguarda a chegada de Cléo na escola. Angico se aproxima de Cléo. João se intromete e diz que é namorado de Cléo. Emília vacina uma criança. Cléo diz que é melhor ficar em segredo, para que João não seja descoberto. Ele vibra por estar namorando Cléo. Joaninha obriga Tetéia a ir à escola. Angico se interessa por Tetéia. Patty Pop começa a pensar em ser Viscondessa. Cléo se oferece para ajudar a carreira de Zequinha. Tetéia admira João. Cléo garante estar apaixonada por João. Tetéia segue João e descobre onde ele mora. João se surpreende ao ver Tetéia em sua casa.
Capítulo 55: João pede que Tetéia não revele a ninguém o local onde ele mora. Cléo conta para Narizinho, Pedrinho, Emília e Thumbelina que está namorando João, mas pede segredo. João da Luz mente que fica na casa da árvore para fugir da escola. Teodorico percebe o desânimo de Angico. Zequinha conta que ele levou um fora de Cléo. Joaninha pede que o delegado procure Tetéia. Carochinha vai atrás de Polegar no País das Fábulas. Dr. Caramujo desenfaixa a mão de Cuca. Ela descobre que tem um buquê de flores no lugar da mão. Pedrinho e Cléo fazem um farnel para levar para João. Patty Pop vibra com seu novo perfume feito pelo Visconde, que não gosta muito do cheiro. Estelita e Leopoldo concordam que Saraiva fique com eles. Saraiva decide se chamar Felisberto. João diz que está namorando e torce para que Tetéia vá embora. Zé Carijó marca um gol contra quando Saci aparece no meio da partida. Cléo reage forte ao ver de longe Tetéia se despedindo de João. Patty Pop avisa que vai a um piquenique. Narizinho quer ir junto, mas a boneca diz que é secreto. Narizinho e Emília decidem segui-la. Patty Pop convida Visconde para um piquenique e os dois vão para a beira do lago. João conta que Tetéia o seguiu e convida Cléo para um passeio. Leopoldo, Estelita e Saraiva distribuem panfletos para a apresentação da noite. O show lota porque Saraiva prometeu que ninguém pagaria antes de assistir ao espetáculo. Saraiva, Leopoldo e Estelita comemoram. Carochinha descobre pelo ogro que Polegar esteve no País das Fábulas, mas sozinho. Cléo e João se divertem em um parque de diversões. João esbarra em Matosinho, um segurança da instituição, que o reconhece.
Capítulo 56: Matosinho persegue João e os dois causam a maior confusão no parque. Matosinho perde o menino de vista. Matosinho resolve seguir Cléo e descobre que ela pegou o ônibus para Arraial dos Tucanos. Patty Pop anuncia que pediu Visconde em casamento. Emília não gosta da notícia. Tetéia manda Cecéu distrair Joaninha, enquanto ela sai para falar com Zequinha. Elias e Teodorico entregam ao padre bandeirolas como contribuição à festa junina do Arraial. O padre rejeita a ajuda porque tem a foto dos candidatos. Angico fica furioso por saber que Cléo não está chateada com Zequinha. Tetéia paga uma menina para afastar Angico de perto de Zequinha. O público aplaude Saraiva. Estelita recolhe bastante dinheiro na platéia e joga um beijo para Saraiva. Leopoldo fica enciumado. Dr. Caramujo tira a atadura e Cuca está com uma pata de galinha. O médico faz novas tentativas, mas nada dá certo. Cuca, que fica com um martelo no lugar da mão, briga com Pesadelo. Dona Benta e Tia Nastácia reagem ao saber do pedido de casamento feito por Patty Pop. Tetéia pede que Zequinha a leve ao baile. Joaninha descobre artefatos de bruxa no quarto de Carochinha. A baratona entra pela janela e surpreende Joaninha. Ela desmaia, Carochinha se transforma e some com tudo que se relaciona à bruxaria. Cecéu e Tetéia ficam preocupadas quando Joaninha diz o que viu. Marcela contrata Cacuia como detetive. Patty Pop separa dois anéis e dá um para Visconde, que se assusta quando ela diz que agora estão noivos. João volta para casa, todo desarrumado. Cléo corre para abraçá-lo.
Capítulo 57: Os dois choram abraçados. João confessa temer voltar para a instituição. Cléo promete que estará sempre ao seu lado. João diz a Cléo que a ama. Dona Benta se preocupa com a demora de Cléo e ameaça chamar o delegado. Cléo explica que estava conversando com um garoto sem família, sem delatar João. Visconde garante a Emília que não pretende se casar com Patty Pop, mas colocou o anel para não magoá-la. Emília arma um plano para impedir o casamento. Emília conta para Patty Pop que a primeira mulher do Visconde virou pamonha, mas antes de morrer lançou uma maldição. Tetéia diz que adorou o baile, mas pede que Zequinha não comente com ninguém que saiu com ela. Angico quer saber com quem o irmão saiu, mas ele não conta. Cléo faz confidências para Thumbelina. João se abre com Saci. Emília inventa que a Viscondessa virá assombrar quem quiser casar com o Visconde. Zé Carijó se fantasia de Viscondessa e apavora Patty Pop. Cuca manda que Pesadelo encontre na mata algo para ser a sua mão. Pesadelo pega um galho de árvore. Patty Pop termina tudo com Visconde. O padre sorteia Cléo e Angico para serem os noivos da festa junina. Tetéia pede a Cléo para ser a noiva e ela concorda. Emília e Visconde pegam a roupa de festa de Zé Carijó e dão para João ser o noivo da festa junina. Emília se surpreende ao saber que Cléo não será mais a noiva e diz que havia preparado uma surpresa para ela. Angico estranha ao ver Tetéia vestida de noiva. Pedrinho e João aguardam Cléo escondidos. Matosinho os observa.
Capítulo 58: Matosinho garante que vai encontrar João. Cuca reclama porque o galho, que colocou no lugar da mão, quebra à toa. Carochinha revira a casa de João em busca de Thumbelina e fica intrigada ao ver a mão da Cuca na parede. Emília empurra Cléo, para que ela se encontre com João. Zé Carijó ganha a competição com Dr. Madeira e o delegado e dá as flores para Cecéu. Pedrinho é o delegado da festa junina e “prende” Teodorico. Joaninha manda prender Elias. Os dois ficam furiosos na cadeia, se recusando a pagar para serem soltos. Joaninha paga para libertar o Coronel, para que ele dance com ela. Carochinha decide ir ao Sítio, em busca de Thumbelina. Angico e Tetéia, os noivos, são chamados na Rádio Picapau por Emília. Cléo e João assumem o papel dos noivos na quadrilha. Todos dançam a quadrilha. Tetéia e Angico descobrem que estão trancados. Visconde faz o casamento de Cléo e João. Quindim e Conselheiro avistam Carochinha e tentam impedir que ela entre no Sítio. Cacuia vê Saraiva vestido de mulher e não o reconhece. Leopoldo reage enciumado quando Estelita separa o dinheiro para Saraiva. Carochinha descobre que Thumbelina está na casa do joão-de-barro. Angico e Tetéia conseguem ligar o microfone e anunciam que foram presos por Emília. Matosinho encontra João.
Capítulo 59: Cléo manda João correr, mas Matosinho o impede. Cléo diz que Dona Benta é responsável por João e vai buscá-la. Angico fica furioso porque Tetéia diz que achava que a boneca ia buscar João para se casar com ela. Cléo pede ajuda a Dona Benta. Ao descobrir que Matosinho levou João, ela se desespera. Matosinho coloca João dentro de uma caminhonete e o leva embora. João chora ao ver o Arraial se afastando. Carochinha segura Thumbelina, mas Quindim a salva das garras de bruxa. Pedrinho conta a história de João. Dona Benta poderia impedir a volta dele para a instituição se alguém tivesse avisado antes para ela. Dona Benta proíbe Cléo de ir atrás de João e promete buscar uma solução. João chora quando chega ao seu antigo lar. Carochinha esbarra em Pesadelo e pede que ele a leve até Cuca. Cuca entra pela janela ameaçando levar Cecéu. Mas foge depois que Tetéia entra no quarto. Dona Benta teme que João seja realmente um menor infrator. Emília avisa que Cléo desapareceu. Matosinho disfarça seu mau humor quando o diretor da instituição, que tem aparência bondosa, entra no refeitório. O diretor elogia João por ter voltado de livre vontade. Matosinho manda João confirmar a história. Dona Benta avisa Marcela que Cléo sumiu. Cacuia mostra a foto de Saraiva pela cidade. Leopoldo quer esconder o queijo de Saraiva, mas Estelita o manda tratá-lo bem. Cuca se interessa quando Carochinha diz saber onde está a sua mão. Cléo bate no portão da instituição e procura por João.
Capítulo 60: O guarda avisa que não é dia de visita. Matosinho manda Cléo ir embora, mas ela joga um copo de água na cara do funcionário e é levada para dentro da instituição. Ela vibra, mas depois se chateia ao saber que vai ficar na sala de espera até a chegada de seus pais. Rapadura observa Cuca e Carochinha na casa da árvore. Carochinha ajuda Cuca a colocar sua mão no lugar. Saraiva conta histórias de Cuca e Saci para a criançada, que adora. Leopoldo reclama por ele estar fazendo espetáculo de graça para as crianças. Estelita apóia Saraiva, para irritação do marido. Tia Nastácia concorda em guardar Thumbelina em seu bolso, pois não tem medo de barata. Carochinha propõe um trato para Cuca: as duas se unem para encontrar a fadinha e João. Marcela leva Cléo embora. Cléo fica contente ao ver Gláucia, que confirma a história de Marcela. Dona Benta promete a Cléo que vai tentar ajudar João. Cuca manda Pesadelo encontrar João e Tambelina. Zé Carijó pesca uma sardinha. Tia Nastácia espreme limão e ela se transforma em Miss Sardine, que se apresenta como a dama mais importante do Reino das Águas Claras. Tia Nastácia desmaia. Quindim expulsa Pesadelo do Sítio. Dona Benta e Cléo chegam à instituição decididas a visitar João.
Capítulo 61: Matosinho permite que Dona Benta e Cléo vejam João. João e Cléo ficam emocionados ao se encontrarem. Iara acorda e vê Miss Sardine em sua toca. A sardinha conta que quase foi frita. Saraiva lembra do rosto de Cléo, mas não consegue saber quem ela é. Cléo garante a João que vai dar um jeito de tirá-lo dali. O diretor explica para Dona Benta que João só pode sair da instituição com os pais, só que eles nunca responderam aos comunicados. O diretor dá o endereço dos pais de João a Dona Benta, para que ela tente falar com eles. Dona Benta e Cléo vão até lá e encontram uma mulher muito pobre com vários filhos. Tetéia pergunta a Pedrinho e Narizinho se é verdade que João está numa instituição. Eles disfarçam e garantem a Tetéia que ela está enganada. Narizinho, Emília e Patty Pop vão até o riacho e encontram Miss Sardine. Carochinha diz a Cuca que vai até o sítio para capturar Tambelina. Cuca pede que ela traga João, caso ele esteja lá. Narizinho pede desculpas a Miss Sardine por Tia Nastácia ter tentado fritá-la. Leopoldo fala para Estelita que eles deveriam procurar a polícia para saber se alguém deu queixa do desaparecimento de Saraiva. Saraiva teme cair nas garras de Marcela de novo. Genoveva, a mãe de João, explica para Dona Benta que não tem condições de criá-lo e diz que ela pode ficar com ele, se quiser.
Capítulo 62: Dona Benta fala para Genoveva que vai se responsabilizar por João, mas precisa que os pais o tirem da instituição. Saraiva pede que Estelita não chame a polícia. Leopoldo conta para Saraiva que eles foram chamados para fazer uma apresentação numa instituição para menores. Marcela exige que Cléo se afaste de João, mas ela não quer nem saber. Miss Sardine convida Narizinho para um chá na toca de Iara. Narizinho vai com Patty Pop e Emília fica furiosa. Dona Carochinha chega fantasiada de gente no Sítio e fala para Tia Nastácia que quer vender produtos de beleza. Thumbelina ouve a voz dela e foge. Dona Benta e Cléo decidem não contar a João que conversaram com sua mãe, para não magoá-lo. Cléo explica para João que vai voltar para o Sítio, mas garante que vai ajudá-lo a sair da instituição. Matosinho magoa João ao dizer que sua mãe não quis buscá-lo. Miss Sardine começa a abusar da hospitalidade de Iara, que começa a se irritar. Thumbelina conta para Emília que Carochinha está no Sítio. Emília faz com que Tia Nastácia e Quindim expulsem Carochinha do Sítio. Tetéia percebe que Zequinha está pensando em Cléo e fala que ela fugiu para procurar João. Dona Benta vai visitar Antonica e percebe que seu casamento vai mal. Marcela diz a João que Cléo não vai vê-lo nunca mais.
Capítulo 63: João fica chateado, mas não pode fazer nada. Marcela oferece dinheiro a Matosinho para que ele mande João para bem longe dali. Antonica garante a Dona Benta que as coisas entre ela e Nestor não estão tão mal assim. Elias e o Coronel Teodorico disputam eleitores. Joaninha vê Carochinha chegando à pensão transformada em barata e grita. O Coronel Teodorico acha que Joaninha está vendo coisas. Matosinho decide que vai dar um sumiço em João no dia em que os artistas se apresentarem na instituição. Saraiva tem a idéia de encenar João e Maria para as crianças, e fazer uma casa de doces de verdade no palco. Estelita adora e Leopoldo fica com ciúmes. Dona Benta liga para seu advogado e diz que quer adotar João. Pedrinho fala para Tia Nastácia que vai ter o irmão que sempre quis. Emília guarda Thumbelina em sua canastrinha antes de dormir, para escondê-la da Carochinha. A Cuca invade o Sítio e exige que Emília lhe dê Thumbelina, mas é obrigada a fugir quando Dona Benta se aproxima dela. Thumbelina fica apavorada ao saber que Cuca também está atrás dela. Saraiva começa a apresentação e brinca com as crianças. Ele faz algumas perguntas para João, que está na platéia. Quando ninguém está olhando, Matosinho tira João do local.
Capítulo 64: João tenta se desvencilhar , é preso e depois se esconde dentro de algumas latas de lixo. Estelita fica encantada com o sucesso de Saraiva e lhe dá um abraço. Leopoldo não gosta. Matosinho percebe que João desapareceu e dá o alerta de fuga. João decide se esconder no caminhão da caravana de teatro, mas fere a perna ao sair da lata de lixo. Joaninha fala para o Coronel Teodorico que, de acordo com sua pesquisa, a imensa maioria vai votar nele. Elias afirma para Coronel que sua pesquisa mostrou o contrário. Angico vai falar com Cléo, que é seca com ele. Zequinha combina de mostrar uma música nova a Cléo. Emília pede que Tia Nastácia esconda Thumbelina numa lata de biscoitos. Pedrinho, Narizinho, Emília e Saci vêem Carochinha indo para a caverna da Cuca e decidem segui-la. Cuca e Carochinha mandam Pesadelo descobrir onde Thumbelina está. Pedrinho e Emília decidem fazer uma armadilha para Pesadelo. Eles fingem esconder Thumbelina numa casa de marimbondos, dizendo que está vazia. Pesadelo é perseguido pelos marimbondos. Cléo ama a música de Zequinha e ele fica encantado. Matosinho garante a Marcela que vai encontrar João. Saraiva encontra João no caminhão.
Capítulo 65: João pede que Saraiva não o denuncie. Saraiva fala para Leopoldo e Estelita que o caminhão está cheio de pulgas, para afastá-los de lá. João vai embora, mas Saraiva percebe que a perna dele está ferida. João desmaia. Cléo tem um pesadelo com João. Patty Pop decide levar umas bijuterias suas para Miss Sardine e pede que Cléo vá com ela. Emília fica furiosa por não poder ir e troca as bijuterias de Patty Pop por sua coleção de cacos de vidro. Cuca e Carochinha ficam furiosas com o fracasso de Pesadelo e decidem se unir para capturar Thumbelina. Estelita faz um curativo na perna de João e diz que ele pode ficar com a caravana até melhorar. Saraiva fala para Estelita que eles não podem contar nada a Leopoldo. Estelita afirma para Leopoldo que o caminhão ainda está cheio de pulgas. Leopoldo, que é alérgico a pulgas, nem chega perto do caminhão. João ouve Leopoldo dizendo que, se encontrar o menino que fugiu, vai devolvê-lo para lá. João fica apavorado e quer ir embora, mas Saraiva garante que ninguém vai descobri-lo. Elias decide dar um banquete para comemorar sua vitória. Teodorico fica furioso e decide acabar com a festa. Miss Sardine fica indignada ao descobrir que Patty Pop lhe deu cacos de presente. Patty Pop se dá conta de que foi enganada por Emília. Visconde e Emília vêem Cuca e Carochinha indo para o Sítio. Emília joga pó de pirlimpimpim nas duas e as manda para a lua. Leopoldo encontra João e diz que vai levá-lo de volta para a instituição.
Capítulo 66: Leopoldo fala que vai mandar João de volta para a instituição, mas Saraiva e Estelita ameaçam abandonar a Companhia se ele fizer isso. Saraiva sente uma tontura e lembra que já declamou num palco antes de perder a memória. Marcela sugere que Matosinho procure por João no Sítio. Pesadelo estranha que Cuca e Carochinha ainda não tenham voltado e decide procurá-las. Emília conta para Tia Nastácia que mandou Cuca e Carochinha para a lua com o pó de pirlimpimpim. Pesadelo ouve e fica pasmo. Teodorico e Joaninha decidem colocar purgante no bolo que Elias vai oferecer para seus eleitores. Cléo sugere a Zequinha que ele toque suas músicas na rádio. Pesadelo decide usar uma vassoura da Cuca para tentar chegar até a lua e resgatá-la. Cuca e Carochinha fogem do dragão de São Jorge na lua. Miss Sardine diz que é a mais bonita das águas. Iara fica furiosa. Para resolver o assunto, Patty Pop sugere que elas façam um concurso de beleza. Matosinho fala para Cléo que João fugiu e manda que ela o leve até o Sítio. Tetéia fala para Angico e Zequinha que Cléo está encrencada com a polícia. Cacuia garante a Marcela que vai conseguir encontrar Saraiva. O advogado sente outra tontura e se lembra da jóia. Leopoldo vê Estelita abraçando Saraiva e decide que não o quer mais por perto. Leopoldo vai à delegacia ver se alguém está procurando por Saraiva e quase cruza com Cacuia. Cléo chega com Matosinho no Sítio.
Capítulo 67: Matosinho acha que João está escondido no Sítio. Cléo garante a Matosinho que nem sabia que João havia fugido, mas ele não acredita. Cacuia mostra uma foto de Saraiva a Leopoldo e diz que está a sua procura. Leopoldo pede mais detalhes sobre Saraiva. Dona Benta garante a Matosinho que João não está no Sítio e lhe dá autorização para procurar onde quiser. Matosinho procura por todo o Sítio, não consegue encontrar nada e vai embora. Cléo se preocupa com João. Pedrinho fala para Cléo que João deve estar escondido em outro lugar, pois sabia que eles o procurariam no Sítio. Cléo decide procurar João em seu esconderijo na casa da árvore e fica arrasada quando não o encontra lá. Teodorico e Joaninha pedem que Madalena coloque o purgante na massa do bolo de Elias. Zequinha fala para Teodorico que quer tocar suas músicas na rádio no dia em que Elias oferecer seu bolo. Teodorico concorda e Zequinha pede ajuda a Cléo para convidar outra banda para tocar no Arraial também. Pesadelo chega até a lua com a vassoura, mas ela se quebra na aterrissagem. Cuca e Carochinha ficam furiosas com Pesadelo. Narizinho decide organizar o concurso de beleza para que decidam quem é a mais bonita: Iara ou Miss Sardine.
Capítulo 68: Saraiva diz a Leopoldo que não conhece ninguém com aquele nome. Leopoldo se dá conta de que Saraiva realmente perdeu a memória e decide entregá-lo para Cacuia. João conta para Estelita que tem uma namorada que deve estar preocupada com ele. Cléo pensa em procurar João, mas Dona Benta explica que seria muito difícil encontrá-lo. A professora de Narizinho e Pedrinho manda que eles façam uma pesquisa sobre plantas para a escola. Narizinho decide pedir ajuda a Barnabé e Tia Nastácia, mas Pedrinho diz que tem uma idéia melhor. Emília segue Pedrinho para descobrir qual foi sua idéia. Matosinho exige que Marcela lhe pague por ter procurado João. Marcela e Gláucia decidem vender as coisas de Saraiva para conseguir dinheiro, inclusive a estátua dentro da qual a jóia está escondida. Emília descobre que Pedrinho planeja pegar plantas na caverna da Cuca e exige ir junto. Cuca e Carochinha usam as calças de Pesadelo para remendar a vassoura e sair da lua. Cléo sugere a Zequinha que eles chamem a banda Jukabala para fazer o show. Cuca encontra Emília e Pedrinho remexendo em suas coisas. Saci consegue salvá-los. Emília rouba o livro de Cuca e faz um feitiço que deixa Cuca, Carochinha e Pesadelo enterrados no chão até o pescoço. Thumbelina come açúcar demais e fica gorda. Emília e Pedrinho escondem o livro de Cuca no esconderijo de Visconde. Narizinho pede que Visconde ajude Thumbelina a emagrecer. O carro do Jukabala quebra bem em frente ao caminhão da Companhia. João descobre que eles vão fazer um show no Arraial.
Capítulo 69: Teodorico fala para Joaninha que conseguiu contratar uma banda que vai atrair muita gente para ver o desastre do bolo de Elias. Leopoldo vê Gláucia e Cacuia conversando e percebe quando ela deixa cair alguns papéis. Ele pega os papéis e descobre que Saraiva possuía uma jóia valiosa. Cacuia pergunta a Leopoldo onde está Saraiva, mas ele afirma que não sabe. João vai para o Arraial escondido no carro do Jukabala. Carochinha consegue se libertar da terra, mas não solta nem Cuca nem Pesadelo. Visconde constrói uma mini-esteira para Thumbelina se exercitar, mas avisa que ela vai levar um mês para ficar magra de novo. Emília usa o livro de Cuca para fazer um feitiço que deixa Thumbelina magra. Thumbelina não percebe e acha que foi a esteira do Visconde que fez efeito. Pedrinho procura pelo livro de Cuca no laboratório de Visconde e descobre que Emília o tirou de seu esconderijo. Zequinha decide com Cléo os detalhes de seu show. Angico percebe que Zequinha está cada vez mais próximo de Cléo e fica furioso. Leopoldo quer ficar com a jóia de Saraiva para si. Ele encontra um cartão de Gláucia entre os papéis e planeja entrar em contato com ela para descobrir onde está a jóia. Pedrinho pede o livro emprestado à Emília, mas ela recusa o pedido. Cuca manda Pesadelo cavar para que eles possam sair do buraco. O Jukabala segue para o Arraial.
Capítulo 70: João vai junto com a banda para se encontrar com Cléo. Narizinho e Patty Pop convidam Iara e Miss Sardine para assistir ao show, mas avisam que elas precisam se vestir como gente. As duas adoram a idéia. Leopoldo fala para Gláucia que é um admirador seu. Gláucia fica encantada. Pesadelo acaba de cavar, mas sente dor de barriga e vai embora sem desenterrar Cuca. Cuca fica furiosa. Narizinho e Patty Pop arrumam Iara e Miss Sardine, que ficam parecendo mulheres muito extravagantes. Leopoldo afirma para Gláucia que é amigo de Saraiva e pede notícias dele. Zé Carijó e Tio Barnabé acham Iara e Miss Sardine duas mulheres interessantes. Elias distribui o bolo entre os habitantes do Arraial. Emília pega um pedaço de bolo, mas não o come, pois acha que ele está estragado. Cléo, Angico e Zequinha esperam ansiosos pelos membros do Jukabala. Miss Sardine pega um pedaço de bolo com Elias. Zé Carijó paquera Iara, mas ela não gosta. Iara pensa em transformar Zé Carijó em pedra, mas é impedida por Narizinho. Teodorico e Joaninha percebem que todos estão comendo o bolo e ficam satisfeitos, aguardando as conseqüências. O Jukabala chega ao Arraial e começa seu show. Um dos integrantes manda Cléo ir até a rádio, dizendo que tem alguém querendo vê-la. Cléo encontra João e eles se beijam. Zé Carijó começa a sentir os efeitos do bolo do Elias. Teodorico e Joaninha acham graça. Tetéia revela para Angico que João fugiu da instituição. Cléo conta para João que Matosinho foi ao Sítio para procurá-lo. Angico decide denunciar João para o delegado.
Capítulo 71: João fala para Cléo que vai se esconder até que Dona Benta consiga sua guarda, pois Matosinho ainda está com raiva dele. Tetéia avisa João que Angico contou ao delegado que ele está no Arraial. O povo do Arraial fica furioso com Elias por ele ter servido bolo estragado. Teodorico incita todos contra Elias. Tetéia confessa para Cléo que contou para Angico que João estava de volta. Cléo chama a atenção de Tetéia. Angico fala para João que o delegado vai pegá-lo. João foge. Emília, Narizinho e Pedrinho vêem João correndo e ficam surpresos. O delegado corre atrás de João, mas Emília se coloca em seu caminho e o impede de prosseguir. João consegue entrar no carro da banda Jukabala e vai embora com eles. Cléo manda Angico nunca mais falar com ela. Iara se cansa das reclamações de Miss Sardine e a expulsa de sua toca. Pesadelo consegue libertar Cuca, que quer se vingar da Carochinha. Carochinha diz a Cuca que elas precisam se unir para conseguir pegar Thumbelina e o livro de feitiços que está com Emília.Cuca concorda. Cléo conta para Dona Benta que João está se escondendo com artistas itinerantes. João volta a pedir abrigo para Saraiva e Estelita. Iara fica furiosa ao saber que Miss Sardine se mudou para uma lata de sardinhas na beira do riacho. Teodorico ganha a eleição no Arraial.
Capítulo 72: Teodorico toma posse como prefeito. Joaninha diz a Teodorico que, agora que ele foi eleito, eles já podem se casar. Ele não gosta da ideia e pensa numa maneira de se livrar do casamento. Elias avisa que vai ficar de olho para ter certeza de que Teodorico vai cumprir todas as promessas que fez durante a campanha, inclusive a de se casar com Joaninha. Narizinho e Patty Pop convidam Quindim, Conselheiro, Rabicó e Zé Carijó para serem os jurados do concurso de beleza. Miss Sardine promete a Iara que, se perder o concurso, vai embora do riacho. Pedrinho leva o livro de Cuca para apresentar na escola, mas a professora acha que ele está fazendo uma brincadeira e lhe dá uma bronca. Dona Benta fala para Cléo que só precisa da autorização dos pais de João para conseguir a guarda dele. João diz a Cléo que vai pedir que seus pais assinem a autorização. Emília usa o livro para fazer feitiços com todos os habitantes do Sítio. Cléo agradece Tetéia por ela ter ajudado João a fugir. Emília faz um feitiço para Visconde sumir, mas é ela quem acaba sumindo, e aparecendo na caverna de Cuca. Cuca e Carochinha capturam Emília. Saraiva escreve uma autorização de guarda para João levar para os pais. Estelita pergunta a Saraiva como ela sabia escrever aquilo e ele afirma que não sabe. Leopoldo se dá conta de que Saraiva está recuperando a memória e fica satisfeito, pois espera que ele se lembre onde guardou a joia. Pedrinho diz a Cuca que devolve seu livro se ela soltar Emília. Ele atira o livro longe e consegue libertar Emília quando Cuca vai apanhá-lo. Saraiva leva João até a casa de seus pais. Uma mulher diz a João que seus pais se mudaram.
Capítulo 73: João pergunta à mulher se ela sabe para onde seus pais foram, mas ela nega. João fica arrasado. O delegado e Doutor Madeira perguntam a Cecéu quem ela vai namorar agora que Joaninha vai desencalhar. Cecéu diz que vai ficar com quem a pedir em namoro primeiro. Emília fica com ciúmes ao saber que Patty Pop vai apresentar o concurso de beleza. Narizinho diz que ela pode ser uma jurada. Tetéia explica para Cecéu que está tentando ficar amiga de Cléo para poder se aproximar de João. Iara e Miss Sardine desfilam diante dos jurados. Emília fala para Narizinho que está torcendo para Iara, pois sabe que Patty Pop está torcendo para Miss Sardine. O delegado e Doutor Madeira pedem para conversar com Joaninha. João e Saraiva voltam para a Caravana, mas descobrem que Matosinho chegou antes e já está fazendo perguntas. Estelita garante que não sabe onde está João. Matosinho vai embora sem ver João. Miss Sardine ganha o concurso. Iara se irrita por ter que aturar Miss Sardine de vizinha. Teodorico confessa para Dona Benta que não quer se casar com Joaninha. Dona Benta o aconselha a dizer a verdade, mas ele diz que não pode decepcionar o povo. Cuca diz a Carochinha que vai transformar Pesadelo num Pequeno Polegar falso, para atrair Thumbelina. Zequinha pega na mão de Cléo e diz que gosta dela. João avisa a Saraiva que não acha que vai embora.
Capítulo 74: Estelita e Saraiva se despedem de João. Leopoldo telefona para Matosinho e denuncia que João está com a Caravana. Marcela mostra uma foto de Saraiva a Matosinho e diz que está procurando por ele também. Pesadelo, disfarçado de Pequeno Polegar, chama Thumbelina. Ela vai em sua direção e é capturada por Cuca e Carochinha. Quindim, Conselheiro e Rabicó tentam impedir as bruxas de levarem a fadinha, mas Cuca faz um feitiço que os deixa presos. Carochinha pisa em Pesadelo sem perceber e ele fica enterrado até o pescoço. Cuca procura por Pesadelo, mas não consegue encontrá-lo. Zé Carijó decide salvar Thumbelina e enfrenta as duas bruxas. Cuca prende Zé Carijó e decide que ele vai ser seu novo ajudante. Todo o povo do Arraial se reúne para ver o casamento de Teodorico e Joaninha. Teodorico desmaia no meio da cerimônia. Elias o reanima e diz que ele vai ter que casar de qualquer jeito. Joaninha vê Carochinha voando em forma de barata e grita. Teodorico explica para o padre que não pode se casar com Joaninha, pois ela é louca. Joaninha fica furiosa e sai da igreja com uma máquina para tirar a foto de Carochinha. A bruxa fica cega com o flash e acaba deixando Thumbelina escapar. Joaninha mostra a foto que tirou, mas fica surpresa ao ver que não conseguiu fotografar Carochinha. O casamento não acontece. Leopoldo fica decepcionado ao saber que João foi embora. Matosinho vê Saraiva e se dá conta de que é ele quem Marcela está procurando.
Capítulo 75: Revoltada por ter perdido a Thumbelina, Carochinha se vinga transformando Joaninha em bruxa! Cléo e João se encontram novamente. João explica que fugiu da caravana porque Matosinho esteve lá procurando por ele. Leopoldo conta para Matosinho que João fugiu. Matosinho diz a Estelita e Saraiva que está ali porque recebeu uma denúncia anônima. Carochinha fala para Joaninha que ela vai ter que cumprir seu destino de bruxa: todas as noites ela precisa percorrer sete lugares e pedir por sal ou se transformará numa pata ao amanhecer. Ela dá uma vassoura a Joaninha. Cecéu vê Joaninha voando na vassoura e fica assustada. Emília também vê e anuncia que há uma bruxa nova por aqueles lados. Saraiva começa a falar sobre a joia durante o sono. Leopoldo tenta escutar, mas acaba acordando Saraiva. João conta para Cléo que Marcela foi ameaçá-lo na instituição. Cléo fala para Dona Benta que acha que Marcela e Matosinho se uniram contra João. Matosinho conta para Marcela que encontrou Saraiva. Leopoldo teme que Matosinho esteja tentando encontrar Saraiva também e decide que a caravana vai levantar acampamento e partir para outro lugar. Tia Nastácia não encontra Zé Carijó e acha que ele está fugindo do trabalho. João pergunta se Cuca não pode ter levado Zé Carijó para sua caverna. Cuca descobre que o pessoal do Sítio está à procura de Zé Carijó e se transforma nele para enganá-los. Rabicó encontra Pesadelo enterrado. Matosinho leva Marcela até o local da caravana e fica surpreso quando não encontra nada. Dona Benta fala para João que ele precisa voltar à instituição e denunciar Matosinho!
Capítulo 76: Dona Benta explica para João que precisam agir dentro da lei ou o juiz jamais permitirá que ela fique com a sua guarda. Ela diz que ele precisa denunciar Matosinho. Matosinho fala para Marcela que Leopoldo deve ter fugido com Saraiva. João explica para Cléo que não pode voltar para a instituição e vai para seu esconderijo na árvore. Cléo promete a João que não contará a ninguém onde ele está. Tio Barnabé acha que Cuca é Zé Carijó e a manda trabalhar no Sítio. Joaninha fala que Cecéu não pode mais se casar. Gláucia comenta com Marcela que o nome de seu admirador secreto era Leopoldo. Marcela se dá conta de que o admirador de Gláucia é o mesmo homem sobre quem Matosinho falou. Cléo e Pedrinho contam para Dona Benta que João fugiu. Zé Carijó quebra um frasco com ranho de mula-sem-cabeça e Cuca exige que ele consiga mais. Carochinha promete desfazer o feitiço que transformou Joaninha numa bruxa se trouxer Thumbelina. A fadinha se assusta ao ver Joaninha e cai dentro de um pote de pimenta. Joaninha foge. Zé Carijó encara a mula-sem-cabeça e fica paralisado de medo. Thumbelina conta que viu uma bruxa que não conhecia. Emília afirma que há uma bruxa nova na região.
Capítulo 77: Emília deduz que a bruxa estava atrás de Thumbelina e, por isso, deve ser amiga de Carochinha. Zé Carijó consegue pegar o ranho da mula-sem-cabeça. Cuca fica impressionada com a eficiência de Zé Carijó e diz que ele será seu assistente para sempre. Ele fica arrasado. Pesadelo se esconde na cozinha de Tia Nastácia e belisca seus biscoitos. Tia Nastácia acha que tem um rato na sua cozinha. Emília afirma que tem um plano para dar uma lição na nova bruxa. Dona Benta pede que Cléo lhe diga onde João está escondido. Cléo explica que não pode fazer isso. João escreve uma declaração de amor na agenda de Cléo. Dr. Madeira e o Delegado tentam conversar com Joaninha, mas ela não lhes dá ouvidos. Cecéu afirma para Tetéia que há algo de errado com Joaninha. Marcela manda Cacuia seguir Matosinho. Visconde monta uma ratoeira na cozinha de Tia Nastácia. Emília coloca um balde de sal no fundo do poço, para capturar a bruxa quando ela vier pegá-lo. Iara faz cair uma chuva de peixes sobre a casa de Miss Sardine, para importuná-la. Cuca, disfarçada de Zé Carijó, fica cada vez mais furiosa por ter que fazer as tarefas dele. Zé Carijó quebra o frasco, que está cheio de unhas de Curupira. Joaninha se esconde no celeiro, esperando a hora certa para capturar Thumbelina. Pesadelo fica preso na ratoeira. Emília ouve gritos e acha que a bruxa caiu em sua armadilha. Tetéia encontra na agenda de Cléo a declaração de João e deduz que ele voltou. Tetéia vai até o esconderijo de João.
Capítulo 78: João pergunta a Tetéia como ficou sabendo que estava ali. Tetéia, maldosa, diz que foi Cléo quem lhe contou. João fica ressabiado. Cuca manda Zé Carijó pegar mais unhas de Curupira. Emília fica furiosa ao descobrir que quem está dentro do poço é Rabicó. Thumbelina vê Pesadelo e faz menção de gritar, mas ele a impede a tempo. Emília comenta com Joaninha que sabe que ela conhece o segredo de Carochinha. Joaninha finge não saber do que Emília está falando. Ela fica desconfiada. Pesadelo fala para Thumbelina que vai levá-la para Cuca. Thumbelina tranca Pesadelo dentro da lata de biscoitos. Tetéia fala para Cléo que João a procurou. Madalena exige que Teodorico lhe pague pelas flores que ela forneceu para o seu casamento. Teodorico foge de Madalena que decide se vingar e conta para Elias que colocou purgante em seu bolo a mando de Teodorico. Marcela manda Matosinho encontrar Leopoldo. Emília deduz que Joaninha está no Sítio para pegar Thumbelina mando de Carochinha. Joaninha rouba a lata de biscoitos da cozinha, achando que é Thumbelina quem está lá dentro. Zé Carijó cutuca o Curupira dentro de sua toca. Curupira vai atrás de Zé Carijó. Cléo pergunta a João o que ele tem com Tetéia.
Capítulo 79: João acusa Cléo de revelar seu esconderijo para Tetéia. Cléo vai embora muito ofendida. Curupira se aproxima de Zé Carijó. Joaninha foge com a lata de biscoitos. Tia Nastácia mostra a calça que encontrou a Visconde. Thumbelina explica que aquela calça é de Pesadelo, que foi encolhido para se passar por Pequeno Polegar e ajudar Carochinha a capturá-la. Ela conta que Joaninha levou Pesadelo para Carochinha, achando que era ela. Emília deduz que Joaninha é a nova bruxa. Pedrinho, Narizinho e Visconde acham que Emília está enganada. Joaninha entrega a lata de biscoitos a Carochinha que fica furiosa ao descobrir que Pesadelo é quem está na lata. Carochinha devolve Pesadelo a Cuca e pede que ela dê uma poção que a faça ficar mais rápida. Cuca dá a poção a Carochinha. Zé Carijó quer ir embora já que Pesadelo está de volta, mas Cuca prefere que ele seja seu ajudante. Elias fala para Teodorico que já sabe que ele sabotou seu bolo e exige que deixe o cargo de prefeito. Cuca devolve o tamanho de Pesadelo e manda que ele tome conta de Zé Carijó, para não deixá-lo fugir. Cléo comenta com Thumbelina que Tetéia visitou João em seu esconderijo. Cuca ouve e descobre que João está na casa da árvore.
Capítulo 80: Cuca, disfarçada de Zé Carijó, decide capturar Thumbelina para ajudar Carochinha. Ela avança para Thumbelina com uma rede de pegar borboletas, mas Dona Benta aparece bem na hora e recebe a rede na cabeça. Dona Benta acha que Cuca é Zé Carijó e não se preocupa com o assunto. Thumbelina percebe que Zé Carijó está com o rabo de Cuca e fica desconfiada. Ela se esconde no pote de sal. Emília coloca um punhado de sal dentro do laboratório de Visconde para atrair Joaninha, ouve o assobio que anuncia a chegada de Joaninha e manda que Visconde tranque a porta do laboratório. Dona Benta manda Emília e Visconde dormirem bem na hora em que eles iam entrar no laboratório. Joaninha pega o sal do laboratório, mas depois percebe que está trancada. Cuca vai até o esconderijo de João e o captura. Zé Carijó chora ao saber o que Cuca planeja fazer com João. Um herói mascarado chamado Máscara Verde salva João e Zé Carijó de Cuca. João e Zé Carijó ficam pasmos com a aparição de Máscara Verde. Joaninha tenta de todas as formas sair do laboratório. Emília e Visconde abrem a porta do laboratório ao amanhecer e encontram uma pata. Emília fica decepcionada. Matosinho percebe que Cacuia está lhe seguindo e pergunta o que ele quer. Zé Carijó conta para os meninos do Sítio que ele e João haviam sido capturados pela Cuca, mas foram salvos pelo Máscara Verde. Cléo pergunta onde está João. Zé Carijó mostra João dormindo dentro do celeiro.
Capítulo 81: Saci fala para João que não deve ir para o seu esconderijo, pois a Cuca já sabe que ele está de volta. Pedrinho sugere que João fique no Sítio e, assim como Narizinho e Cléo, promete que não vai contar nada para Dona Benta. João tenta fazer as pazes com Cléo, mas ela é fria com ele. Cacuia confessa para Matosinho que Marcela o mandou segui-lo. Matosinho manda Cacuia dizer que não sabe onde ele está. Emília fica impressionada ao ver que há uma pata ao invés de uma bruxa presa no laboratório. Visconde decide consultar seus livros para ver se entende o que aconteceu. Emília encontra Cléo roubando comida da cozinha e pergunta o que está acontecendo. Cléo mostra João a Emília, que jura guardar segredo. João tenta se explicar para Cléo, mas ela continua acreditando que ele a traiu com Tetéia. Visconde fala para Emília que a pata voltará a ser uma bruxa à noite. Cecéu se assusta quando não encontra Joaninha de manhã. Visconde e Emília trancam Dona Joaninha no galinheiro e ela briga com todas as galinhas. Cuca manda Pesadelo descobrir quem é Máscara Verde. Cecéu pede que o Delegado encontre Joaninha. Emília leva Joaninha para o curral. Um novo hóspede chamado César chega à pensão de Joaninha. Cecéu se interessa por ele. João pergunta a Tetéia o que foi que ela disse para Cléo
Capítulo 82: Tetéia mente para João que Cléo lhe contou todos os seus segredos. Ela diz que talvez Cléo não esteja mais aguentando um fugitivo. João fica ressabiado. César conta para Cecéu que é jornalista e está escrevendo uma matéria sobre criaturas do folclore. Cecéu fica encantada por César. Emília manda Joaninha não brigar com a vaca e o bezerro do curral. Pesadelo procura por Máscara Verde no curral. Ele encontra Joaninha transformada em pata e a leva para o almoço de Cuca. Joaninha dá um grito ao se dar conta de que Cuca quer cozinhá-la. Cuca, por ser uma bruxa também, ouve o que Joaninha diz e a transforma de novo em gente. Joaninha chega à pensão dizendo que estava na caverna da Cuca. César se interessa pela história de Joaninha. Emília fica preocupada ao perceber que a bruxa fugiu. Cléo vê João com Tetéia e fica furiosa. João tenta se explicar, mas Cléo não o ouve. Elias exige que Teodorico lhe dê um cargo na prefeitura ou contará a todos que ele colocou purgante em seu bolo. Joaninha acha que a reportagem de César pode ajudar a provar que não é doida e lhe diz que ele poderá encontrar assombrações no Sítio. Tetéia fala para Cléo que João não lhe contou que eles estavam namorando porque teve pena dela. Miss Sardine decide fazer uma festa para inaugurar sua nova casa e convida apenas Narizinho e Patty Pop para a festa deixando Emília furiosa por ter sido excluída. João pede para conversar com Cléo, mas ela se recusa. João fala para Cléo que se não o escutá-lo, ele vai se entregar para Dona Benta.
Capítulo 83: Cléo concorda em ouvir João. Dona Benta vê Cléo indo para o celeiro e a segue. Zé Carijó percebe e finge que se machucou, para chamar a atenção de Dona Benta. Cléo fala para João admitir que gosta de Tetéia. João manda Cléo admitir que não aguenta mais namorar um fugitivo. Emília vê Patty Pop e Narizinho escolhendo a roupa para ir à festa de Miss Sardine e morre de inveja. Emília pede que Saci dê um jeito de ela e Visconde serem convidados. Saci fala para Miss Sardine que ela se esqueceu de convidar a Marquesa de Rabicó e o Visconde de Sabugosa. Miss Sardine fica impressionada e garante que vai reparar seu erro. Matosinho fala para Saraiva que vai levá-lo de volta para casa. João conta para Pedrinho que está sofrendo por causa de Cléo. Saraiva se despede de Estelita e Leopoldo. Dona Benta conta para Cléo que decidiu denunciar Matosinho para o diretor da instituição. Teodorico diz a Elias que ele pode ser o fornecedor oficial de merenda da prefeitura. Miss Sardine vai até o Sítio e fala para Emília que faz questão de convidá-la pessoalmente para sua festa. Patty Pop fica decepcionada. Cléo conta para João o que Dona Benta pretende fazer. César pula o muro do Sítio e é perseguido por Quindim e Conselheiro. Tio Barnabé, Zé Carijó e Cléo perguntam a César o que ele está fazendo ali e ele explica que é um repórter. Saraiva percebe que Matosinho o levou para a casa de Marcela.
Capítulo 84: Saraiva fala para Matosinho que não quer ficar ali. Marcela tenta acalmar Saraiva, afirmando que só foi dura com ele da outra vez porque quer ajudá-lo a recuperar a memória. Matosinho exige que Marcela lhe dê dinheiro por ter trazido Saraiva, mas ela avisa que só vai pagá-lo quando ele capturar João. Marcela trata Saraiva bem e diz que vai levá-lo ao médico para ajudá-lo a recuperar a memória. Dona Benta convida César para um lanche. Narizinho fica encantada por César. César e Cléo conversam. João vê e fica enciumado. Emília mostra Thumbelina a César e conta que ela está se escondendo de três bruxas no Sítio. Visconde coloca um rótulo de veneno num vidrinho e esconde Thumbelina lá dentro. Cuca vê tudo em seu caldeirão e reúne Carochinha e Joaninha para buscar Thumbelina e João. César ouve histórias assombrosas de todos os habitantes do Sítio. Cléo vê Cuca, Carochinha, Joaninha e Pesadelo chegando ao Sítio e avisa as crianças. Cuca quer capturar João com a ajuda de Pesadelo, enquanto Carochinha e Joaninha vão pegar Thumbelina. Pedrinho, Narizinho e Emília combatem as bruxas. César, com medo, não vai. Emília fica chocada com a covardia de César. Carochinha exige que Visconde lhe diga onde está Thumbelina. Pedrinho manda Carochinha largar Visconde. Cuca quase pega João, mas Cléo o salva. Pedrinho luta com Carochinha, enquanto Emília e Narizinho enfrentam Joaninha. César se veste de Máscara Verde e vai ajudar.
Capítulo 85: Carochinha imobiliza Emília, Narizinho e Pedrinho com gosma e pega Thumbelina dentro do vidrinho. Máscara Verde chega e manda Carochinha largar Thumbelina. Cuca e Pesadelo, zonzos, tentam perseguir João mas esbarram um no outro. Máscara Verde prende Carochinha e Joaninha, depois vai embora. Emília, Narizinho e Pedrinho ficam maravilhados. Cuca persegue Cléo e João a defende. Cuca faz um feitiço que deixa João paralisado. Máscara Verde derrota Cuca e Pesadelo, que desaparecem do Sítio. João volta ao normal. Emília quer prender Joaninha e Carochinha, mas elas desaparecem antes que a boneca faça alguma coisa. Cuca promete se vingar de Máscara Verde. Narizinho se preocupa com sua aparência e se arruma toda. Emília estranha o comportamento de Narizinho. César elogia Narizinho e ela fica radiante. Pedrinho se oferece para levar César para ver Saci. Narizinho chama César para a festa de Miss Sardine e afirma que Saci vai estar lá também. César vê Carochinha e Joaninha machucadas e desconfia de que elas sejam as bruxas que combateu na noite anterior. Teodorico fala para a professora que as crianças terão que comprar suas merendas na venda de Elias. A professora fica indignada. Marcela leva um médico para hipnotizar Saraiva e fazer com que ele se lembre do passado. Saraiva fala na joia. Dona Benta telefona para o diretor da instituição para denunciar Matosinho.
Capítulo 86: Dona Benta fala para o diretor da instituição que tem uma denúncia grave contra Matosinho. O diretor quer conversar pessoalmente com Dona Benta. João fica apavorado ao saber que o diretor vai ao Sítio e anuncia que vai fugir novamente. Emília fala para João que ele pode se esconder na casa de Tio Barnabé. Teodorico pára de fornecer a merenda escolar das crianças para que elas sejam obrigadas a comprá-la de Elias. Pedrinho e Narizinho percebem que alguns de seus amigos não têm dinheiro para comprar a merenda e dividem com eles o lanche que Tia Nastácia preparou. Saraiva é hipnotizado por uma médica e começa a se lembrar da joia. Marcela fica tão ansiosa que tira Saraiva do transe. César fala para Narizinho que quer ir à festa de Miss Sardine com ela, pois deseja conhecer o Saci. Narizinho fica encantada. João decide fugir e deixa um bilhete de despedida para Cléo dizendo que a ama. Cléo encontra João antes de sua fuga e pede que ele não vá embora. Cléo e João descobrem que Tetéia estava fazendo intrigas e tentando separá-los. Narizinho se preocupa em ficar bonita para a festa de Miss Sardine. Emília estranha a atitude dela. Patty Pop fica furiosa ao chegar à festa e saber que o Príncipe Escamado não irá. Cuca não gosta de saber que Miss Sardine deu uma festa sem convidá-la e decide estragar tudo. César fica fascinado ao ver o Saci. Tetéia vai até o Sítio saber notícias de João. Cléo manda Tetéia se afastar de João. João aparta a briga e é visto pelo diretor.
Capítulo 87: João foge correndo para a casa de Barnabé. Cléo tenta convencer o diretor de que foi um engano, mas ele vai à casa de Barnabé conferir. João manda Zé Carijó vestir suas roupas e se esconder . O diretor vê Zé Carijó com as roupas de João e acha que se enganou. Dona Benta conta para o diretor que Matosinho ameaçava João. Tetéia explica para João que só inventou mentiras porque gosta dele. João manda Tetéia se afastar dele. Ela fica magoada. Emília obriga Visconde a dançar sem parar. César faz várias perguntas a Saci. Patty Pop percebe que Narizinho está interessada em César. Cuca se arruma para ir à festa de Miss Sardine. Patty Pop se aproveita de um momento em que Emília deixa Visconde em paz e o tira para dançar. Emília fica furiosa e derrama um refresco no vestido de Patty Pop. O diretor garante a Dona Benta que vai investigar Matosinho e pede que ela mande João de volta para a instituição se souber onde ele está. César tira Narizinho para dançar. Animada, ela nem liga para a falta de jeito do futuro jornalista. Cuca aparece na festa de Miss Sardine e faz um feitiço para chover canivetes de verdade. Saci tira o pessoal do Sítio. Cecéu diz a César que ouviu um assobio de bruxa vindo do quarto de Joaninha. César e Cecéu decidem investigar, mas Carochinha diz que Joaninha está descansando e não quer ser incomodada. Joaninha não aguenta mais pedir sal e adormece encostada na Igreja. Joaninha acorda nua com todos os homens ao seu redor.
Capítulo 88: Teodorico manda o delegado Perilúcio prender Joaninha. Cecéu descobre que tem pagar uma fiança para tirar Joaninha da cadeia, mas não tem dinheiro nenhum. Ela pede dinheiro a Teodorico e Elias, mas os dois se recusam. Dr. Madeira faz um atestado dizendo que Joaninha é maluca e diz a Cecéu que, com aquilo, eles podem tirar Joaninha da cadeia. Joaninha volta para casa. Cecéu pergunta a Joaninha o que houve, mas ela afirma que não se lembra de nada. João pede que Cléo tome cuidado com Tetéia e não acredite nas intrigas dela. Patty Pop leva Visconde até a casa de Miss Sardine e diz que ele pode consertar qualquer coisa que tenha quebrado durante a chuva de canivetes. Miss Sardine pede que Visconde conserte seu computador, pois precisa conversar com seus amigos virtuais. Emília explica para Narizinho e Pedrinho que Joaninha é uma bruxa e avisa que ela quer pegar Thumbelina. Marcela manda Matosinho ir ao Sítio mais uma vez para procurar João. O diretor fala para Matosinho que ele está sendo investigado e não pode deixar a cidade sem avisar a polícia. Cuca olha no seu caldeirão e descobre que João está escondido na casa de Tio Barnabé. Joaninha implora que Carochinha desfaça o feitiço que a fez virar bruxa. Carochinha diz que só fará isso se Joaninha capturar Thumbelina. Emília decide que Thumbelina tem que imitar a história de Romeu e Julieta para se salvar de Carochinha de uma vez por todas. Tetéia pede desculpas a Cléo e pergunta se elas podem ser amigas.
Capítulo 89: Tetéia afirma para Cléo que percebeu que João gosta mesmo dela e garante que não vai mais atrapalhar o namoro deles. Cléo não percebe que Tetéia está cruzando os dedos enquanto fala isso e dá um voto de confiança. Emília manda Saci espalhar um boato para todas as bruxas. Saci aparece na pensão de Joaninha. Cecéu comenta com César que o leite que estava esquentando coalhou. César desconfia de que o Saci esteja por perto. Carochinha não acredita no que Saci conta e vai até o Sítio confirmar. Tia Nastácia vê Thumbelina deitada numa caixa de fósforos e todas as crianças chorando. Tia Nastácia acha que Thumbelina morreu e fica arrasada, mas ela sai voando da caixa para consolá-la. Emília explica que eles estão fingindo que Thumbelina morreu para enganar as bruxas que querem capturá-la. João sai da casa de Tio Barnabé para participar do velório de mentirinha. Carochinha vê o velório de Thumbelina e se desespera, pois acredita que ela morreu mesmo. Cuca pergunta a Tio Barnabé onde está João. Tio Barnabé se recusa a dizer e Cuca o transforma num galo. César fala para Cecéu que Joaninha foi transformada em bruxa. Carochinha se convence da morte de Thumbelina e vai embora. Cuca faz um feitiço para todos no Sítio adormecerem e captura João. Carochinha parte para o País das Fadas e se recusa a desfazer o feitiço que transformou Joaninha em bruxa. Joaninha confessa para Cecéu e Tetéia que vira bruxa todas as noites e pede que elas não contem a ninguém. Zé Carijó, fantasiado de Máscara Verde, manda Cuca soltar João.
Capítulo 90: Cuca ameaça jogar um feitiço no Máscara Verde. Ele prende Cuca com um laço. João tenta descobrir quem é o Máscara Verde, mas ele desaparece. Dona Benta e Tia Nastácia ficam preocupadas porque percebem que nenhuma das crianças dormiu em casa. Tio Barnabé volta a ser gente, mas fica preso em cima do telhado, pois foi para lá quando ainda estava transformado em galo. Tia Nastácia o vê em cima do telhado e acha que ele está ficando doido. As crianças acordam do feitiço de Cuca e percebem que dormiram a noite toda no celeiro. Elas tentam explicar para Dona Benta que foram enfeitiçadas, mas levam bronca assim mesmo. Dona Benta fica indignada ao saber que Teodorico está obrigando as crianças da escola a comprar a merenda com Elias. Marcela tenta hipnotizar Saraiva novamente, mas não consegue. A médica diz a Marcela que, para recuperar a memória, Saraiva precisa ficar perto de alguém que ama muito. Marcela lembra que a única pessoa que Saraiva ama no mundo é Cléo. Dona Benta fala para Teodorico que vai denunciá-lo por desviar o dinheiro da merenda escolar. Ogro Fredegundo prende Carochinha numa teia de aranha gigante ao saber que ela não conseguiu capturar Thumbelina. Dona Benta incita o povo do arraial a exigir que Teodorico volte a fornecer a merenda de graça. Teodorico fica apavorado e se tranca na prefeitura. Marcela chega ao Sítio com Saraiva. João vê os dois juntos e não entende nada, porque conhece Dr. Saraiva como Felisberto.
Capítulo 91: João não entende nada ao ver Saraiva com Marcela. Marcela explica para Tia Nastácia que trouxe Saraiva para ver Cléo. Saraiva é muito gentil com Tia Nastácia. Pedrinho, Emília e Dona Benta incitam o povo a exigir que Teodorico explique por que as crianças estão tendo que pagar pela merenda. Elias e Teodorico se trancam na prefeitura, sem saber o que fazer. Emília leva o povo até a prefeitura. Teodorico, sem ter outra saída, concorda em receber Dona Benta para debater a questão. Dona Benta entra na prefeitura com Pedrinho, Narizinho, Cléo e Emília. César dá um gravador a Cléo e manda que ela grave a declaração do prefeito. Saraiva passeia pelo Sítio e conhece alguns de seus habitantes. Saraiva fica radiante ao ver João que descobre que Saraiva é o tio desaparecido de Cléo e garante que ela vai adorar vê-lo. Dona Benta encontra Teodorico escondido embaixo da mesa e fica chocada. Emília exige que Teodorico se explique para o povo. Ele anuncia que a prefeitura vai pagar pela merenda que Elias fornece às crianças. Todos aplaudem. Dona Benta avisa que vai fiscalizar pessoalmente se a merenda está sendo entregue de graça para os alunos. João conta para Saraiva que Marcela é perigosa e pede que não conte para ela que o viu ali. Marcela acha que Saraiva está demorando demais em seu passeio e decide procurá-lo.
Capítulo 92: Saraiva teme que Marcela veja João, mas ele foge antes que ela perceba sua presença. Elias não gosta de saber que só vai receber o dinheiro da prefeitura pelas merendas e não mais o dinheiro das crianças. Cléo mostra a César que gravou a declaração de Teodorico. Tetéia vê Cléo conversando com César. Céceu deixa claro para o delegado que ainda não o perdoou por ter prendido Joaninha. Dr. Madeira acha que agora terá uma chance com Cecéu, mas ela só tem olhos para César. Marcela mostra a Cléo que trouxe Saraiva para vê-la. Cléo fica radiante ao ver Saraiva. Saraiva não se lembra de Cléo. João conta para Cléo que Saraiva é um dos membros da caravana teatral que o ajudou a fugir de Matosinho. Cléo fica preocupada, pois se dá conta de que Marcela mentiu quando disse que Saraiva estava se tratando na Suíça. Marcela fala para Dona Benta que Saraiva precisa conviver com Cléo até recuperar a memória. Dona Benta não gosta de saber que Marcela vai ficar hospedada no Sítio. Emília manda Visconde inventar uma máquina para Saraiva recuperar a memória. Dr. Madeira convence Cecéu a fazer um piquenique na beira do rio. Iara encanta Dr. Madeira. Cléo conta para Saraiva que ele ia lhe falar sobre sua herança antes de perder a memória. Marcela escuta atrás da porta e fica ansiosa, pois acha que Saraiva vai se lembrar da joia.
Capítulo 93: Saraiva fala para Cléo que não se lembra de nada. Dr. Madeira entra no rio e desaparece. Cecéu grita por socorro. Miss Sardine adivinha que foi Iara quem encantou Dr. Madeira e garante a Cecéu que vai salvá-lo. Marcela não aguenta mais morar no Sítio e decide esperar na pensão até que Saraiva recupere a memória. Saraiva conta para Cléo que Marcela quer que ele se lembre onde escondeu uma jóia.Cléo deduz que a joia deve ser sua herança. Visconde termina sua máquina de recuperar a memória, que tem um capacete acoplado. Saraiva coloca o capacete, mas a máquina dá um curto e ele fica todo chamuscado. João se dá conta de que Cléo vai ficar muito rica quando receber sua herança e teme que ela esqueça dele. Cléo garante a João que sempre vai gostar dele. Cecéu conta para César que Dr. Madeira sumiu no riacho. César afirma para Cecéu que conhece alguém que pode ajudar Dr. Madeira. Miss Sardine tenta tirar Dr. Madeira do transe. Dr. Madeira gosta de Miss Sardine. César se transforma em Máscara Verde para salvar Dr. Madeira. Zé Carijó coloca sua roupa de Máscara Verde e vai atrás. César vê que Dr. Madeira não precisa mais de ajuda, pois já está feliz com Miss Sardine. Iara fica furiosa ao perceber que Dr. Madeira sumiu. Tetéia deixa um envelope para Cléo. Ela abre o envelope e vê que tem um bilhete de César marcando um encontro com ela. João pergunta a Cléo de quem é o bilhete.
Capítulo 94: Cléo mente para João dizendo que o bilhete é da sua professora. João fica desconfiado. Cléo garante a Thumbelina que não quer namorar César e explica que só mentiu para João para que ele não sentisse ciúmes à toa. João confessa para Saraiva que ficou com ciúmes quando viu que Cléo recebeu um bilhete. Saraiva garante a João que é dele que Cléo gosta. Tetéia imita a voz de Cléo no telefone e pede para se encontrar com César. Cecéu fica com ciúmes ao saber que César vai se encontrar com Cléo. Iara vê que Miss Sardine está com Dr. Madeira e discute. Iara leva Dr. Madeira de volta para ao riacho. Visconde garante a Saraiva que consertou sua máquina e pede que ele faça outra tentativa. Saraiva vira criança outra vez graças à máquina de Visconde e começa a fazer traquinagens por todo o Sítio. Marcela fica furiosa ao ver o estado de Saraiva, pois teme que ele nunca mais recupere a memória. Miss Sardine acorda do desmaio e decide que vai tirar Dr. Madeira do fundo do riacho. Cléo comenta com Narizinho que César marcou um encontro com ela. Narizinho fica arrasada e chora de ciúmes. Thumbelina pergunta a Narizinho se ela está chorando por César e ela afirma que não. Carochinha manda um recado para Cuca avisando que foi capturada pelo Ogro Fredegundo. Tetéia conta para João que Cléo foi se encontrar com César. Cléo e César não entendem nada, porque cada um acha que foi o outro quem marcou o encontro. João vê César e Cléo juntos e fica furioso.
Capítulo 95: João vai embora furioso. Cuca não dá bola para o bilhete de Carochinha e decide que não vai salvá-la. Dona Benta fala para Visconde que Saraiva está fazendo a maior bagunça no Sítio e exige que ele o faça voltar ao normal o mais rápido possível. Saraiva rouba o charuto de Tio Barnabé e o usa para fazer bolhinhas de sabão. César pede para acompanhar Cléo até o Sítio. Cecéu vê Cléo e César juntos e fica arrasada. Cuca encontra um feitiço para acabar com Máscara Verde. Ela descobre que precisa de um tipo de cogumelo para fazer o feitiço e vai colhê-lo. João acha que foi enganado por Cléo e se esconde na mata para chorar de tristeza. Cuca vê João chorando sozinho e o captura. César escuta João gritando por socorro. Ele dá uma desculpa para Cléo e vai embora para colocar sua roupa de Máscara Verde. Cuca prende João a uma árvore. Máscara Verde chega e exige que Cuca solte João. O herói fica zonzo. Saci vê a confusão e pergunta o que está acontecendo. Máscara Verde manda Saci levar João para longe dali. Saci leva João até o Sítio e explica que o encontrou na mata. Cléo pergunta a João por que ele estava na mata e não escondido na casa de Tio Barnabé. Saci conta para Zé Carijó que Cuca capturou Máscara Verde. João fala para Cléo que a viu com César.
Capítulo 96: João fala para Cléo que a viu conversando com César. Cléo explica para João que Tetéia armou aquele encontro para deixá-lo com ciúmes. Saci leva Emília e Pedrinho para salvar Máscara Verde das garras de Cuca. Saraiva se mete no meio e vai também. Emília e Pedrinho libertam Máscara Verde e vão embora no redemoinho de Saci, sem perceber que deixaram Saraiva para trás. Máscara Verde agradece à Emília e Pedrinho e desaparece. Emília e Pedrinho se dão conta de que Saraiva está na caverna da Cuca. Dona Benta pergunta às crianças onde está Saraiva. Saci conta para João que Saraiva foi capturado por Cuca e decide salvá-lo. Emília fala para Dona Benta que Saraiva está brincando. Cuca tenta lançar feitiços em Saraiva, mas ele foge e os feitiços pegam em Pesadelo. João quebra um frasco na cabeça de Cuca e salva Saraiva. Cuca fica furiosa, pois a poção que havia dentro do frasco a deixa careca. Saraiva conta para Dona Benta que viu um menino. Ela desconfia de que seja João, mas as crianças afirmam que não passa da imaginação dele. Carochinha manda um recado para Joaninha pedindo que ela a salve do Ogro Fredegundo. João fica magoado por Cléo ter mentido e decide ir embora. Thumbelina vê João fugindo.
Capítulo 97: Thumbelina avisa para Cléo que João está indo embora. Cléo corre até João e pergunta por que ele está fugindo. João fala para Cléo que eles nunca vão dar certo, pois ela mentiu. Joaninha chega ao País das Fábulas toda atrapalhada com sua vassoura. Cléo diz a João que vai fugir com ele. O Ogro Fredegundo vê Joaninha tentando salvar Carochinha e a impede. João fica emocionado com a atitude de Cléo e volta para o Sítio. Cecéu vê que Joaninha não voltou e teme que ela tenha virado pata. Carochinha percebe que o Ogro Fredegundo se apaixonou por Joaninha. Visconde coloca Saraiva em sua máquina para que ele volte ao normal. A máquina explode. Saraiva deixa de ser criança e começa a se comportar como um velhinho rabugento. Cléo avisa João que vai se vingar de Tetéia. Iara hipnotiza o Dr. Madeira, que se esqueceu completamente de Miss Sardine. Dr. Madeira acorda quando Iara se afasta dele e procura Miss Sardine. Cléo segura Tetéia pelo braço e pergunta se foi ela quem armou o encontro com César. Angico e Zequinha vêem a cena de longe e ficam curiosos. Tetéia nega que tenha armado o encontro. Cléo fica furiosa e briga com Tetéia.
Capítulo 98: A professora leva Cléo e Tetéia para a diretoria. A professora chama Cecéu e Marcela na escola. Marcela pergunta a Cléo por que ela estava brigando, mas ela se recusa a responder. Tetéia fica interessada ao descobrir que Marcela é madrasta de Cléo. Dr. Madeira garante a Miss Sardine que jamais esteve interessado em Iara , que chega em sua caverna e fica furiosa ao descobrir que Dr. Madeira desapareceu. Joaninha acorda do desmaio e Carochinha conta que o Ogro Fredegundo se apaixonou por ela. Marcela pergunta a Tetéia se ela estava brigando com Cléo por causa de João. Tetéia diz que é amiga de Cléo e que estavam brigando por uma bobagem. O Ogro Fredgundo quer se casar com Joaninha , que fica apavorada, mas Carochinha acha graça. Cuca manda Pesadelo arranjar uma peruca e ele rouba a de Patty Pop. Iara faz um imenso jantar para Dr. Madeira. Dr. Madeira vai visitar Miss Sardine, e fica preocupado ao ver que ela lhe preparou um jantar também. Patty Pop se desespera ao descobrir que roubaram sua peruca e acusa Emília. César vai ao Sítio para falar com Cléo. João o vê e pergunta a Cléo o que ele está fazendo ali.
Capítulo 99: César mostra a Cléo que a matéria sobre a merenda escolar já saiu no jornal. Cléo fica sem graça. César não percebe o embaraço de Cléo. Patty Pop procura por sua peruca nas coisas de Emília, que garante que não a pegou. Saraiva confunde a porta do armário com a porta do corredor e se tranca lá dentro. Tia Nastácia morre de rir da confusão. Saraiva trata Tia Nastácia com falta de educação. Cléo explica para César que João é seu namorado e avisa que ninguém pode saber que ele está no Sítio. João fala para Cléo que César gosta dela. Patty Pop pede que Zé Carijó olhe dentro do poço para saber se Emília jogou sua peruca lá dentro. César se oferece para ajudar e cai dentro do poço. Tio Barnabé resgata César, que não encontra a peruca. Iara percebe que Dr. Madeira sumiu de novo e sai para procurá-lo. Dr. Madeira vê Iara se aproximando e fala para Miss Sardine que precisa ir embora. Iara e Miss Sardine morrem de rir ao ver Cuca de peruca rosa. Visconde vai buscar Saraiva para fazer mais uma tentativa em sua máquina, mas descobre que ele desapareceu. Saraiva se esconde no galinheiro. Todos procuram Saraiva pelo Sítio, até que Tio Barnabé o encontra coberto de penas no galinheiro. Teodorico fica furioso ao descobrir que César escreveu uma matéria sobre o escândalo da merenda escolar. Visconde prende Saraiva à máquina e ele volta ao normal. Marcela acha que Saraiva recuperou a memória e fica radiante
Capítulo 100: Saraiva explica para Marcela que sua memória ainda não voltou. Marcela fica frustrada. João garante a Saraiva que sua memória vai voltar com o tempo. Saraiva pede desculpas a Tia Nastácia por tê-la tratado mal. A peruca de Cuca se enrosca num galho de árvore e ela fica careca de novo. Saci ri, rouba a peruca de Cuca e a devolve a Patty Pop. Miss Sardine vê Iara procurar por Dr. Madeira e pergunta se perdeu o namorado. Iara, sem querer dar o braço a torcer, garante que seu namoro está ótimo. Miss Sardine segue Iara e descobre que ela não sabe mesmo onde está o médico. Dr. Madeira conta para o Delegado Perilúcio que está apaixonado por duas sereias. Narizinho percebe que César está gentil com Cléo e fica com ciúmes. Teodorico fala para César que vai processá-lo pela matéria. Marcela fica encantada ao saber que Teodorico é o prefeito da cidade e joga charme para ele. Dona Benta vê Narizinho pensativa e descobre que ela está apaixonada por César. Joaninha escapa do Ogro Fredegundo e foge sem salvar Carochinha. Dr. Madeira fala para Cecéu que não vai mais namorá-la, mas teme decepcioná-la. Cecéu acha graça e deseja boa sorte a Dr. Madeira. Marcela deixa claro para Tetéia que quer saber onde está João e levá-lo para longe de Cléo. Tetéia tem uma ideia.
Capítulo 101: Tetéia fala para Marcela que Cléo está ficando cada vez mais amiga de Angico e Zequinha e garante que ela está quase esquecendo João. Marcela fica radiante, pois sabe que Angico e Zequinha são os netos de Teodorico, o homem mais rico da região. Cléo ajuda Zequinha a gravar uma fita com suas músicas. Angico fica com ciúmes da amizade de Zequinha com Cléo e o acusa de ser um traidor. Os dois brigam. Teodorico fica preocupado ao ver os netos brigando e afirma que eles precisam esquecer Cléo. Narizinho pensa em César. Dona Benta percebe que Narizinho anda muito diferente e fica preocupada. Saraiva fala para Cléo que parte de sua memória voltou, mas explica que ainda não conseguiu lembrar nada sobre a jóia. João fica com ciúmes ao saber que Cléo ajudou Zequinha a gravar sua fita. Cléo pede que João confie nela e garante que nunca vai gostar de outra pessoa. Joaninha chora e fala para Cecéu e César que não aguenta mais ser bruxa. Carochinha fala para o Ogro Fredegundo que, se ele a soltar, ela trará Joaninha de volta. Iara procura por Dr. Madeira e não entende onde ele foi parar. Dr. Madeira visita Miss Sardine, que pergunta se é verdade que ele reatou o namoro com Iara. Pesadelo dá um sombreiro a Cuca para que ela cubra sua careca. Patty Pop e Emília acham que Narizinho está chateada e tentam animá-la. Tetéia fala para Cléo que, se ela não desistir de João, vai contar para Marcela que ele está escondido no Sítio.
Capítulo 102: Cléo fica chocada com a atitude de Tetéia. Emília conta para João que Tetéia está conversando com Cléo no Sítio. João fica preocupado, pois teme que Tetéia vá fazer intrigas de novo. Ele decide ouvir a conversa, mas dá de cara com Dona Benta e é obrigado a se esconder. Emília manda que Patty Pop distraia Dona Benta para que João não seja visto. Patty Pop finge que um de seus olhos emperrou e pede que Dona Benta a ajude a consertá-lo. João pergunta a Cléo e Tetéia sobre o que elas estavam conversando. Cléo fala para João que Tetéia veio pegar um dever de casa, mas ele continua desconfiado. Visconde tenta consertar o olho de Patty Pop com uma chave de fenda e ela diz que o defeito passou. Marcela fala para Cléo que vai mandar João direto para a instituição se o descobrir no Sítio. Miss Sardine paparica Dr. Madeira, que garante que só tem olhos para ela. Dr. Madeira sai da casa de Miss Sardine e vai visitar Iara, a quem também jura fidelidade. Cuca manda Pesadelo catar ervas que façam seu cabelo voltar a crescer. O Ogro Fredegundo solta Carochinha, que jura que vai capturar Joaninha. Teodorico convida Marcela para um chá. João fala para Saraiva que acha que Cléo está lhe escondendo algo. Cléo vê Tetéia conversando com Marcela e diz que precisa falar com ela.
Capítulo 103: Tetéia interrompe sua conversa com Marcela para falar com Cléo. Zé Carijó vê Cléo conversando com Tetéia e estranha. Cléo fala para Tetéia que vai desistir de João, mas avisa que ele jamais gostará dela. Tetéia garante a Cléo que vai fazer com que João a esqueça. César vê Cléo chorando e se preocupa. Tetéia fala para Cecéu que, em breve, vai namorar João. Zé Carijó vê que Cléo está triste e pergunta se Tetéia lhe fez alguma maldade. Cléo dá uma desculpa e ele desconfia que ela esteja escondendo alguma coisa. Todos no Sítio percebem que Cléo está triste e ficam preocupados. Zé Carijó conta para João que Cléo ficou triste depois que conversou com Tetéia. João pergunta a Cléo o que Tetéia lhe falou. César comenta com Cecéu que está preocupado com Cléo. Cléo diz para João que está apaixonada por César. João acha que ela está mentindo e garante que vai descobrir a verdade. Carochinha espera que Joaninha se transforme em fumaça e a captura numa garrafa. César dá uma palestra na escola e Narizinho fica encantada. Cuca cria uma poção que faz com que seus cabelos cresçam de novo. João exige que Tetéia lhe diga o que falou para Cléo. Cléo vê João conversando com Tetéia e teme que ele descubra a verdade. Ela dá um beijo em César para que João veja. Cecéu e Narizinho vêem e ficam chocadas. João fica arrasado
Capítulo 104: João vai embora muito chateado. Cléo pede desculpas a César e sai arrasada por ter magoado João. César não entende nada. Tetéia percebe que seu plano deu certo e fica satisfeita. Cecéu trata César friamente. Cuca tenta capturar João e vai com Pesadelo até o Sítio. Emília vê Cuca no Sítio e atira uma granada de vespa nela. Cuca faz com que a granada vire uma bola de farinha e atinja Emília, que é obrigada a fugir. Emília manda Visconde vigiar Cuca para ter certeza de que ela não vai conseguir pegar João. Cuca captura Rapadura e explica para Pesadelo que vai usá-lo para atrair João. Visconde vê Cuca indo embora do Sítio e, sem perceber que ela está levando Rapadura, fica aliviado. Emília estranha que Cuca tenha ido embora de mãos vazias. Carochinha fala para Joaninha que vai levá-la para se casar com o Ogro Fredegundo. João percebe que Rapadura desapareceu e fica preocupado. Pedrinho conta para João que Cuca esteve no Sítio e ele deduz que ela deve ter capturado Rapadura. João e Pedrinho pedem que Saci os leve até a caverna de Cuca em seu redemoinho. Zé Carijó se fantasia de Máscara Verde e vai também. Cuca deixa Rapadura na entrada de sua caverna. Saci tenta pegar Rapadura em seu redemoinho, enquanto Pedrinho, João e Zé Carijó observam de longe. Cuca se aproxima por trás e consegue capturar João. Ela lança um feitiço em João e o transforma num lobisomem.
Capítulo 105: Cuca faz com que a noite caia mais cedo. João se transforma em lobo e começa a uivar para a lua. Com a chegada da noite, Joaninha se transforma em mulher dentro do vidro onde estava presa e consegue se libertar. Carochinha não compreende como a noite pode ter chegado tão rápido. César explica para Marcela e Cecéu que aquilo pode acontecer quando alguém é transformado em lobisomem. Cuca e Pesadelo voltam para sua caverna e o dia volta a surgir. João se transforma de novo em menino e não se lembra de nada do que lhe aconteceu. Emília sugere a João que ele deve ter lutado com Cuca e feito com que ela fugisse. Cuca explica para Pesadelo que João só vai descobrir que virou lobisomem da próxima vez em que se transformar. João percebe que Rapadura está com medo dele e não compreende. Miss Sardine decide dar uma festa para contar a todos que ela e Dr. Madeira estão namorando. Iara fala para Dr. Madeira que vai dar uma festa de aniversário e ele fica apavorado ao saber que as duas festas serão no mesmo dia. Cléo explica para César que precisa fazer com que João acredite que eles estão namorando. César concorda em ajudar Cléo. Joaninha volta para sua pensão e dá de cara com Carochinha. João fala para Pedrinho que vai embora do Sítio. Pedrinho pede que João não vá e diz que o considera um irmão mais velho. Cai a noite e João percebe que suas mãos estão se enchendo de pêlos.
Capítulo 106: João se dá conta de que Cuca o transformou num lobisomem e sai correndo do Sítio. Cuca vê a transformação de João em seu caldeirão e gargalha. Saci ouve os uivos de João transformado em lobo e adivinha que há um lobisomem por aquelas bandas. Zé Carijó ouve os uivos e morre de medo. Dona Benta fala para as crianças que deve haver um lobo ali por perto. Tia Nastácia afirma que quem está uivando não é um lobo, mas um lobisomem. Joaninha foge de Carochinha em sua vassoura. Carochinha teme não conseguir capturar Joaninha, pois sabe que o Ogro Fredegundo ficará furioso com ela. Dona Benta repreende Tia Nastácia, porque ela está falando bobagens para as crianças. Saraiva comenta que o uivo do lobo é carregado de tristeza. João acorda como gente no dia seguinte e fica horrorizado ao perceber que passou a noite como lobisomem. Tio Barnabé fica preocupado quando acorda, pois percebe que João desapareceu de sua cabana durante a noite. Cléo teme que João tenha ido embora, mas vê que suas coisas ainda estão no Sítio. João chora, pois sabe que não pode viver perto de ninguém enquanto for um lobisomem. Pedrinho teme que João tenha sido capturado pelo lobisomem e decide procurá-lo. Dona Benta proíbe as crianças de entrarem no capoeirão enquanto o lobo estiver lá. As crianças entram no capoeirão escondidas na carroça de Zé Carijó. Pedrinho, Narizinho e Emília chamam por João. Ele ouve a voz de Pedrinho
Capítulo 107: João vai se encontrar com Pedrinho, Narizinho e Emília. Pedrinho conta para João que tem um lobisomem por ali e pergunta se ele não quer ajudá-lo a caçar o monstro. João fica arrasado. Saraiva pergunta a Cléo se é verdade que ela não gosta mais de João. Cléo garante a Saraiva que seu namoro com João acabou. Saraiva percebe que Cléo está mentindo e não entende por quê. João fala para Pedrinho que vai morar no capoeirão e pede que ele cuide de Rapadura. Pedrinho, Narizinho e Emília não entendem nada. Saraiva diz a Cléo que João deve ter ido embora porque ficou triste demais com o fim do namoro deles. Cléo fica arrasada. Iara fala para as crianças que vai dar uma festa de aniversário. Miss Sardine diz que vai dar uma festa no mesmo dia para apresentar seu namorado para todos. Iara fica furiosa e manda Miss Sardine mudar o dia de sua festa, mas ela não quer nem saber. Cecéu chora ao saber que César está namorando Cléo. Cléo, constrangida por ter que mentir, conta para Dona Benta que está namorando César. Narizinho ouve e fica arrasada. Emília vê Narizinho chorando e pergunta se ela está daquele jeito por causa de César. Narizinho fica surpresa com a perspicácia de Emília, mas nega. Dona Benta percebe que Cléo está lhe escondendo alguma coisa. Saraiva encontra João no capoeirão e pergunta por que ele decidiu viver longe de todos os seus amigos. Cléo pensa nos momentos que viveu com João e chora. Tetéia pergunta a Cléo onde está João.
Capítulo 108: Cléo fala para Tetéia que João foi embora do Sítio. Tetéia decide procurar João. João fala para Saraiva e Pedrinho que não quer mais ser amigo deles. Saraiva e Pedrinho vão embora chateados. Saraiva garante a Pedrinho que João só disse aquilo porque está magoado. Emília fica furiosa ao saber que João não quer voltar para o Sítio e declara que ele é um mal-agradecido. César conta para Cléo que está pensando em fazer um programa de rádio entrevistando pessoas que já tiveram contato com criaturas folclóricas. Cléo gosta da ideia. Narizinho vê César e Cléo juntos e começa a chorar. Dona Benta percebe e pergunta se é por causa de César. Saci vê João e nota que há algo diferente nele. Tetéia encontra João no capoeirão. João é ríspido com Tetéia e afirma que nunca vai querer namorá-la. Tetéia fica triste, mas decide que não vai desistir de João. Narizinho confessa para Dona Benta que está gostando de César. Dona Benta explica para Narizinho que ela ainda tem muitos amores pela frente e a aconselha a não sofrer por César. Angico conta para Marcela que gosta de Cléo. Marcela acha que Angico é um bom partido para Cléo e promete que vai tentar convencê-la a fazer as pazes com ele. Teodorico fica cada vez mais encantado com Marcela. Joaninha vê os dois juntos e fica furiosa. Zequinha explica para Angico que Cléo nunca vai fazer a vontade de Marcela, pois a detesta. Cléo leva Saraiva para ouvir uma transmissão da rádio onde trabalha. Teodorico vê Saraiva e o reconhece.
Capítulo 109: Teodorico conta para Marcela que Saraiva estudou com ele na faculdade. Saraiva conta para as crianças que Teodorico não gostava de estudar e ficava furioso quando ele não lhe dava cola nas provas. Teodorico conta para Marcela que detesta Saraiva, pois ele roubou sua namorada e se casou com ela. Marcela fica encantada e fala que também tem raiva de Saraiva. Emília sugere a César que ele entreviste Saci para seu programa sobre folclore. Pedrinho promete levar Saraiva até o capoeirão para falar com Saci. Emília exige ser a entrevistadora, já que foi ela quem deu a ideia. Cecéu fica chateada por não ser tão inteligente quanto Cléo e diz a Joaninha que quer voltar a estudar. Tetéia pergunta a Cléo se ela revelou o trato delas para João. Cléo garante que não contou nada e pede que Tetéia a deixe em paz. Tetéia pega o microfone de Cléo e diz que ela vai oferecer uma música para César. César morre de vergonha. João ouve a música e acha que Cléo o esqueceu de vez. Joaninha fala para Cecéu que ela está velha demais para ir à escola. Emília fala para Patty Pop que descobriu uma maneira de comparecer à festa da Iara sem se embolorar, mas se recusa a contar qual. Patty Pop fica morrendo de curiosidade. João se transforma em lobisomem e vai para o Sítio roubar uma galinha. Cléo encontra João no galinheiro, mas não o reconhece.
Capítulo 110: Cléo fica paralisada de medo. João a encara com ternura e vai embora. Cléo diz a Saraiva que o lobo que viu tinha olhos de gente. Ela conta que reconheceu os olhos, mas não sabe de onde. João vira gente de novo ao amanhecer e se lembra de ter visto Cléo quando estava transformado. Ele fica com medo de ter feito algum mal a ela. Patty Pop e Narizinho se arrumam para ir às festas de Iara e Miss Sardine. Emília conta para Patty Pop que vai usar uma roupa nova, que Visconde fez especialmente para ela. Pedrinho convida César para ir às festas dizendo que será uma boa ocasião para entrevistar Saci. Emília mostra a todos que Visconde fez para ela um escafandro prateado com uma decoração de fundo do mar. Todos admiram o traje de Emília, mas Patty Pop afirma que ela ficou gorda com ele. Dr. Madeira chega à festa de Miss Sardine. Emília, César e Pedrinho vão para a festa de Iara, enquanto Patty Pop e Narizinho vão para a de Miss Sardine. Dr. Madeira teme que Narizinho e Patty Pop o reconheçam e vai para a festa de Iara. Cléo vai ao capoeirão para ver se João está bem. João procura Cléo no Sítio, para ter certeza de que não a machucou quando estava transformado em lobisomem. César descobre que seu gravador não está funcionando e pergunta se o Saci não pode dar sua entrevista na rádio. Dr. Madeira vê Emília e Pedrinho na festa de Iara e acha melhor ir embora. Miss Sardine vê Dr. Madeira saindo do riacho e pergunta o que ele foi fazer lá. Cléo encontra João no Sítio.
Capítulo 111: Cléo pede que João volte para o Sítio para não ser atacado pelo lobisomem. João garante a Cléo que o lobisomem não lhe fará mal algum e volta para a mata. João chora por ter que ficar longe de Cléo. Iara percebe que Dr. Madeira sumiu da sua festa e decide procurá-lo. Miss Sardine pergunta a Dr. Madeira o que ele tinha ido fazer dentro do riacho. Dr. Madeira diz que escorregou e caiu. Cuca descobre que Miss Sardine e Iara deram festas sem convidá-la e decide acabar com a alegria de ambas. Ela esfrega um bolo na cara de Iara. Os convidados de Iara ficam assustados e vão embora. Zé Carijó se veste de Máscara Verde e fala para Cuca que não vai deixá-la estragar a festa de Miss Sardine. Cuca enfrenta Zé Carijó, mas o verdadeiro Máscara Verde aparece e a expulsa. Nestor e Antonica vão ao Sítio visitar Pedrinho. Marcela pergunta a Carochinha como deve fazer para ter Teodorico como seu aliado. Carochinha sugere a Marcela que ela se case com Teodorico. Dona Benta percebe que Nestor e Antonica não estão se falando direito e fica preocupada. Nestor e Antonica falam para Pedrinho que precisam conversar com ele. Marcela afirma para Teodorico que Saraiva jogou Cléo contra ela. Teodorico garante a Marcela que vai defendê-la de Saraiva. Antonica e Nestor falam para Pedrinho que vão se divorciar.
Capítulo 112: Pedrinho fica revoltado. Nestor tenta conversar com Pedrinho, mas ele corre e se esconde. Marcela conta para Teodorico que Cléo tem direito a uma jóia muito valiosa de herança, que só Saraiva sabe onde está. Pedrinho foge do Sítio e se esconde na mata. Tetéia decide descobrir se Cléo terminou mesmo com João. Teodorico garante a Marcela que vai ajudá-la a se vingar de Saraiva. Marcela fica radiante. A professora de Cléo exige que Teodorico lhe pague seus salários atrasados. Teodorico se recusa e a professora avisa que vai abandonar a escola. Tetéia fala para Cléo que ela e João estão namorando. Cléo fica arrasada, mas não diz nada para Tetéia. João consola Pedrinho e diz que seus pais não vão deixar de amá-lo só porque vão se separar. Pedrinho volta ao Sítio e abraça Nestor e Antonica. Nestor explica para Pedrinho que ele vai ficar morando no Sítio até que as aulas acabem e depois terá que decidir com quem vai querer viver. Pedrinho fica preocupado ao saber que vai ter que escolher entre Nestor e Antonica. Cléo conta para Dona Benta que a professora abandonou a escola por falta de salário. Saraiva conversa com Teodorico sobre o assunto. Dona Benta conta para Cléo que seu advogado já conseguiu localizar os pais de João e que agora ela pode pedir a guarda dele. Thumbelina sugere que Cléo conte a notícia a João. Cléo vai até a casa da árvore e vê Tetéia.
Capítulo 113: Cléo conta para João que Dona Benta vai pedir a guarda dele e ele diz que não quer ser adotado por Dona Benta. Cléo fica magoada e vai embora. João manda Tetéia deixá-lo sozinho também. Marcela sugere a Teodorico um desfile de moda no Arraial. Teodorico entrega dinheiro para Marcela para que ela cuide do desfile. Saraiva vê Marcela saindo da prefeitura com uma mala e fica desconfiado. Dona Benta pede que Teodorico pague os salários atrasados da professora, mas ele afirma que não tem dinheiro. Antonica explica para Pedrinho que ele terá que sair do Sítio se as aulas não continuarem. Pedrinho explica que não consegue escolher com quem quer morar. Nestor sugere a Pedrinho que ele more com Antonica. Emília fica furiosa ao saber que Pedrinho vai embora se as aulas não recomeçarem e garante a Narizinho que vai dar um jeito na situação. Saraiva promete a Dona Benta que vai descobrir o que tinha dentro da mala que viu Marcela carregando. César entra por engano no quarto de Marcela e a vê mexendo na mala de dinheiro. Miss Sardine e Iara terminam com Dr. Madeira, que jura que vai reconquistar as duas. João se transforma em lobisomem e ronda a pensão de Joaninha. O delegado assusta João com um tiro. João sai correndo e machuca seu joelho seriamente. Emília fala para Pedrinho que Visconde vai ser o novo professor da escola.
Capítulo 114: Visconde fica nervoso e fala para Emília que não sabe se vai ser um bom professor. Emília e Narizinho insistem e Visconde concorda. Pedrinho fica radiante ao saber que vai continuar no Sítio. Saraiva exige que Teodorico lhe mostre as contas da prefeitura para saber onde foi parar o dinheiro dos impostos. Marcela conta para Saraiva que vai organizar um desfile de moda na cidade. João percebe que sua perna está muito machucada, mas decide não pedir ajuda. Visconde treina suas aulas e descobre que tem dificuldades para falar em público. Teodorico fala para Saraiva que ele terá que cumprir diversas formalidades se quiser ver as contas da prefeitura. Carochinha afirma para Joaninha que é melhor se casar com o Ogro Fredegundo do que passar o resto da vida esperando por Teodorico. Saraiva afirma para Cléo e César que Teodorico deve estar usando o dinheiro da professora para pagar o desfile. César conta para Saraiva que viu Marcela mexendo numa mala cheia de dinheiro. Saraiva telefona para Marcela fingindo ser um estilista famoso e pergunta se ela tem dinheiro para pagar pelo seu desfile. Marcela afirma que recebeu dinheiro da prefeitura. Saraiva revela à Marcela que gravou a conversa e diz que vai tocar a gravação no rádio se ela não devolver o dinheiro para a prefeitura. Marcela fica arrasada, mas obedece. Tetéia vê o joelho de João machucado e acha que ele foi ferido pelo lobisomem.
Capítulo 115: João fala para Tetéia que machucou seu joelho numa pedra e garante que está bem. Saci combina de dar uma entrevista para César na rádio. Cléo e Saci vêem o ferimento de João e ficam assustados. João trata Cléo e Saci com frieza. Saci comenta com Cléo que João está muito diferente. Tetéia cuida do ferimento de João e diz que não vai deixá-lo sozinho na mata. João pede que Tetéia o deixe sozinho. Tetéia vai embora arrasada. Visconde tenta desistir de dar aulas na escola, mas Emília não permite. César fala para Cecéu que vai descobrir quem é o lobisomem. Cecéu acha que César está fazendo aquilo só para impressionar Cléo e fica arrasada. Visconde foge de casa para não dar aulas. Ele vai para a mata e encontra João transformado em lobisomem. César se transforma em Máscara Verde e João foge. Emília fica indignada ao saber que Visconde fugiu de casa. Carochinha dá de presente a Marcela um perfume que faz com que Teodorico se apaixone. César chega à pensão todo machucado, para espanto de todos. Teodorico aspira o perfume de Marcela e afirma que está apaixonado por ela. Pedrinho, Narizinho e Emília levam Visconde até a escola. Marcela anuncia que está noiva de Teodorico. Joaninha fica abalada
Capítulo 116: Joaninha fica arrasada ao saber que Marcela vai se casar com Teodorico. Carochinha sugere a Joaninha que ela se case com o Ogro Fredegundo, o que a deixa desesperada. Visconde não consegue controlar os alunos da escola, que fazem a maior bagunça. Emília manda os alunos ficarem quietos e todos obedecem. Cléo pede a César que ele continue fingindo que é seu namorado durante mais algum tempo, sem perceber que ele está gostando dela de verdade. Visconde dá uma aula cansativa e todos os alunos adormecem. Emília sugere a Visconde que, para explicar como funciona a energia dos ventos, ele leve os alunos para soltar pipas. Os alunos adoram a aula de Visconde. Marcela usa seu perfume mágico para fazer com que Teodorico faça todas as suas vontades. Tetéia leva um bolo para João e diz que gosta dele. João gosta da declaração de Tetéia, mas pede que ela se afaste dele. César conta para Pedrinho que Saci vai dar uma entrevista na rádio. Saci faz um monte de traquinagens no arraial antes de chegar à rádio. César tenta se declarar para Cléo, mas perde a coragem. Saci diz que o lobisomem pode ser qualquer pessoa, pois só se transforma à noite. Todos no arraial começam a desconfiar uns dos outros. Teodorico apresenta Marcela para o povo como a futura primeira-dama do arraial. Joaninha desmaia ao ouvir isso. Marcela avisa Cléo que ela terá morar com ela e Teodorico depois do casamento.
Capítulo 117: Cléo e as crianças ficam apavoradas. Dona Benta não gosta, mas sabe que não pode fazer nada, pois Marcela tem a guarda de Cléo. Marcela agradece Carochinha por ter lhe dado o perfume que a ajudou a conquistar Teodorico. Joaninha fica furiosa ao saber que Carochinha ajudou Marcela. Marcela explica para Teodorico que quer estar por perto quando Cléo receber sua herança. Cléo chora ao pensar em voltar a viver com Marcela. César ensaia um discurso para pedir Cléo em namoro. Marcela diz a Saraiva que quer a joia e ele garante que não sabe onde está, mas ela não acredita. Marcela ameaça mandar Cléo para um internato no exterior se Saraiva não lhe disser onde está a joia. Joaninha pede ajuda à Cuca para se vingar de Marcela. Cuca ensina um feitiço para Joaninha que fará com que Marcela acorde enrolada numa cobra. Ela manda Joaninha tomar cuidado, porque se errar uma palavra do feitiço, ele se voltará contra ela. Joaninha erra e a cobra se enrola nela. Visconde adora sua experiência como professor e fica empolgado para dar sua próxima aula. Dr. Madeira se declara para Iara e pede que ela o aceite de volta. Iara exige que Dr. Madeira se case com ela e ele concorda. Miss Sardine também pede para se casar com Dr. Madeira. Dr. Madeira aceita, mas depois não sabe como vai fazer para resolver sua situação. César dá flores para Cléo e pergunta se ela aceita namorá-lo de verdade.
Capítulo 118: César fala para Cléo que gostaria de ajudá-la a esquecer João. Cléo aceita namorar César. Narizinho vê César e Cléo abraçados e fica arrasada. Emília diz a Narizinho que elas precisam bolar um plano para impedir Marcela de levar Cléo embora. Narizinho fala para Emília que talvez Cléo vá morar com Marcela. Dona Benta garante a Narizinho que ela vai esquecer César um dia e a aconselha a não deixar de ser amiga de Cléo. César conta para Cecéu que está namorando Cléo de verdade. Cecéu decide que vai dar um jeito de convencer Joaninha a deixá-la voltar a estudar, para ficar tão inteligente quanto Cléo. Emília deduz que precisa impedir Marcela de se casar com Teodorico se quiser impedi-la de levar Cléo embora. Saci conta para João que Cléo vai ter que ir morar com Marcela. João fica preocupado, mas disfarça. Angico fica radiante ao saber que Cléo vai viver na mesma casa que ele. Marcela descobre que seu vestido de noiva está apertado e pede que Tia Nastácia o alargue, avisando que não pode se casar sem ele de jeito algum. Emília ouve e decide substituir a caixa do vestido por outra.
Capítulo 119: Joaninha tenta assustar Marcela no meio da noite para se vingar, mas não consegue acordá-la. João pensa em Cléo e sofre. Cléo diz a Thumbelina que vai fazer de tudo para esquecer João, agora que está namorando César. Marcela abre a caixa do vestido e fica horrorizada ao ver que dentro dela está uma roupa de vaqueira. Ela decide se casar assim mesmo. Teodorico vê Marcela entrando na igreja vestida de vaqueira a fica pasmo. Emília fica furiosa ao ver que Marcela não desistiu de casar, apesar de não ter vestido de noiva. Marcela garante a todos que casar vestida daquele jeito está na última moda. Teodorico e Marcela se casam. Marcela conta para Teodorico que seu vestido foi sabotado, e diz desconfiar de Emília e Saraiva. Angico caçoa de César, que fica furioso. César parte para cima de Angico, mas acaba se desequilibrando e cai no chão. João vê César e Angico disputando Cléo e fica arrasado. Tetéia percebe que João está triste e vai conversar com ele.Cléo vê os dois conversando e não gosta. Joaninha tenta assustar Marcela no meio da noite para se vingar, mas não consegue acordá-la. João pensa em Cléo e sofre. Cléo diz a Thumbelina que vai fazer de tudo para esquecer João, agora que está namorando César. Marcela abre a caixa do vestido e fica horrorizada ao ver que dentro dela está uma roupa de vaqueira. Ela decide se casar assim mesmo. Teodorico vê Marcela entrando na igreja vestida de vaqueira a fica pasmo. Joaninha avisa Cecéu que ela só poderá se casar depois que sua madrinha desencalhar. Cecéu diz para Joaninha que não aceita isso. Dona Benta vê João no arraial e conta que vai pedir a guarda dele. João agradece Dona Benta, mas explica que não pode morar com ela. Dona Benta não entende a atitude de João. Teodorico e Marcela deixam claro para Saraiva que vão impedi-lo de ver Cléo se ele não lembrar onde está a joia.
Capítulo 120: João pede que Tetéia vá embora, antes que ele a machuque. Tetéia fica paralisada de medo. Cecéu fala para César que Tetéia está mata e diz temer que ela seja atacada pelo lobisomem. João, transformado em lobisomem, vai atrás de Tetéia. Ela foge, mas é alcançada por João. César, transformado em Máscara Verde, prende João e salva Tetéia. Cuca fica furiosa ao ver que o Máscara Verde derrotou João e decide se vingar. Máscara Verde leva Tetéia para a pensão. Cecéu fica apavorada ao ver Tetéia machucada e pede explicações do Máscara Verde, mas ele desaparece. Tetéia não conta para ninguém que João é o lobisomem. Cecéu fala para Tetéia que ela pode virar lobisomem também, por ter tido contato com o animal. Angico e Zequinha estranham ao ver Teodorico na sala. Pedrinho finge que está doente para não ir à aula de Antonica. Visconde explica para os alunos que Antonica será a nova professora. Dona Benta leva um chá para Pedrinho e pede que ele coloque o termômetro. Pedrinho coloca o termômetro dentro da xícara de chá, para que Dona Benta pense que ele está com febre. Emília pega Pedrinho no flagra. Marcela planeja levar Cléo para a casa de Teodorico o mais rápido possível. Cléo fica arrasada ao pensar em ir embora do Sítio. João se lembra que Tetéia viu sua transformação e se pergunta se fez algum mal para ela. Tetéia vai se encontrar com João.
Capítulo 121: Visconde explica para os alunos que Antonica será a nova professora. Dona Benta leva um chá para Pedrinho e pede que ele coloque o termômetro. Pedrinho coloca o termômetro dentro da xícara de chá, para que Dona Benta pense que ele está com febre. Emília pega Pedrinho no flagra. Marcela planeja levar Cléo para a casa de Teodorico o mais rápido possível. Cléo fica arrasada ao pensar em ir embora do Sítio. João se lembra que Tetéia viu sua transformação e se pergunta se fez algum mal para ela. Tetéia vai se encontrar com João. João fica aliviado ao ver que não causou nada grave à Tetéia. João conta que foi condenado por Cuca a ser lobisomem em noite de lua. Tetéia diz que o ama assim mesmo e que não se afastará dele. Pedrinho oferece seu cavalo de madeira para Emília devolver o termômetro. Pedrinho enfia o termômetro no chá quente. Dona Benta vê a temperatura de Pedrinho e decide que ele não deve ir ao colégio. César gagueja quando Cecéu diz que está desconfiada de que o lobisomem e o homem verde são a mesma pessoa. Visconde diz a Antonica que ela foi ótima professora e que as crianças a adoraram. Antonica liga para saber notícias do filho. Patty Pop e Emília insistem em brincar de casinha com Pedrinho. Dona Benta ouve Emília dizer que vai contar a verdade e quer saber sobre o que a boneca está falando.
Capítulo 122: O padre sugere que Elias contrate uma garçonete para ajudá-lo e ele coloca um anúncio da porta. Cecéu avisa Joaninha que foi contratada por Elias, que vai estudar e pagar um quarto na pensão com seu salário. Carochinha ri da situação e manda que Joaninha se case mesmo com o Ogro para não ficar sozinha. Pedrinho confessa para a avó que mentiu porque tem vergonha da mãe ser a professora. Cecéu vibra por ser aceita na escola. Dona Benta tranqüiliza Pedrinho. Marcela entra na prefeitura como se fosse a primeira dama. Teodorico faz tudo o que ela quer. Em seguida, Marcela vai ao Sítio e avisa Cléo que ela irá morar em uma casa nova. Dona Benta tenta conversar, mas Marcela avisa que está bem casada e exige que Cléo vá morar com ela. Cléo diz que não vai, mas Marcela diz que tem a sua guarda. Dona Benta enxuga as lágrimas de Cléo e pede que Marcela deixe Cléo ficar até o dia seguinte. Marcela concorda. Emília diz que vai dar um jeito e procura João. A boneca sugere que eles escondam Cléo em sua casa. Angico diz a Cléo que está feliz por ela morar com eles, mas a jovem fica impaciente.
Capítulo 123: César promete a Cléo que vai fazer tudo para torná-la alegre na sua nova vida. Tetéia manda Cecéu esquecer César. Pedrinho dá flores para Cléo, quando ela volta ao Sítio e garante que todos sentirão muito a sua falta. João, em sua casa, chora por não ajudar Cléo. Dona Benta fica chocada ao saber que Marcela quer a joia em troca da liberdade de Cléo. Antonica diz que Cecéu não conseguirá acompanhar as aulas, por não ser alfabetizada, mas dará um jeito. Marcela foge de Teodorico. O lobisomem arranha a janela de Cléo, que se assusta e os dois cruzam os olhares. Cléo grita e o lobisomem rosna. Narizinho, Emilia e Patty Pop acordam e se assustam também. Cléo implora para o lobisomem não entrar. Pedrinho acerta o bicho com seu bodoque e é considerado um herói. Uivando e correndo muito, se embrenha entre as árvores do pomar. Visconde examina as marcas de arranhões do lobisomem na parede e descobre uma unha. Emilia guarda a unha na sua canastrinha.
Capítulo 124: Cléo diz que vai sentir falta das brigas das bonecas. Todos choram na despedida. Cléo promete voltar. Saraiva se sente culpado por não lembrar o paradeiro das jóias. Zequinha, Angico e Teodorico se espantam com o espaço que Marcela diz que será o quarto de Cléo. João observa Cléo passar na charrete. Cecéu se recusa a ajudar Joaninha, agora que é hóspede. Carochinha manda Joaninha não brigar com Cecéu, porque precisará de sua ajuda na viagem ao País das Fábulas. Iara pressiona Dr. Madeira para marcar o casamento. Narizinho fica enciumada ao ver César com Cléo. Cuca quer descobrir o ponto fraco de Máscara Verde. Antonica propõe a Teodorico um turno noturno para ensinar adultos. Cléo fica atônita ao ver o seu quarto: pequeno, escuro e sem janelas. Marcela rasga as roupas de que Cléo mais gosta e avisa que quem manda agora é ela. Depois dá um vestidinho velho para Cléo e garante aos meninos que nada está acontecendo.
Capítulo 125: Cléo chora em seu quarto. Teodorico argumenta com Antonica que pode ser perigoso os adultos aprenderem a ler e escrever. Antonica rebate que ele vai ganhar a admiração de todos. Cecéu se enche de esperanças. João observa Cléo e percebe que está triste. Tetéia se chateia ao ver João no beco. Cléo chora nos braços de César e promete contar o que está acontecendo depois da aula. César se encontra com Cléo na hora do recreio e ela conta tudo sobre o lobisomem. Tetéia ouve a conversa e fica sabendo que Pedrinho jogou uma pedra no focinho do lobisomem. Tia Nastácia pensa em chamar o padre para benzer o Sítio. Dona Benta concorda, embora ache que foi um animal selvagem que apareceu na noite anterior. Dr. Madeira diz a Miss Sardine que quer marcar a data do casamento e ela fica muito feliz. Miss Sardine sugere a próxima lua cheia. Ao encontrar Iara, Dr. Madeira também diz que quer marcar a data do casamento. Ela escolhe também a próxima lua cheia. César comenta com Pedrinho, Narizinho e as bonecas que Marcela aprontou alguma com Cléo. Cléo vibra ao encontrar o pessoal do Sítio, mas Marcela a manda para casa. Marcela segura o braço de Cléo. Emília puxa Cléo pelo outro braço. Cléo vai com Marcela. Zequinha quer contar para a turminha que a situação está feia em casa, mas Angico interrompe. As crianças, Emília, Patty Pop, Zé Carijó e César ficam desconfiados. Marcela avisa que Cléo só sai de casa para ir à escola e também a proíbe de falar com o pessoal do Sítio. Marcela tranca Cléo no quarto.
Capítulo 126: Joaninha se transforma em bruxa e foge de Carochinha, que se torna uma barata e voa atrás. Dona Benta acha uma ótima ideia o curso de alfabetização de adultos e sugere que Tia Nastácia o faça. Saraiva e Dona Benta se preocupam quando Emília conta que Marcela não deixou Cléo conversar com eles. Marcela serve comida francesa comprada na cidade e avisa que Cléo está indisposta. Zequinha vê que a chave do quarto está no pescoço de Marcela. Cléo chora com fome em seu quartinho. César liga para Cléo, mas Marcela atende e desliga. No Sítio, todos sentem a falta de Cléo. Joaninha e Carochinha baixam no Sítio e descobrem que Thumbelina está viva. Joaninha sugere que Carochinha leve a fadinha para o Ogro. O padre benze o Sítio e deixa um copo com água benta na janela. As duas bruxas atacam Thumbelina, mas Emília joga água benta nelas. Joaninha e Carochinha se transformam em fumaça. Zé Carijó acorda Tio Barnabé com medo de assombração. João se transforma em lobisomem. Elias vê o padre entrando na Igreja. Zequinha bate no quarto de Cléo e descobre que ela não comeu nada. Zequinha pega a chave debaixo do travesseiro de Marcela. O lobisomem pára na porta da casa de Teodorico.
Capítulo 127: Cléo pega a comida que Zequinha lhe trouxe e afirma que é seu único amigo em casa. João, transformado em lobisomem, uiva do lado de fora da casa de Teodorico. Cléo e Zequinha ouvem e ficam com medo. O lobisomem começa a arranhar a porta da casa de Teodorico. O delegado, apesar do medo, tenta capturar o lobisomem. Tetéia vai atrás do delegado, temendo que machuque João. O delegado persegue o lobisomem até um beco e joga uma rede nele. O delegado descobre que capturou Joaninha com sua rede. A cidade inteira começa a achar que Joaninha é o lobisomem. Tetéia acha graça. Joaninha afirma que não é o lobisomem, mas o delegado a leva para a cadeia. João corre para longe do arraial, aliviado por não ter sido pego. César desconfia ao ver que Tetéia está aliviada com a prisão de Joaninha. Marcela percebe que o cordão com a chave do quartinho não está em seu pescoço. Zequinha coloca a chave na mesa de cabeceira de Marcela e se esconde no momento em que ela entra no quarto. Marcela pega a chave e volta a colocá-la em volta do pescoço. Emília comenta com Pedrinho e Narizinho que a água benta funcionou, mas avisa que ainda precisam tomar cuidado com as bruxas. Saraiva, Dona Benta e Emília visitam Cléo e ficam surpresos ao vê-la usando um vestido velho e com os cabelos desgrenhados.
Capítulo 128: Cléo chora. Dona Benta, Saraiva e Emília exigem saber de Marcela por que Cléo está naquele estado. Marcela expulsa os três e afirma que a educação de Cléo só diz respeito a ela. Marcela manda Cléo arrumar seu armário e depois joga todas as roupas no chão para obrigá-la a fazer tudo de novo. Dona Benta passa mal depois de ser maltratada por Marcela. Emília e Saraiva ficam furiosos. César explica ao delegado que mulheres não viram lobisomem, portanto, Joaninha não pode ser culpada. O delegado não dá ouvidos a César. Tetéia pergunta a João se ele foi ao arraial atrás de Cléo. Ele afirma que não sabe o que faz quando está transformado em lobisomem. Dona Benta e Emília falam para Teodorico que Marcela está maltratando Cléo. Marcela exige que Cléo engraxe todos os seus sapatos. Zequinha ajuda Cléo sem que Marcela veja. Teodorico explica para Dona Benta que não pode interferir na maneira como Marcela cria Cléo. Saraiva avisa Teodorico que vai pedir a guarda de Cléo na justiça. Antonica vê Pedrinho brigando com um menino e pergunta o que houve. Pedrinho explica que o menino estava falando mal da aula dela. Tetéia pergunta a César se é verdade que a pessoa não sabe o que faz quando vira lobisomem. César explica que o lobisomem age por instinto. Tetéia se dá conta de que João vai atrás de Cléo mesmo quando se transforma em lobisomem. Saraiva avisa Cléo que vai lutar por sua guarda. Dona Carochinha chega ao Sítio disfarçada de agente sanitário e fala que precisa colocar veneno contra um mosquito perigoso na casa. Ela faz com que Tia Nastácia, Tio Barnabé, Visconde, Patty Pop e Thumbelina desmaiem.
Capítulo 129: Carochinha coloca Thumbelina dentro de uma rede. Emília, Pedrinho, Narizinho e Dona Benta voltam do arraial e tomam um susto ao encontrar todos no Sítio desmaiados. Pedrinho vê Carochinha com Thumbelina e tenta acertá-la com o bodoque, mas não consegue. Emília manda Quindim, Conselheiro e Rabicó perseguirem Carochinha. Pedrinho alcança Carochinha. Marcela manda César desistir de namorar Cléo. César pergunta a Angico e Zequinha o que Marcela está fazendo com Cléo. Angico não deixa Zequinha falar. Tetéia sugere que César fuja com Cléo. Joaninha se transforma em bruxa dentro da cela da cadeia e sai de lá para procurar sal. Emília exige que Visconde mande Carochinha para o País das Fábulas com o pó de pirlimpimpim. César pergunta a Cléo se ela quer fugir com ele e pede que Zequinha lhe entregue um bilhete. Cecéu acha que César vai se meter em confusão se fugir com Cléo. Zequinha tenta passar o bilhete para Cléo, mas Marcela o intercepta. Saraiva descobre que suas chances de conseguir a guarda de Cléo são remotas.Emília exige que Visconde passe a madrugada acordado, fabricando o pó de pirlimpimpim. Carochinha acorda e manda um ventograma para Joaninha pedindo socorro. Miss Sardine e Iara fazem os convites para o seu casamento. João percebe que a lua não apareceu naquela noite e vai ao arraial pedir um pouco de comida para Tetéia. Ela prepara um prato para João, mas ele se transforma em lobisomem e arromba a porta da venda do Elias para se alimentar.
Capítulo 130: Tetéia tenta expulsar o lobisomem, mas ele apenas rosna. Elias percebe que o bicho está comendo tudo em sua venda e vai até a delegacia pedir ajuda a um soldado. Joaninha liberta Carochinha. O povo do arraial se reúne perto da venda de Elias, e começa a discutir a possibilidade de matar o lobisomem. Tetéia fica apavorada. César e Cecéu desconfiam. O soldado vai pedir ajuda ao prefeito para enfrentar o lobisomem, avisando que o delegado está viajando. Marcela incentiva Teodorico, afirmando que o povo vai considerá-lo um herói. Cléo ouve o uivo do lobisomem e se lembra de seus olhos tristes.Elias dá sua espingarda de sal a Teodorico e o manda capturar o lobisomem. Tetéia acha que João foi atingido. O lobisomem foge e Teodorico acerta o tiro de sal no traseiro de Dr. Madeira. O médico garante que não é o lobisomem, mas Teodorico manda o soldado levá-lo para a cadeia. Cecéu fala para o soldado que está provado que Joaninha não é o lobisomem e exige que ele a solte. João volta para casa enjoado e se pergunta o que terá feito durante a noite. Saci não entende como João pode sair à noite com um lobisomem rondando o arraial. Saraiva pede que Zequinha o ajude a reunir provas contra Marcela. Emília, Pedrinho e Narizinho descobrem que Thumbelina fugiu. O soldado solta Joaninha e prende Dr. Madeira. Marcela mostra a Teodorico o bilhete que pegou com Zequinha. Teodorico e Marcela exigem que César saia da cidade.
Capítulo 131: Teodorico explica que o bilhete é a prova de que César estava tentando fugir com uma menor de idade. César não sabe o que fazer. Cecéu repreende César por ele ter seguido um conselho de Tetéia. Emília tem uma ideia para fazer Thumbelina crescer para enfrentar Carochinha. Thumbelina come o fermento e fica do tamanho de uma pessoa normal. Marcela conta para Cléo que vai expulsar César da cidade. Cecéu pergunta a Saraiva se ele, como advogado, não pode resolver a situação de César. Saraiva diz a César que eles precisam recuperar o bilhete para que Marcela não tenha mais prova alguma. Zequinha concorda em pegar o bilhete de volta. Visconde argumenta com Emília que Thumbelina não poderá enfrentar Carochinha mesmo grande, pois ela é uma bruxa.Emília pede que Patty Pop invente um novo visual para Thumbelina ficar irreconhecível. Emília fala para Dona Benta que Thumbelina é uma amiga de Cléo chamada Taís. Iara e Miss Sardine estranham quando Dr. Madeira não aparece para visitá-las. Ele não se incomoda de estar preso, pois acha que isso vai livrá-lo de seus dois casamentos. Saci pergunta a João onde ele estava durante a noite. Zequinha fala para Cléo que tem um plano para pegar o bilhete de Marcela. Cléo se esconde embaixo da cama de Marcela, mas Marcela a encontra antes de pegar o bilhete.
Capítulo 132: Marcela exige que Cléo lhe devolva o bilhete. Cléo mostra a Zequinha que devolveu um bilhete falso para Marcela e lhe dá o verdadeiro. Marcela deixa Cléo de castigo e impede que vá à escola. Saraiva fala para Zequinha que ele pode testemunhar contra Marcela e fazer com que ela perca a guarda de Cléo. Marcela vai entregar o bilhete de César para a polícia e descobre que Cléo o trocou por outro papel.Saci tenta descobrir o que está acontecendo com João, mas ele se afasta. Marcela exige que Teodorico expulse César da cidade e fica furiosa quando ele diz que não pode fazer nada. Iara e Miss Sardine pedem ajuda para Cuca e descobrem que Dr. Madeira está preso. Marcela fala para Cléo que ela está proibida de sair de casa até para ir para a escola. Zequinha fica horrorizado e decide ajudar Saraiva.
Capítulo 133: Saraiva pede que Zequinha observe bem tudo que Marcela faz com Cléo, para depois poder depor. Iara e Miss Sardine visitam Dr. Madeira na cadeia, mas não se encontram. Visconde e Zé Carijó ajudam Thumbelina a se preparar para enfrentar Carochinha. Teodorico exige que César saia da cidade, mas ele se recusa. Joaninha combina de ajudar Carochinha a capturar Thumbelina para que ela, em troca, desfaça o feitiço que a fez virar bruxa. Tetéia conta para João que Marcela está maltratando Cléo. João se transforma em lobisomem e persegue Marcela. Teodorico morre de medo e não defende Marcela. O soldado consegue espantar João e salvar Marcela. Teodorico reúne os homens da cidade e diz que eles precisam se livrar do lobisomem.
Capítulo 134: Os homens ficam apavorados, mas Teodorico os convence a enfrentar o lobisomem. Emília se disfarça e com Thumbelina, pede que Zequinha a leve para ver Cléo. Cléo fica radiante ao ver as duas. Emília diz a Cléo que precisa fugir. Zequinha avisa Cléo que, se fugir, pode atrapalhar o plano de Saraiva de conseguir sua guarda.Cléo diz que não aguenta morar com Marcela nem mais um dia e foge. João se lembra que atacou Marcela quando estava transformado em lobisomem e se pergunta se a machucou. Tetéia conta para João que Marcela está bem. Cléo deixa travesseiros em sua cama para que Marcela ache que está dormindo. Marcela não se dá conta de que Cléo fugiu. Cléo vai para o Sítio. Dona Benta e Saraiva ficam preocupados quando sabem que ela fugiu. Os homens se armam e saem para caçar o lobisomem. Tetéia teme que machuquem João.
Capítulo 135: Tetéia avisa João que todos estão atrás dele. Marcela descobre que Cléo fugiu e exige que Zequinha lhe diga onde está. Cléo conta para Saraiva e Dona Benta que Marcela a mantém trancada num quarto. Marcela adivinha que Cléo está no Sítio e vai buscá-la. Dona Benta pede que Marcela deixe Cléo passar a noite no Sítio e ela concorda.,Cecéu e César vêem Tetéia se afastando e vão atrás dela. Tetéia conta para Cecéu e César que João é o lobisomem e corre para tentar salvá-lo. César se transforma no Máscara Verde e vai atrás de Tetéia. Pedrinho, Narizinho e Emília ficam com vontade de se juntar aos caçadores de lobisomem, mas Dona Benta os impede. Tetéia vê João transformado em lobisomem em cima de uma pedreira e sobe para falar com ele. Tetéia escorrega e rola ribanceira abaixo.
Capítulo 136: Tetéia desmaia e os caçadores a levam para o Arraial. Cuca, Carochinha e Joaninha cercam o Máscara Verde e o capturam. Cuca se prepara prender Máscara Verde, mas João, transformado em lobisomem, salva o herói. César acorda na casa de João e percebe que ele descobriu que ele é o Máscara Verde.Dr. Madeira fala para Cecéu que Tetéia bateu a cabeça e que é preciso esperar que ela acorde. César conta para João que Tetéia se machucou ao defendê-lo. Os dois combinam de não revelar o segredo um do outro. Cuca jura se vingar do lobisomem e do Máscara Verde. João se disfarça de frade para saber como Tetéia está. Cléo vê João ao lado de César e corre na direção deles, mas Marcela diz que ela precisa voltar para casa. César leva João para ver Tetéia.
Capítulo 137: João agradece Tetéia por tê-lo salvo. Marcela permite que Cléo vá às aulas. Cléo pede que Zequinha marque um encontro dela com César. Marcela ouve tudo. Ela quebra o violão de Zequinha e diz que ele deve parar de ajudar Cléo. Emília descobre que Tetéia protegeu o lobisomem e deduz que João deve ser ele. Tetéia conta para João que Cléo só começou a namorar César por culpa dela.Marcela pede que Angico espione Cléo e, em troca, vai deixá-lo ser namorado dela. Iara e Miss Sardine falam para Dr. Madeira que já fizeram a lista de convidados do casamento. Ele fica preocupado. Angico vê Cléo e César conversando. Pedrinho e Narizinho não acreditam que João seja o lobisomem. Emília pede que Saci investigue se João é mesmo o lobisomem. Angico descobre que João está no arraial. Tetéia pede que Cléo e João a perdoem
Capítulo 138: Tetéia desmaia. João fica muito preocupado. Cléo percebe a preocupação de João e acha que ele deixou de gostar dela. Angico decide contar para Marcela que João está no arraial. João deixa que Cléo pense que ele está gostando de Tetéia, pois não tem coragem de lhe dizer que é o lobisomem. Zequinha avisa João que Angico foi denunciá-lo e ele foge antes de ser visto. Cléo diz a Angico que fará qualquer coisa se ele não contar a Marcela que viu João. Angico fala que só não contará se Cléo se tornar sua namorada. Cuca prepara uma maçã para Carochinha dar a Thumbelina, dizendo que ela vai dormir assim que mordê-la. Angico anuncia para Teodorico e Marcela que Cléo e ele estão namorando. Saci vê João se transformando em lobisomem e fala para Emília que ela tem razão.
Capítulo 139: Emília fala para Pedrinho que vai bolar um plano para ajudar João. João, transformado em lobisomem, vai até o arraial tentar ver Tetéia. César fala para o Padre que espantará o lobisomem com suas rezas. O padre manda o lobisomem se afastar e ele obedece. João visita Tetéia disfarçado de frade, ele a beija, fazendo com que ela acorde e começe a melhorar. Joaninha acha que Tetéia melhorou graças a um milagre do padre. Marcela fica radiante ao saber do namoro de Cléo com Angico. Cléo sofre por ser obrigada a namorar Angico. Pedrinho, Narizinho e Emília falam para João que já sabem que ele é o lobisomem. Carochinha manda Joaninha levar a maçã para Thumbelina. Dr. Madeira examina Tetéia e fala para Cecéu que ela talvez não possa mais andar.
Capítulo 140: Dr. Madeira explica para Cecéu que pode ser que, com o tempo, Tetéia recupere o movimento das pernas. João conta que foi amaldiçoado por Cuca. Emília garante a João que vai dar um jeito de ajudá-lo e manda Visconde pesquisar em todos os livros até encontrar uma solução. Angico fala para César que Cléo e ele estão namorando. Cléo quer se explicar para César, mas Marcela só deixa que ela saia de casa acompanhada de Angico. Zequinha conta para César que Cléo está com Angico porque ele fez uma chantagem com ela. Joaninha dá a maçã a Thumbelina, mas Rabicó a rouba, a engole, cai desmaiado e todos ficam preocupados. Pedrinho obriga Emília a dar um beijo em Rabicó, para ele acordar, como no conto de fadas. Rabicó acorda. Visconde fala para Emília que o único jeito de acabar com a maldição de João é obrigar Cuca a desfazê-la. Tetéia descobre que talvez não possa mais andar.
Capítulo 141: Emília fala para Visconde que eles precisam roubar o livro de feitiços de Cuca, para obrigá-la a desfazer a maldição. Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde partem para pegar o livro de feitiços de Cuca. Zé Carijó se fantasia de Máscara Verde e insiste em ir também. Cuca captura Emília antes que ela pegue o livro. César ouve os gritos de Narizinho e Emília e se dá conta de que alguém está precisando do Máscara Verde. Na caverna de Cuca, o Máscara Verde luta contra ela e Pesadelo. Pesadelo pisa sem querer numa buzina sem som e percebe que consegue afetar Máscara Verde com ela. Máscara Verde desmaia. Saci chega à caverna de Cuca e salva as crianças, levando-as em seu redemoinho. Visconde explica para Pedrinho, Narizinho e Emília que Cuca descobriu o ponto fraco do Máscara Verde.
Capítulo 142: João se culpa ao saber que Tetéia talvez não possa andar novamente. Angico obriga Cléo a oferecer uma música para ele na rádio. O pessoal do Sítio ouve e não entende nada. Tetéia fala para Cléo que quer consertar todo o mal que fez e pede que ela reate o namoro com João. César conta para Pedrinho, Narizinho e Emília que Angico chantageou Cléo. Tetéia diz para Cléo que João precisa muito da ajuda dela, mas não explica o porquê. César ajuda João a se fantasiar de frade para visitar Tetéia. Ela se recusa a vê-lo e pede que não a procure mais. Emília manda Visconde construir uma máquina do tempo, para voltarem ao passado e impedirem que Cuca coloque a maldição em João. Cléo foge de casa à noite e pergunta a João o que está acontecendo com ele.
Capítulo 143: João conta para Cléo que é o lobisomem. Cléo pede que João tenha esperanças, pois tem certeza de que Emília vai encontrar uma maneira de ajudá-lo. João manda Cléo ir embora, pois não quer machucá-la quando se transformar. César fala para Tetéia que ela pode ser feliz mesmo que não volte a andar. Tetéia continua inconsolável. Antonica convida Tia Nastácia para participar de seu curso de alfabetização para adultos, mas ela acha que já está velha demais para aprender. Miss Sardine e Iara convidam o pessoal do Sítio para seus casamentos. Emília morre de curiosidade para saber quem são os noivos. Tetéia se recusa a ir para a escola de cadeira de rodas. Carochinha manda Joaninha roubar a varinha mágica de Cuca para que façam com que Thumbelina fique pequena de novo. Angico fala para Marcela e Teodorico que quer ficar noivo de Cléo.
Capítulo 144: Cléo fica indignada, mas sabe que não pode protestar. Marcela adora a ideia de Angico e convence Teodorico a concordar também. Zequinha fica chocado com a atitude de Angico. Zé Carijó mostra a todos que já escreve todas as letras do alfabeto graças ao curso de Antonica. Dona Benta tenta convencer Tia Nastácia a seguir o exemplo de Zé Carijó, em vão. João se transforma em lobisomem e vai atrás do Saci. Carochinha manda Joaninha entrar na caverna de Cuca. Pesadelo encontra Joaninha lá e joga-lhe um feitiço: dentes enormes e orelhas de burro. João percebe que o Saci ficou com medo dele depois de vê-lo transformado em lobisomem. Visconde inventa uma máquina do tempo. Antonica convence Tetéia a ir à escola de cadeira de rodas. João se choca ao ver Tetéia na cadeira de rodas
Capítulo 145: João tenta conversar com Tetéia, mas ela manda se afastar. Tetéia fica arrasada depois de encontrar João e desiste de ir à escola. Emília explica para João o seu plano com a máquina do tempo. Carochinha fala para Joaninha que a única maneira de se livrar do feitiço é roubando a varinha novamente. Pedrinho, Emília e João entram na máquina de Visconde. Patty Pop aperta um botão da máquina, fazendo com que os três desapareçam. Visconde explica para Narizinho que não tem como saber em que época pararam . João, Emília e Pedrinho aparecem na hora e local em que João foi abandonado pela mãe quando era pequeno. César conta para Dona Benta e Saraiva que Angico e Cléo estão noivos. João vê a cena e chora de tristeza. Emília corre até o campo e diz que João não pode ser abandonado.
Capítulo 146: A tia de João fica sem saber o que fazer. João percebe que, se sua mãe não abandoná-lo, sua vida será diferente. Visconde descobre onde Emília, João e Pedrinho estão e os traz de volta para o presente. João percebe que nada mudou. César conta para Dona Benta e Saraiva que Cléo aceitou ficar noiva de Angico para proteger João, que está escondido na mata. Dona Benta não entende por que João tem tanto medo de aparecer. César não tem coragem de contar o segredo de João. Saraiva garante a Marcela que vai conseguir a guarda de Cléo. Marcela fala para Saraiva que ele está prejudicando Cléo, pois não se lembra onde está a herança dela. Cuca prepara uma armadilha para Joaninha e deixa sua varinha num local bem visível. Joaninha vai pegar a varinha e é capturada por Cuca, que a transforma numa mula. O pessoal do Sítio vai ao casamento de Miss Sardine. Emília descobre que o noivo é Dr. Madeira.
Capítulo 147: Emília surpreende-se ao saber que Dr. Madeira é o noivo de Miss Sardine. Ele tenta fugir ao ser descoberto, mas fica encantado com a noiva e se casa. João assiste à cerimônia de longe e chora, pois acha que vai passar o resto da vida sozinho. Cléo também fica triste ao pensar que está noiva de Angico. Antonica leva Tetéia para a escola na cadeira de rodas. A jovem não suporta os olhares dos outros alunos e pede para ir embora. César conta para Cléo que Saraiva e Dona Benta já sabem o paradeiro de João. Carochinha consegue roubar a varinha de Cuca e faz com que Joaninha deixe de ser mula. Emília, Narizinho, Pedrinho e Patty Pop vão ao casamento de Iara e descobrem que Dr. Madeira também é noivo dela. Emília e Patty Pop contam para as noivas que ele as enganou.
Capítulo 148: Iara ameaça transformar Dr. Madeira em uma estátua de pedra, mas Pedrinho o ajuda a escapar. Iara e Miss Sardine choram. Carochinha manda Joaninha encolher Thumbelina com a varinha de Cuca e capturá-la. Mas ela, por descuido, enfeitiça Zé Carijó. Carochinha e Joaninha o levam para o Ogro Fredegundo dizendo que é Thumbelina. O Ogro fica furioso ao perceber o engano. Carochinha manda um bilhete para o pessoal do Sítio dizendo que só devolverá Zé Carijó se eles lhe entregarem Thumbelina. O Máscara Verde enfrenta Joaninha e Carochinha e quebra a varinha de Cuca desfazendo o encanto. Antonica convence Tetéia a ir para a escola. João tenta conversar com a jovem, mas ela não quer falar com ele. Dr. Madeira fala para Tetéia que seus exames mostram que não está andando por motivos psicológicos
Capítulo 149: Dr. Madeira e César tentam convencer Tetéia a tentar andar, mas ela tem medo. Dona Benta exige que Pedrinho, Narizinho e Emília a levem para ver João. A boneca fala para Visconde que precisa consertar sua máquina do tempo o mais rápido possível, para impedirem Cuca de jogar a maldição em João. Cuca fica furiosa ao descobrir que sua varinha sumiu e vai atrás de Joaninha e Carochinha. Joaninha foge com a varinha quebrada e planeja consertá-la para deixar de ser bruxa. Cuca prende Carochinha em sua caverna. Dr. Madeira vai embora do Arraial para esquecer Iara e Miss Sardine. Elas ficam tristes ao vê-lo partir. César explica para João que Tetéia só precisa de força de vontade para voltar a andar. Emília, Pedrinho e Narizinho levam Dona Benta até a casa da árvore, mas não encontram João. César leva João para ver Tetéia e diz querer ajudá-la a voltar a andar.
Capítulo 150: Tetéia manda João embora, mas ele se recusa a ir. Dona Benta decide esperar no esconderijo até a volta de João. Cuca fala para Carochinha que terá que ser a serviçal de Pesadelo, deixando-a desesperada. Joaninha tenta unir as duas partes da varinha de Cuca, em vão. João diz a Tetéia que não vai embora e a convence a tentar andar. A jovem cai e, arrasada, manda ele se afastar. João vê Cléo com Angico e pergunta para ela o que está acontecendo. Cléo vê Marcela se aproximando e convence-o a sair dali. Tio Barnabé e Tia Nastácia percebem que Zé Carijó está mesmo aprendendo a ler e a fazer contas. João chega à casa da árvore e se depara com Dona Benta.
Capítulo 151: Dona Benta convida João para morar no Sítio. Visconde conserta a máquina do tempo. Dona Benta conta para João que Cléo só ficou noiva de Angico para ajudar a escondê-lo. João fica arrasado, mas é obrigado a falar para Dona Benta que não quer ser adotado por ela. Ela fica magoada. Visconde conta para as crianças que consertou a máquina. Pedrinho, Narizinho e Emília vão dar a notícia a João, mas descobrem que ele foi embora. Joaninha tenta usar cola para unir as duas partes da varinha, mas não tem sucesso. Emília pede que Saci procure João e Narizinho. Tetéia fica arrasada ao saber da fuga, mas finge não ligar. Saci e César encontram João. Com a ajuda do pessoal do sítio, ele viaja na máquina do tempo para o momento em que furtou um pão quando criança e foi preso.
Capítulo 152: João, Pedrinho e Emília vêem João no passado roubando um pão, porque estava com fome, e sendo perseguido pelo padeiro. Visconde percebe que mandou os três para a época errada e os traz de volta. João vai embora do arraial, pois não acredita que a máquina do tempo vá funcionar novamente e não quer que Cléo fique noiva de Angico por sua causa. Tetéia pede que ele mude de ideia. Joaninha conserta a varinha e faz alguns feitiços, mas todos dão errado. Antonica comemora o Halloween fazendo uma festa em homenagem ao Saci. O Saci conta para Pedrinho e Emília que a sua espécie está em extinção. Emília exige que Visconde invente uma máquina de fazer sacis. João leva Tetéia ao riacho e ela move os pés.
Capítulo 153: Tetéia e João ficam radiantes. Cecéu pergunta a César se ainda gosta de Cléo e ele não sabe o que responder. Angico vê João no arraial e ordena que nunca mais apareça por lá. Tetéia pergunta a João se ele ainda gosta de Cléo. Joaninha se transforma em bruxa e usa a varinha para fazer com que um monte de sal apareça, mas só consegue fazer surgir um monte de lama. Carochinha foge de Pesadelo e manda Joaninha libertá-la da caverna de Cuca. Sem obter ajuda da amiga, Carochinha foge sozinha. Visconde mostra a Saci que inventou a chocadeira.
Capítulo 154: Visconde explica para Saci que a chocadeira vai ajudar os sacis a nascerem a tempo da festa de Halloween. João o vê ligando a chocadeira e pergunta o que está fazendo. Pedrinho explica para João que não iam lhe contar nada porque temiam que prejudicasse os sacizinhos quando virasse lobisomem. O jovem fica arrasado. Carochinha descobre que o pessoal do Sítio quer usar uma máquina do tempo para livrar João da maldição. Cuca recaptura Carochinha, mas a bruxa a convence a libertá-la e, em troca, conta o que o pessoal do Sítio está planejando. As duas, com a ajuda de Pesadelo, destroem a máquina do tempo. Carochinha tenta fazer com que Joaninha lhe entregue a varinha. Joaninha faz a varinha funcionar e manda Carochinha para o País das Fábulas. Marcela esbarra em João no arraial e o reconhece.
Capítulo 155: João tenta fugir, mas Angico o impede. Cléo empurra Marcela e João consegue se desvencilhar de Angico. O delegado e o soldado correm atrás do jovem, mas Tetéia e César os fazem tropeçar. César comenta com Tetéia que ela conseguiu mexer a perna para fazer o soldado cair. Ela fica feliz, mas ao mesmo tempo se sente culpada, pois sabe que João se arriscou a vir ao arraial por sua causa. Cléo explica para Zequinha que João não pode voltar para o reformatório porque ele é o lobisomem. João pede que Visconde mande-o para outra época na máquina do tempo, para ele fugir de Marcela. O inventor explica que a máquina está quebrada. Marcela chega no Sítio com o delegado e o soldado. João foge, sem ser visto, até a casa da árvore. César o ajuda a subir na casa da árvore e Marcela não o vê.
Capítulo 156: Saci leva Marcela, o delegado e o soldado para longe da casa da árvore num redemoinho. Eles os jogo no riacho. Iara diz querer aprontar também, chama enguias elétricas, que fazem com que Marcela fique com os cabelos em pé. O Ogro Fredegundo fica furioso ao ver que Carochinha não trouxe Thumbelina nem Joaninha para se casar. Carochinha se oferece para se casar com ele. César conta para João que Cléo vai se casar com Angico para protegê-lo. João, transformado em lobisomem, invade a casa de Cléo. Ela tenta acalmá-lo, mas ele continua nervoso.
Capítulo 157: O lobisomem leva Cléo para a mata. Zequinha tenta impedir, mas não consegue. Teodorico exige que o Delegado vá atrás do lobisomem, mas, apavorado, não obedece à ordem. Tetéia conta o ocorrido para César. Cléo pede que o lobisomem a solte, em vão. César se transforma no Máscara Verde e tenta salvá-la, mas também não consegue. O lobisomem manda Cléo subir na casa da árvore e ela percebe que o monstro não lhe fará mal. No dia seguinte, João não lembra de nada, mas sabe que gostaria de afastar a jovem de Marcela. Cléo explica para João que vai se casar com Angico para protegê-lo, mas que ainda gosta dele. Eles ficam muito tristes, pois sabem que não podem ficar juntos. Nasce o primeiro saci da chocadeira construída por Visconde, para grande alegria das crianças do Sítio.
Capítulo 158: Nascem diversos sacizinhos. Tetéia fala para João que sentiu ciúmes ao vê-lo raptando Cléo. João explica que estava apenas se despedindo e diz que agora só quer ajudá-la a voltar a andar. Tetéia, incentivada por João, se levanta e fica de pé por alguns segundos. As crianças do Sítio vão à festa do Saci a caráter, para que os adultos não percebam que há sacis de verdade por ali. Thumbelina vê Joaninha e teme que ela queira capturá-la. Joaninha explica que Carochinha foi para o País das Fábulas e que não precisa mais se preocupar. Carochinha e Fredegundo se casam. Joaninha usa a varinha para tentar desfazer a maldição, mas acaba trazendo Cuca para a pensão.
Capítulo 159: Joaninha transforma Cuca em uma galinha verde. Marcela, Angico e Teodorico discutem os detalhes da festa de noivado. Cléo fica cada vez mais triste. Emília e Thumbelina interrogaram Joaninha para descobrir se ela falou a verdade sobre Carochinha. Emília vê Joaninha com a varinha de Cuca e tenta pegá-la, mas o instrumento de magia voa para as mãos de Thumbelina. Cuca exige que Pesadelo recupere a varinha. Joaninha também a quer de volta, mas Emília não deixa a fadinha devolvê-la. Saraiva tenta se lembrar onde colocou a joia, pois acha que só assim livrará Cléo de Marcela. Emília usa a varinha e faz com que Thumbelina volte a seu tamanho normal. Emília aponta a varinha para João quando ele está se tornando um lobisomem, mas não impede a transformação.
Capítulo 160: Pesadelo pergunta a Joaninha onde está a varinha e ela explica que Emília a roubou. A boneca fala para Cléo que não vai permitir que fique noiva de Angico e usa a varinha de Cuca para transformá-lo num ratinho branco. Ela tenta transformar Marcela em uma ratazana, mas Joaninha chega na hora e tira a varinha de suas mãos. Pesadelo pega a varinha e foge. Marcela ri de Emília e Joaninha. Cléo mostra a Marcela e Teodorico que Angico foi transformado em um rato. Coronel Teodorico desmaia. Cuca manda Pesadelo fazê-la voltar ao normal, mas ele a transforma, sem querer, em um frango assado. Cléo explica para Marcela e Teodorico que a única maneira de fazer Angico virar gente de novo é procurar Cuca. Marcela entra na caverna da bruxa.
Capítulo 161: Cuca fica indignada com o atrevimento de Marcela e manda Pesadelo capturá-la. Marcela diz a Cuca que, se fizer Angico voltar ao normal, lhe trará Emília. Cuca desfaz o feitiço de Angico. Marcela descobre que está nascendo um rabo de ratazana nela e se dá conta de que um pedaço do feitiço de Emília e Joaninha deu certo. Zequinha pede que Marcela o deixe ficar noivo de Cléo no lugar de Angico, dizendo que pelo menos gosta dela de verdade. Marcela nega, deixando-o arrasado. Emília fica decepcionada ao ver Angico. Saraiva passa mal na festa de noivado de Cléo. João e César vêem a festa de longe, tristes. Joaninha vê o rabo de Marcela e o mostra a Emília. Emília anuncia para todos que Marcela tem rabo de ratazana.
Capítulo 162: Emília e Joaninha afirmam para todos os convidados da festa de noivado que Marcela tem rabo de ratazana. Marcela fica histérica e exige que Teodorico expulse o pessoal do Sítio da festa. Dona Benta fica indignada e vai embora. Zé Carijó encontra uma moça chamada Joyce que diz que está procurando por Saraiva. Joyce explica que é assistente social e está ali para avaliar se Cléo deve ficar com ele ou com Marcela. O pessoal do Sítio fala para Joyce que Marcela está obrigando Cléo a ficar noiva de um rapaz de quem não gosta. Marcela fica apavorada ao saber que Joyce está ali para avaliar seu comportamento. João fica radiante ao saber que Joyce poderá livrar Cléo de Marcela. Marcela garante a Joyce que Cléo ficou noiva por que quis. Angico confirma. Marcela fala para Cléo que vai se vingar de João se ela contar alguma coisa para Joyce. A assistente social pergunta a Cléo se ela ficou noiva de Angico por vontade própria.
Capítulo 163: Cléo fala para Joyce que quis ficar noiva de Angico. Emília afirma para Narizinho e Pedrinho que Joyce vai conseguir desmascarar Marcela. Visconde trabalha sem parar no conserto da máquina do tempo. Cléo explica para Zequinha que precisou mentir para proteger João. César conta para João que Cléo mentiu para salvá-lo. João fala para Cléo que ela deveria ter contado a verdade para Joyce. Tetéia morre de ciúmes ao ver o quanto João está preocupado com Cléo. Antonica conversa com Joyce e conta que Cléo tem estado muito triste desde que passou a viver com Marcela. Saraiva afirma para Joyce que Marcela só está interessada na herança de Cléo. Zequinha conta para Joyce que Cléo dorme num quartinho escuro. Marcela mostra seu quarto para Joyce dizendo que é ali que Cléo dorme. Zequinha prova que Marcela está mentindo, mostrando que as coisas de Cléo estão no quartinho.
Capítulo 164: Joyce diz a Marcela que já percebeu que ela está mentindo e vai embora. Marcela fica furiosa e decide se vingar de Zequinha. Cléo agradece muito ao amigo, e afirma que ele será o grande responsável se ela conseguir se livrar de Marcela. Joyce fala para Saraiva que ele muito provavelmente ficará com a guarda de Cléo depois que o juiz ler seu relatório. João fica radiante ao saber que Joyce vai tentar ajudar Cléo. Tetéia pergunta a João se ele namoraria Cléo se não existissem empecilhos. João fica sem saber o que dizer. Angico acusa Zequinha de querer separá-lo de Cléo e os dois brigam. Marcela anuncia para Zequinha que o matriculou num colégio interno, deixando-o chocado. Teodorico tenta fazer Marcela mudar de ideia, mas ela exige que ele escolha: ou Zequinha, ou ela. Dona Benta tenta argumentar com Teodorico, mas ele é completamente dominado por Marcela. Cléo sugere que Zequinha fuja de casa.
Capítulo 165: Cléo sugere que Zequinha fuja para a casa da sua mãe. Zequinha conta que sua mãe está viajando, mas Cléo diz que ele pode ligar para ela e explicar o que está acontecendo. Saraiva decide contar a Joyce o que Marcela está fazendo com Zequinha. O neto de Teodorico explica para Cléo que acha que fugir só ia piorar as coisas. Cléo afirma que tudo sempre fica pior quando tem o dedo de Marcela. Zequinha muda de ideia e decide fugir, mas explica para Cléo que precisa de um lugar para ficar até que amanheça. Cléo leva Zequinha até o Sítio. No meio do caminho eles encontram João transformado em lobisomem. João avança neles, mas o Saci os tira dali no redemoinho e os salva. Cléo pede que Emília e Narizinho escondam Zequinha e elas concordam. Marcela descobre que Zequinha e Cléo desapareceram e fica furiosa. Dona Benta descobre que Cléo e Zequinha estão no Sítio, e diz que vai avisar para Teodorico.
Capítulo 166: Dona Benta e Saraiva explicam para Zequinha que fugir não é a atitude certa a tomar. Saraiva garante a Zequinha que um dia Marcela será punida por tudo o que está fazendo. Dona Benta leva Cléo e Zequinha de volta para a casa de Teodorico. Zequinha explica para Teodorico que fugiu de casa por que não quer ir para o colégio interno. Teodorico fica balançado e tenta argumentar com Marcela, mas ela continua irredutível. O carro do colégio interno aparece para levar Zequinha, e Marcela exige que ele vá de uma vez. Zequinha implora que Teodorico o deixe ficar. Dona Benta pede que Teodorico ouça Zequinha. Teodorico decide não deixar Zequinha ir para o colégio interno, deixando-o radiante. Marcela fica furiosa com Teodorico. Emília comenta com Narizinho que Zequinha vai ter que tomar muito cuidado com Marcela, pois ela vai querer se vingar. Marcela confisca o violão de Zequinha e todos os seus CDs, deixando-o horrorizado. Marcela coloca fogo nas coisas de Zequinha no meio da praça.
Capítulo 167: Marcela destrói alguns objetos pessoais de Zequinha. Zequinha, Cléo e Angico ficam pasmos e tentam impedir. Marcela faz escândalo e todos os moradores do Arraial ficam horrorizados. Teodorico tenta salvar algumas coisas. Emília se fantasia de bruxa e, com a ajuda de Joaninha, dá um tremendo susto em Marcela. Marcela sai correndo e acaba mostrando a todos seu rabo de ratazana. A boneca percebe que perdeu sua fita de cabelo no quarto de Marcela. A primeira-dama encontra a fita e se dá conta de que as bruxas eram Emília e Joaninha. Para se vingar, Marcela manda Angico levar uma caixa cheia de baratas até a cozinha de Joaninha. Tetéia vê Angico na pensão e estranha. César tenta consertar sua máquina fotográfica e acaba tirando uma foto de Angico com a caixa nas mãos. Marcela faz uma denúncia para a vigilância sanitária, dizendo que a pensão de Joaninha é suja. O fiscal interdita a pensão de Joaninha e ela desmaia.
Capítulo 168: Joaninha é obrigada a se mudar da pensão, assim como todos os seus hóspedes. Zequinha desconfia que Joaninha tenha caído numa armadilha. Angico fica nervoso, mas disfarça. Antonica convida Joaninha, Tetéia, Cecéu e César para ficarem hospedados no Sítio enquanto a pensão permanece fechada. Tetéia adora a ideia, pois vai ficar mais perto de João. Os amigos de Zequinha juntam dinheiro para comprar um violão novo para ele. Zequinha se emociona e conta para Cléo que Marcela mandou Angico levar uma caixa para a pensão. Diz ainda que desconfia que as baratas estivessem dentro dela. Tetéia lembra que Angico foi até a pensão. Emília e Joaninha entram na cozinha da pensão para investigar e Emília encontra a caixa. César mostra a Emília a foto que tirou de Angico com a caixa.
Capítulo 169: Joaninha e Emília ficam radiantes com as provas que têm. Cléo e Zequinha falam para Angico e Marcela que a pensão de Joaninha deve ter sido sabotada. Saraiva e Joaninha levam Angico para conversar com Teodorico e afirmam que têm provas de que ele ajudou Marcela a sabotar a pensão. Teodorico afirma para Saraiva e Joaninha que eles estão caluniando Marcela, mas fica desconcertado quando eles mostram as provas. Marcela chega na hora e pergunta o que está acontecendo. César diz a Teodorico que vai denunciá-lo no jornal se ele não tomar uma providência. Angico conta para Teodorico que foi mesmo Marcela quem armou tudo. Teodorico não tem outra saída senão mandar reabrirem a pensão de Joaninha. Todos cumprimentam Joaninha, que fica muito emocionada.
Capítulo 170: Joaninha agradece a Teodorico e acha que ele reabriu a pensão porque no fundo ainda gosta dela. Marcela diz a Zequinha e Angico que vão ficar sem mesada e só podem sair de casa para ir para a escola. Miss Sardine vê César no riacho e se interessa por ele. Iara se interessa por César também e canta para atraí-lo. Saci tenta impedir César de entrar no riacho atrás de Iara, em vão. As crianças tentam salvar César. Iara captura Pedrinho e diz que vai enfeitiçá-lo se elas levarem César embora. Emília decide usar a máquina do tempo do Visconde para trazer Dr. Madeira para o presente, pois assim Iara não se interessará mais por César. A máquina funciona. Todos comemoram, mas a máquina pifa de novo logo em seguida. Cuca diz a Marcela que ela prometeu que entregar Emília e pergunta onde ela está
Capítulo 171: Marcela fica apavorada e tenta fugir de Cuca. Cecéu percebe que César sumiu e fica preocupada. Marcela mostra a fita de cabelo que Emília perdeu e garante a Cuca que estava tentando capturá-la. Cuca fica com a fita de cabelo, afirmando que só precisa daquilo para pegar Emília. Emília leva Dr. Madeira até a toca da Iara e fica indignado ao saber que ela arrumou outro namorado. Iara gosta do ciúme de Dr. Madeira, decide libertar César e reatar o namoro com ele. Miss Sardine descobre que Dr. Madeira voltou e promete a si mesma que vai 'roubá-lo' de Iara. César conta para Cecéu que foi encantado por Iara. Cecéu fica com ciúmes e César não entende nada. Cuca usa a fita para fazer um feitiço que coloca Emília em seu poder. Emília se dirige para a caverna de Cuca.
Capítulo 172: Cuca hipnotiza Emília para fazê-la ir até sua caverna. Thumbelina joga um pó mágico em Emília e faz com que ela acorde. Narizinho e Pedrinho acham que Emília deve ter virado sonâmbula. Iara faz com que Dr. Madeira prometa que não vai procurar Miss Sardine. Dr. Madeira não resiste e implora para que Miss Sardine o aceite de volta. Ela concorda, mas exige que ele jamais procure Iara de novo. Marcela faz perguntas sobre Emília a Cléo para descobrir se Cuca conseguiu colocar em prática seu plano. Cléo estranha o interesse de Marcela por Emília. Cuca volta a chamar Emília, que entra em transe e se dirige para a caverna dela. Thumbelina diz ao pessoal do Sítio que acha que Emília foi enfeitiçada. João e Saci vêem Emília entrando na caverna da Cuca. Emília acorda do transe e toma um susto ao perceber onde está.
Capítulo 173: Emília tenta fugir, mas Cuca não deixa. João e Saci entram na caverna para salvar Emília. Cuca joga um feitiço nos dois e os deixa paralisados. César ouve os gritos de socorro de Emília com sua superaudição e corre para salvá-la. Cuca usa sua buzina especial para combater César que desmaia ao ouvi-la. Zequinha fala para Cléo que Marcela e Cuca podem ter se aliado contra Emília. Cléo avisa Narizinho que Emília está em perigo. Cuca transforma Emília numa boneca de pano comum. Pedrinho e Narizinho salvam João, Saci e César. Os dois ainda trocam a Emília verdadeira por uma boneca de pano igual. Patty Pop sugere a Narizinho que peçam ao Doutor Caramujo para dar outra pílula falante para Emília, para ver se ela volta ao normal. O Doutor Caramujo explica para Narizinho que não sabe se a pílula funciona duas vezes na mesma pessoa. Narizinho pede que ele tente assim mesmo.
Capítulo 174: Emília começa a falar sem parar, para grande alegria de todos. Emília agradece a Patty Pop, mas logo em seguida voltam a brigar. Cléo e Zequinha vão até o Sítio para ter notícias de Emília e encontram João no caminho. Zequinha percebe que Cléo e João ainda se gostam. Cléo não aguenta mais viver com Marcela e torce para que Saraiva consiga sua guarda. Cuca percebe que Emília foi trocada por outra boneca, que ainda por cima está recheada de pó-de-mico. Iara e Miss Sardine descobrem que Dr. Madeira as enganava de novo e tiram satisfação com ele. João incentiva Tetéia a andar sozinha, mas ela ainda não consegue. Saraiva consegue a guarda de Cléo.
Capítulo 175: Saraiva fica radiante. Tia Nastácia e Dona Benta preparam todas as comidas de que Cléo mais gosta para dar as boas-vindas a ela. Marcela fica possessa ao saber que perdeu a guarda de Cléo para Saraiva. Cléo mal cabe em si de felicidade quando descobre que vai voltar a morar no Sítio. Tetéia não gosta de saber que Cléo vai voltar para o Sítio, pois sabe que vai ficar mais perto de João. Zequinha fala para Cléo que vai sentir muito a sua falta e ela fica emocionada. Marcela abre a mala de Cléo sem que ela veja e rasga todas as roupas. O pessoal do Sítio dá boas-vindas a Cléo.
Capítulo 176: O pessoal do Sítio faz uma festa para Cléo. Angico, a mando de Marcela, telefona para Saraiva se apresentando como Zequinha e diz que Cléo esqueceu sua medalhinha na casa de Teodorico. Saraiva combina de buscá-la no dia seguinte. Marcela vai até o local do encontro para colocar em prática seu plano contra Saraiva. Ela amarra Saraiva no quarto de Cléo e promete a si mesma que ele só sairá de lá quando lembrar onde está a joia. Cléo descobre que Saraiva foi buscar sua medalhinha e estranha, pois está com ela no pescoço. Zequinha encontra Saraiva amarrado. Saraiva conta para Zequinha que se lembrou que escondeu a joia de Cléo numa estatueta de Buda. Marcela ouve tudo.
Capítulo 177: Marcela fica furiosa ao saber que a jóia estava escondida numa estátua que ela vendeu e promete a si mesma que vai recuperá-la. Saraiva se dá conta de que Marcela ouviu tudo e fica preocupado. Zequinha ajuda Saraiva a fugir da casa de Marcela. Gláucia conta para Saraiva que Marcela vendeu a estátua para um antiquário. Saraiva garante a Cléo que vai recuperar a joia. Marcela diz a Teodorico que precisa do carro oficial da prefeitura para buscar a joia. Emília quer ir com Saraiva até o antiquário, mas Dona Benta não permite. Zequinha descobre que Marcela vai atrás da joia e manda Saraiva tomar cuidado com ela. Emília se esconde no bagageiro do carro de Saraiva para ir com ele.
Capítulo 178: Saraiva toma um susto ao encontrar Emília. Emília garante a Saraiva que pode ajudá-lo a passar a perna em Marcela e ele concorda. Marcela exige que o motorista de Teodorico corra o máximo que pode, para tentar chegar ao antiquário antes de Saraiva. Saraiva e Emília encontram Marcela num posto de gasolina, mas ela não os vê. Emília fura os pneus do carro de Marcela e ela e Saraiva partem. Teodorico percebe que Marcela levou todos seus pertences na viagem e se dá conta de que ela o abandonou. Joaninha se oferece para consolar Teodorico, mas ele foge dela. João se disfarça para visitar Cléo no Sítio. Cléo conta para João que Saraiva e Emília foram recuperar a joia. O carro de Saraiva quebra e Marcela o ultrapassa. Emília usa o pó de pirlimpimpim para fazer o carro voar.
Capítulo 179: Saraiva fica maravilhado com o efeito do pó de pirlimpimpim. Cecéu explica para Joaninha que ela não poderia se casar com Teodorico, pois ainda se transforma em bruxa todas as noites. Joaninha fica arrasada. Angico telefona para Cléo, que se recusa a falar com ele. Angico fica furioso. Angico vai até o Sítio e exige que Cléo volte com ele para a casa de Teodorico. Cléo expulsa Angico, que vai embora indignado. Thumbelina pergunta a Cléo se ainda é apaixonada por João e ela afirma que sim. Angico encontra o lobisomem, que o persegue. César ouve os gritos de Angico e se transforma no Máscara Verde para ir salvá-lo. Máscara Verde contém o lobisomem e Angico aproveita para fugir. Emília e Saraiva chegam ao antiquário e descobrem que a estátua foi vendida. Marcela chega ao antiquário
Capítulo 180: Marcela sai no encalço de Emília e Saraiva. Os dois descobrem que a estátua foi vendida para um templo budista e vão lá tentar recuperá-la. Um dos monges mostra a Emília e Saraiva que no templo existem vinte estátuas iguais àquela. Marcela chega ao templo e começa a sacudir todas as estátuas, tentando encontrar aquela na qual a joia está escondida. Emília e Saraiva se disfarçam de monges e fazem o mesmo. Tetéia percebe que Cléo e João ainda se gostam e fica com ciúmes. César explica para Tetéia que ela nunca vai conseguir mudar o que Cléo e João sentem um pelo outro. Marcela encontra a estátua com a joia e tenta sair do templo com ela, mas é cercada pelos monges. Emília aproveita a confusão para trocar a estátua que está com Marcela por outra e foge com a joia.
Capítulo 181: Saraiva fica radiante ao ver que Emília conseguiu recuperar a joia. Emília usa o pó de pirlimpimpim para levá-los de volta para o Sítio. Marcela fala para Teodorico que foi capturada pelos monges e o manda buscá-la. Tia Nastácia e Tio Barnabé ficam espantados ao perceberem que Zé Carijó já está lendo. Tio Barnabé decide começar a estudar, mas Tia Nastácia continua achando que está velha demais para aprender. Joaninha vai até o País das Fábulas pedir que Carochinha tire o feitiço que a faz virar bruxa, mas descobre que ela viajou com o Ogro Fredegundo. Teodorico convence os monges a libertarem Marcela e a deixarem levar a estátua. Carochinha vai até a pensão de Joaninha e pede que seja sua madrinha de casamento com o Ogro. Marcela despista Teodorico e foge. Ela abre a estátua para pegar a joia, mas descobre que lá dentro está uma das bolas de vespa de Emília.
Capítulo 182: Marcela é picada pelas vespas. Ela e Teodorico voltam para o arraial. Iara e Miss Sardine exigem que Dr. Madeira escolha uma das duas. Saraiva mostra a joia à Cléo, mas diz que quer guardá-la por enquanto, pois teme que Marcela não tenha desistido de roubá-la. João fica feliz ao saber que os problemas de Cléo estão se resolvendo, mas se entristece ao pensar que não poderão ficar juntos por causa da maldição. Joaninha aceita ser madrinha de casamento de Carochinha, contanto que ela desfaça o encantamento que a fez virar bruxa. Tia Nastácia vê Tio Barnabé estudando e fica interessada. Zequinha chama Cléo para jantar em sua casa e garante que Marcela, Teodorico e Angico não vão estar lá. Tia Nastácia decide participar da aula, o que deixa Dona Benta radiante. Cléo conta para Zequinha que a joia está com Saraiva. Marcela ouve.
Capítulo 183: Cléo comenta com Zequinha que vai ganhar sua joia no fim do ano, quando fizer 15 anos. Teodorico chega em casa, mas Marcela não permite que entre, para que Cléo não descubra que voltaram. Saraiva fica preocupado ao saber que Cléo ia contar para Zequinha que ele está com a joia, pois teme que Marcela descubra a verdade. Todas as assombrações vão para o País das Fábulas para assistir ao casamento de Carochinha. Iara e Miss Sardine lutam pelo buquê, que acaba estraçalhado. Carochinha cumpre a promessa e tira a maldição de Joaninha, que deixa de ser bruxa. Ela conta para Joaninha que Marcela só conquistou Teodorico porque o enfeitiçou com um perfume. Saraiva e Pedrinho acordam no meio da noite e encontram Marcela procurando a joia no quarto deles.
Capítulo 184: Saraiva chama o delegado. Marcela garante ao delegado que é sonâmbula e que foi dormindo até o Sítio porque estava com saudades de Cléo. Saraiva fica indignado com a cara-de-pau de Marcela, mas o delegado acredita na desculpa. Antonica dá um rádio de presente à Tia Nastácia por ela ter decidido estudar. Saraiva avisa que vai esconder a joia e não vai contar para ninguém onde está. Emília segue Saraiva e vê onde ele esconde a joia. César vibra com a publicação de sua reportagem sobre a chocadeira de sacis. Ele mostra a Cecéu, mas tira o jornal da mão dela para mostrá-lo a Cléo. Cecéu fica furiosa com César e ele não entende. Cléo explica para César que Cecéu gosta dele, o que o deixa espantado. João encoraja Tetéia a andar sozinha. Tetéia olha João emocionada. Tetéia diz a João que agora podem namorar. Ele fica constrangido e muda de assunto. Miss Sardine garante a Iara que Dr. Madeira vai escolhê-la. Iara diz o mesmo para Miss Sardine. João explica para Saci que não quer namorar enquanto estiver amaldiçoado.
Capítulo 185: Tetéia levanta da cadeira de rodas e corre até Cecéu, mostrando que já consegue andar. Todos no Arraial batem palmas, comemorando. Cléo parabeniza Tetéia. Tetéia explica para Cléo que voltou a andar graças a seu amor por João e conta que estão namorando. Cléo fica arrasada. João garante a Emília que Tetéia entendeu tudo errado. Emília manda João deixar isso claro para Tetéia. João explica para Tetéia que não quer namorar ninguém por enquanto. Tetéia fica muito triste. Angico segue João e descobre onde fica a casa na árvore. Joaninha invade o quarto de Marcela e é surpreendida pela vilã.
Capítulo 186: Marcela encontra Joaninha em seu quarto e a leva para a delegacia. Joaninha explica para o delegado que só entrou na casa de Teodorico porque estava com muitas saudades dele. O delegado libera Joaninha e Marcela fica furiosa. Angico conta para Marcela que descobriu o esconderijo de João. Marcela fica radiante a afirma para Angico que vai usar essa informação no momento certo. Zequinha ouve tudo. Zequinha conta para Cléo que Marcela sabe onde João se esconde. Saraiva pergunta a Cléo por que João não deixa Dona Benta adotá-lo. Cléo explica para Saraiva que João é o lobisomem. Saraiva fica pasmo ao saber que João é o lobisomem. Emília explica para que Visconde está inventando uma máquina do tempo para que possam impedir a Cuca de colocar a maldição em João. Pedrinho conta para João que Marcela já conhece seu esconderijo. A Marquesa manda Zé Carijó reforçar a grade do galinheiro e avisa a João que ele pode passar as noites lá. Cléo decide entregar sua joia para Marcela para que ela deixe João em paz. João fica encantado com a atitude de Cléo. Marcela fica radiante com a notícia, mas não conta nada para Teodorico, pois planeja excluí-lo de seus planos.
Capítulo 187: Tetéia fica arrasada ao saber que João se mudou para o Sítio. César pede Cecéu em namoro e ela aceita. Cléo fica chateada ao pensar em João trancado no galinheiro e vai ver se ele precisa de alguma coisa. João se transforma em lobisomem diante de Cléo. João, já transformado, rosna para Cléo, tentando fazer com que se afaste dele. Cléo diz a João que vai ficar ao seu lado até o amanhecer, pois não se importa por ele ser um lobisomem. João investe contra as grades do galinheiro foge. Tio Barnabé protege Cléo e espanta o lobisomem, que corre para a mata. Cléo fica arrasada, pois viu o quanto João sofre por causa da maldição. No dia seguinte, João fala para Emília que não vai poder ficar no Sítio, pois é perigoso demais quando vira lobisomem. Emília manda Zé Carijó reforçar o galinheiro novamente. Zequinha descobre que Marcela planeja fugir com a joia e conta tudo para Teodorico. Saraiva descobre que o rádio de Tia Nastácia, onde guardou a joia, desapareceu. Teodorico não acredita que Marcela vá abandoná-lo. Zequinha leva Teodorico para espionar Marcela, garantindo que ela vai pegar a joia com Saraiva.
Capítulo 188: Saraiva encontra o rádio, mas vê que a joia não está dentro dele. Cléo fica preocupada, pois sabe que Marcela vai denunciar João se não obtiver a joia. Saraiva conta para Marcela que a joia desapareceu. Marcela acha que foi Teodorico quem roubou a joia e o xinga. Teodorico ouve e expulsa Marcela de sua casa, jogando todas as suas coisas. Joaninha encontra o perfume mágico no meio das coisas de Marcela e o rouba. Saraiva fica triste em pensar que no dia seguinte será o aniversário de Cléo e não poderá entregar sua herança. Emília convence todos no Sítio a prepararem uma festa para Cléo. Marcela liga para a instituição de menores e denuncia João.
Capítulo 189: Marcela tenta se hospedar na pensão de Joaninha, mas ela não a aceita. Tio Barnabé e Zé Carijó reforçam bastante o gradeado do galinheiro. João passa a noite inteira tentando fugir, mas não consegue. Todos no Sítio mimam Cléo no dia de seu aniversário. João dá flores a Cléo, que fica encantada. Saraiva fala para Cléo que sente que falhou com ela por não ter encontrado a joia. Cléo consola Saraiva. Marcela é obrigada a passar a noite dentro da barraca de flores de Madalena. A florista percebe que Marcela vai passar o Natal sozinha e a convida para jantar com ela. Pedrinho, Narizinho e Emília convidam João para passar o Natal com eles. Tio Barnabé explica para João que ninguém vira lobisomem na noite de Natal. Dona Benta fica encantada ao saber que João vai festejar com eles. Emília diz a Cléo que tem um presente para ela. Cléo abre o embrulho e vê que dentro dele está a joia.
Capítulo 190: Emília conta que seguiu Saraiva para ver onde ia esconder a joia e depois a colocou em sua canastrinha. Cléo garante a João que não se importaria de abrir mão de sua herança para protegê-lo. Emília obriga Visconde a trabalhar a noite inteira e ele apronta a máquina do tempo. Cléo mostra a Saraiva que está usando a joia. Saraiva pede que Cléo não deixe a joia à mostra, pois teme que Marcela ainda a roube. Os agentes da instituição chegam ao arraial. Marcela fica radiante. João e Emília vêem os agentes chegando ao Sítio e correm na direção do laboratório de Visconde. Dona Benta implora que os agentes não levem João. Marcela fica furiosa e tenta arrombar a porta do laboratório de Visconde. João, Emília e Pedrinho viajam para o passado e chegam no momento em que Cuca está prestes a lançar a maldição.
Capítulo 191: Emília e Pedrinho enfrentam Cuca, que acaba lançando a maldição em Pesadelo e não em João. Pesadelo, transformado em lobisomem, persegue Emília, Pedrinho e João, mas eles são transportados para o presente por Visconde. Marcela vê Cléo com a joia no pescoço e tenta roubá-la. João, Pedrinho e Emília impedem Marcela de fazer o que planeja. Os agentes da instituição encontram João e o levam embora, para grande tristeza de todos. Marcela tira a joia do pescoço de Cléo e foge. Dr Madeira diz para Iara e Miss Sardine que não consegue escolher apenas uma. Elas resolvem então se livrar dele. Iara transforma-o em pedra e Miss Sardine, empurra dentro do riacho, fazendo a estátua explodir. Saraiva conta para Teodorico que Marcela roubou a joia e exige que ele coloque a polícia atrás dela. Os guardas perseguem Marcela e recuperam a joia, mas ela consegue fugir. Pesadelo atazana a vida de Cuca e ela o transforma num gato. Marcela rouba o dinheiro do cofre da prefeitura e o oferece a Cuca para que ela suma com seu rabo de ratazana. Cuca transforma Marcela numa ratazana e Pesadelo a persegue.
Capítulo 192: Saci conta para o pessoal do Sítio que Marcela virou uma ratazana. Teodorico se desespera ao descobrir que Marcela roubou o dinheiro da prefeitura. Graças à ajuda de Cecéu, Tia Nastácia escreve seu nome e é celebrada por todos no Sítio. Antonica fica orgulhosa de Cecéu e a convida para ser sua ajudante na escola no ano que vem. Cléo conta para Tetéia que ela e João estão namorando de novo. Tetéia sai correndo, muito abalada e cai numa armadilha de Cuca. César se transforma em Máscara Verde a vai salvar Tetéia, mas Cuca o derrota. Cecéu dribla Cuca e Pesadelo. Ela manda Tetéia fugir e tira a máscara de Máscara Verde, descobrindo que ele é César. Teodorico avisa Antonica que vai ter que fechar a escola, pois a prefeitura não tem dinheiro para pagar serviço público algum. Pedrinho e Narizinho se dão conta de que terão que estudar na cidade e abandonar o Sítio.
Capítulo 193: Pedrinho e Narizinho se desesperam com a possibilidade de ir embora do Sítio. Teodorico explica que o arraial vai virar uma cidade deserta. César conta para Cecéu que um dia impediu que um homem derrubasse uma árvore e o espírito da árvore o dotou de superpoderes. Cléo doa uma pedra da sua joia para a prefeitura, para que os serviços públicos possam continuar funcionando. Tia Nastácia faz um vestido lindo para Narizinho e Emília morre de ciúmes. Patty Pop derruba esmalte no vestido e faz uma mancha enorme nele. Narizinho vê a mancha e acha que Emília estragou seu vestido de propósito. Patty Pop não tem coragem de contar a verdade, com medo que Narizinho fique zangada com ela. Emília fica muito magoada com Narizinho e decide ir embora do sítio para sempre. Ela cai do cavalo que estava montando e sua perna fica presa no arreio do cavalo e se rasga. Pesadelo encontra Emília caída no chão e a leva para a caverna de Cuca.
Capítulo 194: Narizinho descobre que Emília fugiu e se desespera. Patty Pop sai à procura de Emília para reparar seu erro. César conta para Cecéu que recebeu uma proposta de emprego e vai ter que se mudar. Tetéia e Zequinha começam a namorar. Thumbelina recebe uma carta do Pequeno Polegar, dizendo que ela já pode voltar para o País das Fábulas e se casar com ele, pois Carochinha desistiu de persegui-la. Carochinha coloca o perfume mágico para atrair Teodorico, mas desperta a atenção de um bonitão chamado Romeu. João conta para Dona Benta que sua mãe decidiu tomar conta dele de novo e, por isso, ela não precisa adotá-lo. Cecéu explica para César que não pode ir embora com ele, pois quer trabalhar na escola com Antonica. Saraiva, Cléo e João se despedem do pessoal do Sítio.
Fim!
A Temporada de 2005 é a minha favorita, gostaria que fizesse mais videos sobre ela, por favor!
ResponderExcluirCom certeza, nosso canal continuará postando vídeos dessa temporada! Só ficar ligadinho no canal!
Excluir